Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Sebastião Moreira / Lusa

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala.

Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que o novo coronavírus está fora de controlo no Reino Unido, à medida que o número de casos e de internamentos hospitalares aumenta.

As coisas estão claramente a ir na direção errada“, disse o principal conselheiro científico do Reino Unido, Patrick Vallance, numa conferência de imprensa do Governo. Nas últimas 24 horas, foram registados mais 7.108 casos e 71 mortes no Reino Unido.



De acordo com o Diário de Notícias, Chris Whitty, diretor de saúde de Inglaterra, alertou que as hospitalizações e internamento em cuidados intensivos também estão a aumentar. Na resposta, Vallance acrescentou que “não temos isto sob controlo no momento.”

Por sua vez, o primeiro-ministro Boris Johnson que “ainda é muito cedo para dizer” se as restrições às reuniões sociais, impostas nas últimas semanas, terão algum efeito e pediu aos cidadãos que sigam as regras. “Se trabalharmos juntos agora, daremos a nós mesmos a melhor hipótese possível de evitar esse resultado e evitar outras medidas.”

O Governo britânico proibiu o ajuntamento de grupos de mais de seis pessoas e determinou o encerramento antecipado de bares. Apesar das medidas restritivas, o número de casos continua a aumentar e muitos deputados conservadores estão irritados com os limites impostos à liberdade pessoal.

O DN escreve que mais de 50 parlamentares ameaçaram apoiar uma moção no Parlamento exigindo mais escrutínio das regras futuras, acusando ministros de governar “por decreto”. Mas Lindsay Hoyle, presidente da Câmara dos Comuns, recusou-se a colocar a emenda a votação por razões processuais.

Ainda assim, Hoyle lançou um ataque contundente ao “desprezo” de Boris Johnson pelo Parlamento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto Portugal, na sua habitual atitude de capacho, mantém as fronteiras abertas.

    O que é preciso é muito Ingleses cá a beber cerveja.

RESPONDER

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …