Reino Unido pode ter “confinamento social total” (e pondera fechar durante duas semanas)

Facundo Arrizabalaga / EPA

Perante uma eminente segunda vaga de casos, o Reino Unido está a ponderar aplicar restrições mais duras com o intuito de travar de forma mais eficaz a propagação da covid-19. A hipótese de confinamento social total em Londres está em cima da mesa.

Com o surgimento de novos casos a aumentar cada vez mais, o governo britânico não descarta a possibilidade de aplicar regras mais duras para controlar a disseminação da pandemia no país. A secretária de Estado da Saúde britânica põe a hipótese de proibir ajuntamentos de pessoas fora dos agregados familiares, revela o DN.

Helen Whately, disse esta segunda-feira à Sky News que apesar de não querer “impor novas restrições, está a manter um olhar atento sobre a taxa de incidência de covid-19″. A governante britânica disse que o governo está a analisar quais serão os próximos passos a dar no combate à pandemia.

Whately admitiu ainda uma preocupação perante as imagens de aglomerados de pessoas junto a pubs, e afirmou que é necessário “quebrar as cadeias de transmissão”.

Perante esta situação, o jornal The Times avança que pode estar em cima da mesa a possibilidade de um “confinamento social total” no norte do Reino Unido e em Londres, com bares, pubs e restaurantes a serem fechados durante pelo menos duas semanas.

Contudo, as medidas mais rígidas parecem não ser apoiadas por todos. No sábado, milhares de pessoas manifestaram-se em Londres contra as restrições impostas no âmbito da covid-19, entrando em confronto com a polícia, depois de esta tentar dispersá-las ao verificar o incumprimento do distanciamento social.

Devido à aceleração da propagação da pandemia no Reino Unido, Boris Johnson, definiu na semana passada o encerramento de bares e restaurantes a partir das 22 horas, e reforçou a obrigação do uso de máscara nas lojas e transportes. Nos próximos dias, as medidas podem ficar ainda mais duras no país.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. 1300 mortes para pessoas sem outras complicacoes tipo cancro, diabetes ou doenca coronaria… Num pais de 66 Milhoes…
    Acho que deveriamos fechar tudo por pelo menos 10 anos a ver se isto passa!

RESPONDER

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …