Vice-presidente do Instituto da Juventude está ilegal há 2 meses

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

O vice-presidente do Instituto de Desporto e Juventude e vários delegados regionais estão em funções há vários meses de forma ilegal, continuando a receber os seus salários de forma indevida. O Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues já admitiu o erro.

É mais um caso a envolver o Ministério da Educação depois da polémica em torno das licenciaturas falsas do ex-chefe de gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Desta feita, está em causa a situação contratual ilegal de vários responsáveis, nomeadamente do vice-presidente do Instituto de Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, que se encontra em funções de forma ilegítima há dois meses, conforme avança o jornal i.

Vítor Pataco foi nomeado a 1 de Junho em regime de substituição, mas já ultrapassou o período máximo de 90 dias definido para o efeito, refere o diário, salientando que está assim, desde 1 de Setembro passado, em funções ilegalmente e a receber de forma indevida um salário mensal de 2.300 euros líquidos.

Secretário de Estado fala em atraso devido a “fusão”

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que deveria ter lançado o devido concurso público para preencher o lugar ilegalmente ocupado por Vítor Pataco, assume o erro, em declarações ao i, e diz que está “a ultimar o perfil adequado do candidato para entregar à Cresap para que seja aberto o procedimento concursal”.

João Paulo Rebelo também diz que “não abriu o concurso atempadamente devido ao processo de fusão, que se deu em 2011, do Instituto Português da Juventude com o Instituto  do Desporto de Portugal, dando origem ao actual IPDJ”.

O governante ainda garante que Pataco se vai “manter em funções” e que será “novamente candidato” ao cargo no concurso público a lançar.

Delegados regionais também em situação ilegal

A situação contratual dos delegados regionais do Centro, Algarve e Alentejo é também ilegal, ainda de acordo com o jornal i que lembra que o concurso público que levou à sua colocação e que foi feito quando Nuno Crato estava à frente do Ministério foi anulado devido a “irregularidades graves”.

O diário nota que foram “questionados os métodos de avaliação, os prazos e a constituição do júri – o presidente [José Alberto Moreira Duarte] partilhava casa com um dos candidatos [Eduardo Fernandes] que foi escolhido para a delegação regional do Algarve”.

Mas apesar disso, os delegados regionais prosseguem em funções, estando em situação ilegal e a receber vencimento indevidamente desde Março ou Abril deste ano, refere a mesma fonte.

Contactado pelo i, o Ministério da Educação admite as irregularidades e promete lançar “em breve” o devido concurso público.

A tutela ainda nota que os delegados regionais foram “nomeados pelo anterior governo” e argumenta que os manteve em funções para “evitar disrupções nefastas aos interesses da comunidade escolar a meio do processo de preparação da rede e abertura de um novo ano lectivo”, que arrancou entre 9 e 15 de Setembro passados.

O jornal i faz por fim, referência ao facto de o IPDJ não apresentar as suas contas anuais, tal como a lei prevê, há três anos.

Uma situação que o secretário de Estado da Juventude e Desporto assume, notando ao i que está “comunicada às Finanças” e “a seguir o seu caminho”. João Paulo Rebelo também considera que é mais um caso que se deve à “fusão” dos institutos, em 2011.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. TRETAS, coitadinhos andam c/ o tempo super ocupado nas malabarices = aldrabices = canalhices = vigarices que estão sempre a ver p/ aplicar aos desgraçados dois Lorpas dos portugueses. São os desgovernantes que o país INFELIZMENTE tem. É com estes e c/ outros como eles que estamos, vamos continuar a estar e continuaremos a estar na PENURIA!!!

  2. Vale tudo com cara** para dar talhos aos boys e às girls. Querem lá saber da legalidade, se a mesma só existe para deitar areias aos olhos daqueles que emprestam dinheiro a esta república de bananas.. Haverá alguém que, com dois dedos de testa, enfie dinheiro neste país onde grassa uma corrupção de esquerda que é a mais venenosa e corrosiva que ácido sulfúrico. Quem puder fugir que fuja…

  3. Vale tudo com cara** para dar talhos aos boys e às girls. Querem lá saber da legalidade, se a mesma só existe para deitar areias aos olhos daqueles que emprestam dinheiro a esta república de bananas.. Haverá alguém que, com dois dedos de testa, enfie dinheiro neste país onde grassa uma corrupção de esquerda que é a mais venenosa e corrosiva que ácido sulfúrico. Quem puder fugir que fuja…

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …