Sem máscara nem distanciamento. Wuhan regressa à vida normal e junta milhares em festival de música

Wuhan, a cidade chinesa que foi o epicentro do novo coronavírus antes de este se espalhar pelo resto do mundo, parece ter superado a pandemia, com milhares de pessoas a juntar-se num parque aquático ao ar livre para um festival de música eletrónica.

No fim de semana passado, o Wuhan Maya Beach Water Park estava cheio de pessoas em fatos de banho amontoados ombro a ombro, acenando com a batida da música enquanto se refrescavam na água até a cintura.

A cena da festa lotada é impensável em muitas partes do mundo que ainda lutam contra a covid-19. Mais de 21 milhões de pessoas foram infetadas em todo o mundo, com dezenas de milhares de novos casos relatados todos os dias nos Estados Unidos, Brasil e Índia.

Porém, na cidade chinesa de Wuhan, a vida voltou ao normal desde que a metrópole de 11 milhões de habitantes na província de Hubei suspendeu um rígido bloqueio de 76 dias no início de abril. A cidade não registou nenhum novo caso desde meados de maio, de acordo com a CNN.

O Wuhan Maya Beach Water Park reabriu no final de junho, mas mais de um mês de chuva sazonal desencorajou as multidões. O número de visitantes no início de agosto representou apenas metade do nível no mesmo período do ano passado- Atualmente, o parque aquático recebe uma média de 15 mil visitantes diários durante os fins de semana e está a dar descontos pela metade do preço a alguns visitantes.

O novo coronavírus foi detetado pela primeira vez em Wuhan em dezembro do ano passado. Como epicentro original do surto, as infeções na cidade representam quase 60% do total de mais de 84 mil casos confirmados em toda a China.

Em 23 de janeiro, Wuhan foi isolada num bloqueio estatal sem precedentes para conter o vírus que se espalhava rapidamente. Todos os voos, comboios e autocarros foram cancelados e as entradas das rodovias bloqueadas. Os moradores foram proibidos de deixar as suas comunidades – até mesmo para fazer compras.

Cidades na província de Hubei seguiram o exemplo, adotando restrições semelhantes.

As medidas radicais, que afetaram mais de 60 milhões de residentes de Hubei, foram anunciadas na China como tendo ajudado o país a superar o vírus. Numa demonstração de confiança, o presidente chinês Xi Jinping visitou Wuhan em 10 de março, três meses depois que o surto ter sido detetado pela primeira vez na cidade.

No entanto, o vírus ressurgiu brevemente em meados de maio, quando seis novos casos foram descobertos numa comunidade residencial da cidade. As autoridades municipais lançaram uma ambiciosa campanha de testes de ácido nucléico em toda a cidade, que viu mais de 6,5 milhões de testes realizados em apenas nove dias.

Desde então, não houve novos casos registados em Wuhan, que regressou à vida normal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …