O Presidente da República vai receber esta sexta-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e conta que este lhe indique um nome, pelo menos, para suceder a Lucília Gago no cargo de Procurador-Geral da República (PGR).
Lucília Gago deixa a função no próximo dia 11 de Outubro, não havendo lugar à renovação de mandato após várias o seu trabalho à frente da Procuradoria-Geral da República ser muito criticado.
O primeiro-ministro Luís Montenegro deve, nesta sexta-feira, apresentar ao Presidente da República um nome para suceder a Lucília Gago.
“Tenho de ir ali comprar um bolo de anos” e depois “espero ter um nome”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, nesta sexta-feira de manhã, à saída do Palácio de Belém.
“As pessoas acham que isto é uma tômbola de nomes, mas não: há um processo que é feito pelo Governo, ao longo do tempo, até apurar um nome. Pode ser um nome, podem ser dois ou três, normalmente é um“, referiu ainda o Presidente da República conforme cita a CNN Portugal.
Logo que tenha um nome, Marcelo pode concordar ou não. “Se concordar, aceita e é um processo rápido”, explica o próprio.
Entretanto, o Jornal de Notícias (JN) avança que a página da Wikipédia sobre o juiz Fernando Vaz Ventura adiantava que este seria o novo PGR. Mas o Governo já veio dizer que é uma “fake news”, conforme cita o diário.