Há um surto misterioso de pneumonia na China

Leo Fung / Flickr

As autoridades chinesas estão a investigar um surto de pneumonia viral de origem desconhecida que, até agora, infetou pelo menos 44 pessoas na cidade de Wuhan.

Num balanço divulgado esta sexta-feira são referidas 11 situações consideradas “graves”, o que está a levantar receios sobre o risco de uma eventual nova epidemia de Sars, a síndrome respiratória aguda grave detetada na China em finais de 2002 e que resultou em mais de oito mil casos em todo o mundo. Mais de 700 pessoas morreram.

O comunicado das autoridades chinesas sublinha que em nenhum dos casos houve transmissão de humano para humano, acrescentando que foram descartadas as hipóteses de se estar perante um surto de “gripe, gripe das aves, infeção por adenovírus ou outras enfermidades respiratórias comuns”. Muitos dos infetados trabalhavam num mercado de peixe da cidade, adianta a nota oficial.

Por precaução, escreve o semanário Expresso, Singapura e Hong Kong iniciaram processos de triagem para quem tiver passado pela cidade.

A polícia de Wuhan informou ainda que oito pessoas foram punidas por “publicar ou encaminhar informações falsas na Internet”.

De acordo com a BBC, um porta-voz da Organização Mundial da Saúde disse estar a acompanhar este surto, mantendo-se a OMS em contato com o governo chinês. “Existem muitas causas potenciais de pneumonia viral, muitas das quais são mais comuns do que o coronovírus da síndrome respiratória aguda grave”, acrescentou o porta-voz. “A OMS está a monitorizar de perto este evento e partilhará mais detalhes à medida que os tivermos”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …