Vice-presidente do BCE defende “rendimento mínimo de emergência” para Espanha

La Moncloa - Gobierno de España / Flickr

Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu

Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) e ex-ministro da Economia espanhol, defende a criação de um “rendimento mínimo de emergência” para Espanha devido ao surto do novo coronavírus.

De acordo com o jornal espanhol 20minutos, Luis de Guindos prevê uma recessão económica na Europa devido ao surto de coronavírus, mas mantém a esperança de uma recuperação até ao final do ano.

“Os dados do primeiro semestre serão muito negativos para a Zona Euro. A esperança é que tenhamos uma recuperação na segunda metade do ano”, disse o responsável do BCE, durante uma entrevista ao canal La Sexta, acrescentando que esta crise é diferente da crise de 2008 e que terá um impacto “muito intenso” na economia europeia.

O ex-ministro espanhol afirmou que o BCE está a “tentar impedir que se repita uma crise de dívida” e que a instituição vai “comprar ativos no valor de praticamente o PIB espanhol”. O vice-presidente do BCE defendeu ainda a criação de um “rendimento mínimo de emergência” no país vizinho “durante um período de transição” para evitar uma crise social.

“Acredito que o Estado deve agir durante esse período de transição para que não haja uma crise social. Isto vai durar semanas ou meses, mas não mais do que isso. Espero que todos atendamos às necessidades básicas da população espanhola, fundamentalmente a mais vulnerável”, afirmou.

Este domingo, Espanha prolongou o estado de emergência por mais 15 dias. O país vizinho registou, de sábado para domingo, 394 mortos e um aumento de 3.646 no número de infetados.

Segundo os números do Ministério da Saúde espanhol, desde o início da pandemia, o país teve um total de 28.572 casos, dos quais 1.720 morreram e 2.125 foram curados.

A região mais atingida é a de Madrid, com 9702 infetados e 1021 mortos, seguida pela da Catalunha (4704 e 191), a do País Basco (2097 e 97) e a de Castela-Mancha (1819 e 112).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se é para um tem que ser para todos, mas afinal não somos a união europeia (ue)?

    Quer dizer uns são filhos e outros são…

    Onde está a chamada coesão europeia?

RESPONDER

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …