Vice-presidente do Instituto da Juventude está ilegal há 2 meses

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

O vice-presidente do Instituto de Desporto e Juventude e vários delegados regionais estão em funções há vários meses de forma ilegal, continuando a receber os seus salários de forma indevida. O Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues já admitiu o erro.

É mais um caso a envolver o Ministério da Educação depois da polémica em torno das licenciaturas falsas do ex-chefe de gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Desta feita, está em causa a situação contratual ilegal de vários responsáveis, nomeadamente do vice-presidente do Instituto de Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, que se encontra em funções de forma ilegítima há dois meses, conforme avança o jornal i.

Vítor Pataco foi nomeado a 1 de Junho em regime de substituição, mas já ultrapassou o período máximo de 90 dias definido para o efeito, refere o diário, salientando que está assim, desde 1 de Setembro passado, em funções ilegalmente e a receber de forma indevida um salário mensal de 2.300 euros líquidos.

Secretário de Estado fala em atraso devido a “fusão”

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que deveria ter lançado o devido concurso público para preencher o lugar ilegalmente ocupado por Vítor Pataco, assume o erro, em declarações ao i, e diz que está “a ultimar o perfil adequado do candidato para entregar à Cresap para que seja aberto o procedimento concursal”.

João Paulo Rebelo também diz que “não abriu o concurso atempadamente devido ao processo de fusão, que se deu em 2011, do Instituto Português da Juventude com o Instituto  do Desporto de Portugal, dando origem ao actual IPDJ”.

O governante ainda garante que Pataco se vai “manter em funções” e que será “novamente candidato” ao cargo no concurso público a lançar.

Delegados regionais também em situação ilegal

A situação contratual dos delegados regionais do Centro, Algarve e Alentejo é também ilegal, ainda de acordo com o jornal i que lembra que o concurso público que levou à sua colocação e que foi feito quando Nuno Crato estava à frente do Ministério foi anulado devido a “irregularidades graves”.

O diário nota que foram “questionados os métodos de avaliação, os prazos e a constituição do júri – o presidente [José Alberto Moreira Duarte] partilhava casa com um dos candidatos [Eduardo Fernandes] que foi escolhido para a delegação regional do Algarve”.

Mas apesar disso, os delegados regionais prosseguem em funções, estando em situação ilegal e a receber vencimento indevidamente desde Março ou Abril deste ano, refere a mesma fonte.

Contactado pelo i, o Ministério da Educação admite as irregularidades e promete lançar “em breve” o devido concurso público.

A tutela ainda nota que os delegados regionais foram “nomeados pelo anterior governo” e argumenta que os manteve em funções para “evitar disrupções nefastas aos interesses da comunidade escolar a meio do processo de preparação da rede e abertura de um novo ano lectivo”, que arrancou entre 9 e 15 de Setembro passados.

O jornal i faz por fim, referência ao facto de o IPDJ não apresentar as suas contas anuais, tal como a lei prevê, há três anos.

Uma situação que o secretário de Estado da Juventude e Desporto assume, notando ao i que está “comunicada às Finanças” e “a seguir o seu caminho”. João Paulo Rebelo também considera que é mais um caso que se deve à “fusão” dos institutos, em 2011.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. TRETAS, coitadinhos andam c/ o tempo super ocupado nas malabarices = aldrabices = canalhices = vigarices que estão sempre a ver p/ aplicar aos desgraçados dois Lorpas dos portugueses. São os desgovernantes que o país INFELIZMENTE tem. É com estes e c/ outros como eles que estamos, vamos continuar a estar e continuaremos a estar na PENURIA!!!

  2. Vale tudo com cara** para dar talhos aos boys e às girls. Querem lá saber da legalidade, se a mesma só existe para deitar areias aos olhos daqueles que emprestam dinheiro a esta república de bananas.. Haverá alguém que, com dois dedos de testa, enfie dinheiro neste país onde grassa uma corrupção de esquerda que é a mais venenosa e corrosiva que ácido sulfúrico. Quem puder fugir que fuja…

  3. Vale tudo com cara** para dar talhos aos boys e às girls. Querem lá saber da legalidade, se a mesma só existe para deitar areias aos olhos daqueles que emprestam dinheiro a esta república de bananas.. Haverá alguém que, com dois dedos de testa, enfie dinheiro neste país onde grassa uma corrupção de esquerda que é a mais venenosa e corrosiva que ácido sulfúrico. Quem puder fugir que fuja…

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …