DGS admite dupla contagem de casos no Porto

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu, esta terça-feira, que pode ter havido uma dupla contagem do número de infetados com covid-19 no Porto. 

Entre domingo e segunda-feira, o número de casos de covid-19 no concelho do Porto registou um aumento de 524 notificações, passando de 417 para 941. Contudo, estas contas podem estar erradas, dado que o aumento no concelho ultrapassaria o total da Região Norte e o total registado em 24 horas em todo o país, que foi de 446 casos.

Ao Jornal de Notícias, a Direção-Geral da Saúde explicou que está a ser utilizada uma “metodologia mista” que recolhe dados reportados pelas administrações regionais de saúde e pela plataforma Sinave (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), na qual os médicos inserem a informação sobre os doentes.

Assim, “o universo pode ser indevidamente maior do que o número de casos por dupla contagem”, disse fonte da DGS ao diário.

Para evitar a duplicação, a DGS passará a utilizar apenas os dados do Sinave já a partir desta terça-feira, mas tal pode resultar numa redução de casos reportados. Segundo explica o JN, esta alteração pode levar a que sejam reportados apenas 70% a 75% do total de casos no país.

Portugal registou esta segunda-feira 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Só lhe digo o seguinte, é muito fácil criticar e desprezar, mas quando chega a vez de fazermos alguma coisa isto é que é o diabo. Esta sr.ª, independentemente da idade que tem já acumulou muita experiência nestas funções. Muitos de nós que somos afoitos a criticar por vezes, nem batatas sabemos descascar. Por mim, tenho muito respeito por quem dá o seu melhor e faz o que eu não sei fazer, tenha a idade que tiver.

  1. E não será que tudo esteja duplicado?! É melhor voltarem a contar, pois ainda aparece o Medina também a reclamar para reduzir para metade os casos…

  2. Não será melhor voltar a contar?! Não será que tudo esteja duplicado?! Ainda aparece aí o Medina a exigir também a redução dos casos para metade…

  3. E não será que tudo esteja duplicado?! É melhor voltarem a contar, pois ainda aparece o Medina também a reclamar para reduzir para metade os casos…

  4. Deve ser gente formada após o 25 milagroso!!!!!. Nem contar sabem?!!! kkkkkkkkkkkkkkkk. Diplomas domingueiros…… Ou será que há algo estranho por detrás disto tudo…é que o socialixo, parte do princípio quanto pior…melhor?!!!

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …