Vice-presidente do Instituto da Juventude está ilegal há 2 meses

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

O vice-presidente do Instituto de Desporto e Juventude e vários delegados regionais estão em funções há vários meses de forma ilegal, continuando a receber os seus salários de forma indevida. O Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues já admitiu o erro.

É mais um caso a envolver o Ministério da Educação depois da polémica em torno das licenciaturas falsas do ex-chefe de gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Desta feita, está em causa a situação contratual ilegal de vários responsáveis, nomeadamente do vice-presidente do Instituto de Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, que se encontra em funções de forma ilegítima há dois meses, conforme avança o jornal i.

Vítor Pataco foi nomeado a 1 de Junho em regime de substituição, mas já ultrapassou o período máximo de 90 dias definido para o efeito, refere o diário, salientando que está assim, desde 1 de Setembro passado, em funções ilegalmente e a receber de forma indevida um salário mensal de 2.300 euros líquidos.

Secretário de Estado fala em atraso devido a “fusão”

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que deveria ter lançado o devido concurso público para preencher o lugar ilegalmente ocupado por Vítor Pataco, assume o erro, em declarações ao i, e diz que está “a ultimar o perfil adequado do candidato para entregar à Cresap para que seja aberto o procedimento concursal”.

João Paulo Rebelo também diz que “não abriu o concurso atempadamente devido ao processo de fusão, que se deu em 2011, do Instituto Português da Juventude com o Instituto  do Desporto de Portugal, dando origem ao actual IPDJ”.

O governante ainda garante que Pataco se vai “manter em funções” e que será “novamente candidato” ao cargo no concurso público a lançar.

Delegados regionais também em situação ilegal

A situação contratual dos delegados regionais do Centro, Algarve e Alentejo é também ilegal, ainda de acordo com o jornal i que lembra que o concurso público que levou à sua colocação e que foi feito quando Nuno Crato estava à frente do Ministério foi anulado devido a “irregularidades graves”.

O diário nota que foram “questionados os métodos de avaliação, os prazos e a constituição do júri – o presidente [José Alberto Moreira Duarte] partilhava casa com um dos candidatos [Eduardo Fernandes] que foi escolhido para a delegação regional do Algarve”.

Mas apesar disso, os delegados regionais prosseguem em funções, estando em situação ilegal e a receber vencimento indevidamente desde Março ou Abril deste ano, refere a mesma fonte.

Contactado pelo i, o Ministério da Educação admite as irregularidades e promete lançar “em breve” o devido concurso público.

A tutela ainda nota que os delegados regionais foram “nomeados pelo anterior governo” e argumenta que os manteve em funções para “evitar disrupções nefastas aos interesses da comunidade escolar a meio do processo de preparação da rede e abertura de um novo ano lectivo”, que arrancou entre 9 e 15 de Setembro passados.

O jornal i faz por fim, referência ao facto de o IPDJ não apresentar as suas contas anuais, tal como a lei prevê, há três anos.

Uma situação que o secretário de Estado da Juventude e Desporto assume, notando ao i que está “comunicada às Finanças” e “a seguir o seu caminho”. João Paulo Rebelo também considera que é mais um caso que se deve à “fusão” dos institutos, em 2011.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. TRETAS, coitadinhos andam c/ o tempo super ocupado nas malabarices = aldrabices = canalhices = vigarices que estão sempre a ver p/ aplicar aos desgraçados dois Lorpas dos portugueses. São os desgovernantes que o país INFELIZMENTE tem. É com estes e c/ outros como eles que estamos, vamos continuar a estar e continuaremos a estar na PENURIA!!!

  2. Vale tudo com cara** para dar talhos aos boys e às girls. Querem lá saber da legalidade, se a mesma só existe para deitar areias aos olhos daqueles que emprestam dinheiro a esta república de bananas.. Haverá alguém que, com dois dedos de testa, enfie dinheiro neste país onde grassa uma corrupção de esquerda que é a mais venenosa e corrosiva que ácido sulfúrico. Quem puder fugir que fuja…

  3. Vale tudo com cara** para dar talhos aos boys e às girls. Querem lá saber da legalidade, se a mesma só existe para deitar areias aos olhos daqueles que emprestam dinheiro a esta república de bananas.. Haverá alguém que, com dois dedos de testa, enfie dinheiro neste país onde grassa uma corrupção de esquerda que é a mais venenosa e corrosiva que ácido sulfúrico. Quem puder fugir que fuja…

RESPONDER

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …