Uma criança de 14 anos morreu, este domingo, no Hospital de São Sebastião, na Feira, vítima de covid-19. Sofria de psoríase, doença que pode debilitar o sistema imunitário.
O rapaz era morador em Ovar e tinha dado entrada nas urgências do hospital no sábado, embora não tivesse sido sinalizado como infetado pela covid-19, avança o Jornal de Notícias.
À entrada nas urgências, apresentava sintomas graves compatíveis com a doença. O jovem já tinha condições médicas antecedentes, nomeadamente psoríase, que pode debilitar o sistema imunitário e tornar a criança mais vulnerável ao novo coronavírus.
Embora o Hospital de São Sebastião, na Feira, não tenha cuidados intensivos pediátricos, entendeu que seria pior transferir a criança para o Santo António, no Porto, podendo o rapaz de 14 anos correr mais riscos.
Após o teste à covid-19, confirmou-se que a criança estava infetada. Acabou por não conseguir resistir e faleceu na manhã deste domingo.
Em declarações à RTP, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, apelou ao Governo para tomar medidas mais drásticas e ajudar a autarquia a combater a pandemia que já deixou a cidade em cerco sanitário.
Domingos Silva, vice-presidente da Câmara de Ovar, confirmou o óbito referindo que “é a vítima mais jovem até à data”.