Sem máscara nem distanciamento. Wuhan regressa à vida normal e junta milhares em festival de música

Wuhan, a cidade chinesa que foi o epicentro do novo coronavírus antes de este se espalhar pelo resto do mundo, parece ter superado a pandemia, com milhares de pessoas a juntar-se num parque aquático ao ar livre para um festival de música eletrónica.

No fim de semana passado, o Wuhan Maya Beach Water Park estava cheio de pessoas em fatos de banho amontoados ombro a ombro, acenando com a batida da música enquanto se refrescavam na água até a cintura.

A cena da festa lotada é impensável em muitas partes do mundo que ainda lutam contra a covid-19. Mais de 21 milhões de pessoas foram infetadas em todo o mundo, com dezenas de milhares de novos casos relatados todos os dias nos Estados Unidos, Brasil e Índia.

Porém, na cidade chinesa de Wuhan, a vida voltou ao normal desde que a metrópole de 11 milhões de habitantes na província de Hubei suspendeu um rígido bloqueio de 76 dias no início de abril. A cidade não registou nenhum novo caso desde meados de maio, de acordo com a CNN.

O Wuhan Maya Beach Water Park reabriu no final de junho, mas mais de um mês de chuva sazonal desencorajou as multidões. O número de visitantes no início de agosto representou apenas metade do nível no mesmo período do ano passado- Atualmente, o parque aquático recebe uma média de 15 mil visitantes diários durante os fins de semana e está a dar descontos pela metade do preço a alguns visitantes.

O novo coronavírus foi detetado pela primeira vez em Wuhan em dezembro do ano passado. Como epicentro original do surto, as infeções na cidade representam quase 60% do total de mais de 84 mil casos confirmados em toda a China.

Em 23 de janeiro, Wuhan foi isolada num bloqueio estatal sem precedentes para conter o vírus que se espalhava rapidamente. Todos os voos, comboios e autocarros foram cancelados e as entradas das rodovias bloqueadas. Os moradores foram proibidos de deixar as suas comunidades – até mesmo para fazer compras.

Cidades na província de Hubei seguiram o exemplo, adotando restrições semelhantes.

As medidas radicais, que afetaram mais de 60 milhões de residentes de Hubei, foram anunciadas na China como tendo ajudado o país a superar o vírus. Numa demonstração de confiança, o presidente chinês Xi Jinping visitou Wuhan em 10 de março, três meses depois que o surto ter sido detetado pela primeira vez na cidade.

No entanto, o vírus ressurgiu brevemente em meados de maio, quando seis novos casos foram descobertos numa comunidade residencial da cidade. As autoridades municipais lançaram uma ambiciosa campanha de testes de ácido nucléico em toda a cidade, que viu mais de 6,5 milhões de testes realizados em apenas nove dias.

Desde então, não houve novos casos registados em Wuhan, que regressou à vida normal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …