DGS admite dupla contagem de casos no Porto

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu, esta terça-feira, que pode ter havido uma dupla contagem do número de infetados com covid-19 no Porto. 

Entre domingo e segunda-feira, o número de casos de covid-19 no concelho do Porto registou um aumento de 524 notificações, passando de 417 para 941. Contudo, estas contas podem estar erradas, dado que o aumento no concelho ultrapassaria o total da Região Norte e o total registado em 24 horas em todo o país, que foi de 446 casos.

Ao Jornal de Notícias, a Direção-Geral da Saúde explicou que está a ser utilizada uma “metodologia mista” que recolhe dados reportados pelas administrações regionais de saúde e pela plataforma Sinave (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), na qual os médicos inserem a informação sobre os doentes.

Assim, “o universo pode ser indevidamente maior do que o número de casos por dupla contagem”, disse fonte da DGS ao diário.

Para evitar a duplicação, a DGS passará a utilizar apenas os dados do Sinave já a partir desta terça-feira, mas tal pode resultar numa redução de casos reportados. Segundo explica o JN, esta alteração pode levar a que sejam reportados apenas 70% a 75% do total de casos no país.

Portugal registou esta segunda-feira 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Só lhe digo o seguinte, é muito fácil criticar e desprezar, mas quando chega a vez de fazermos alguma coisa isto é que é o diabo. Esta sr.ª, independentemente da idade que tem já acumulou muita experiência nestas funções. Muitos de nós que somos afoitos a criticar por vezes, nem batatas sabemos descascar. Por mim, tenho muito respeito por quem dá o seu melhor e faz o que eu não sei fazer, tenha a idade que tiver.

  1. E não será que tudo esteja duplicado?! É melhor voltarem a contar, pois ainda aparece o Medina também a reclamar para reduzir para metade os casos…

  2. Não será melhor voltar a contar?! Não será que tudo esteja duplicado?! Ainda aparece aí o Medina a exigir também a redução dos casos para metade…

  3. E não será que tudo esteja duplicado?! É melhor voltarem a contar, pois ainda aparece o Medina também a reclamar para reduzir para metade os casos…

  4. Deve ser gente formada após o 25 milagroso!!!!!. Nem contar sabem?!!! kkkkkkkkkkkkkkkk. Diplomas domingueiros…… Ou será que há algo estranho por detrás disto tudo…é que o socialixo, parte do princípio quanto pior…melhor?!!!

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …