/

Analista que previu crise de 2008 diz que vem outra a caminho (e não apenas por causa do Covid-19)

23

How Hwee Young / EPA

A crise financeira de 2008 foi má, mas a que está para vir pode ser ainda pior, adverte o analista Jesse Colombo.

Numa entrevista ao The Independent, o analista económico Jesse Colombo, o mesmo que previu a crise financeira de 2008, alertou que um novo colapso está a caminho e, desta vez, pode ser muito pior.

“O ciclo já está bem avançado e o coronavírus é um golpe duplo. Ainda assim, já estávamos a ir em direção à recessão antes que alguém tivesse ouvido falar do coronavírus”, declarou o analista, que acredita que uma série de novas bolhas vão estourar nos mercados de todo o mundo.

“Por muito má que tivesse sido a crise de 2008, esta será muito pior, porque há muita mais dúvida: quase 100 biliões de dólares em novas dívidas”, justificou Colombo.

Os principais mercados financeiros entraram em colapso esta segunda-feira, após a queda de até 30% nos preços do petróleo, causada pela resposta da Arábia Saudita ao fracasso do pacto dos países da OPEP, assim como pelas preocupações levantadas pela disseminação do surto do coronavírus.

Mas para Jesse Colombo, estes dois fatores não serão os únicos culpados pela nova crise que se avizinha, uma vez que o problema subjacente é muito mais profundo. Em junho do ano passado, a previsão económica identificou bolhas em mais de 20 mercados, incluindo no mercado imobiliário europeu e no mercado de ações dos Estados Unidos.

O especialista explicou que estas bolhas alimentaram grande parte da recuperação global nos últimos 12 anos. Uma das maiores é uma bolha de crédito chinesa, amplamente impulsionada por gastos em infraestruturas. “É uma ilusão de uma recuperação alimentada pela inflação devido às bolhas económicas. Agora acho que está a começar a explodir.”

“Eu criei um termo para explicar este fenómeno, chamado Bubblecovery – uma recuperação económica impulsionada por bolhas”, argumentou o analista.

ZAP //

23 Comments

  1. É vírus é apenas o bode expiatório para expropriarem e nacionalisarem o que bem entenderem. Afinal o vírus saiu do laboratório amaricão.

  2. Que gajo esperto. Ninguém diria, olhando para o estado atual do mundo e da economia, motivado pelo vírus importado do país dos comedores de cães.

  3. Tudo isto graças à famigerada globalização, que acabou com a classe média, ou reduziu-a drasticamente, potenciando a uma maior diferenciação entre ricos e pobres, e por essa via, fazer aumentar o nível de corrupção que grassa por todo o mundo

    • A questão é que o povo vivem com pouco mas os ganancioso acaba por sofrer mais porque ve suas perdas e precisa ele mais do dito povo que vive com pouco mas feliz

  4. Secalhar, lerem um pouco de história, podem observar que vamos a caminhar de alguma uma coisa muito má. Em relacao ao vírus, a duzentos nao havia nada disto tipo, por isso lovo a pensar que isto nao acontece por acaso.

    • Pois vocé deveria saber que em 1830, quando chegou Andrew Jackson à presidença dos Estados Unidos, também começaram as guerras bacteriologicas, e foi contra os indios da Norteamérica que o governo usou veneno e virus e muitas doenças para acava-los. Começou se fazer o que chamaram a Doctrina Monroe, Hoje el
      es estāo a seguirem com a mesma ideia, mas com muita melhor tecnología, engenharia genêtica.

      • Ora nem mais!…
        O Zé Povinho é que continua na ignorância e nem se apercebe que que fazem dele cobaia com a engenharia genética!!..
        Circula uma petição na Casa Branca onde é exigido ao governo ianque que esclareça quais os motivos que levaram ao encerramento do maior laboratório de armas biológicas Fort Detrick. De lá terá partido o covid-19 para Wuhan pelos militares desse Fort Detrick.

  5. Meus caros concidadãos .
    É preocupante a situação .
    Em minha opinião , tudo não passa de um ( lobi ) .
    Sem querer ferir suceptividades nem incriminar ninguem . Apresento a ninha teoria .
    Existem familias poderosas que dominam o mundo .
    Existem mentes malévolas.
    A ganancia pelo dinheiro e poder .
    Considero que exista um conflito entre industrias e clãs.
    Analizem como o petroleo e seus derivados baixaram .
    As energias renovaveis estam em voga .
    Essas mentes malévolas quiseram mostrar aos seus concorrentes ,de uma forma pecaminosa , que poderia parar o mundo . Que por si só o petroleo nao teria significado algum . Porquê ? Porque bastou eles darem um clique . E assim obrigarem a que toda industria comercio e propria população parassem .
    Afectando a nossa vida quatidiana . ( como sempre )
    Ao terem lancado este virus .
    Num curto espaço de tempo puseram o mundo em polvorosa . E com isso realizando facturações astronomicas com esta situação . Assim reforçando o seu poder e liderança . ( informen-se no Google ” Quais as familias que dominam o Mundo ) .
    Cuidem-se vigilancia apertada . Saudações JC.

    • Tem toda a razão, que conveniente a chegada deste COVId-19 diretamente do laboratório que apenas mata 0,6%, para assim desviar as atenções dos verdadeiros problemas.

  6. Em Portugal no Inverno passado morreram 3 mil pessoas de gripe sazonal sendo que de Covid até agora nenhuma morreu.
    Portanto se dúvidas haviam já não restam muitas dúvidas de que este vírus vem a reboque de grandes interesses económicos internacionais obviamente.
    Nos restantes países morreu muito mais gente de gripe sazonal do que de Covid.
    Então afinal em que ficamos?
    Os lobbys nem sempre rendem o mesmo pois tá visto.

  7. Bom senso às toneladas para toda a gente
    Venho informar, e a toda a gente que está a desvalorizar este vírus, para não o fazer, nem “mandar” postas sem que tenha melhor conhecimento de causa. Se verificar as estatísticas que neste caso falam por si, com 7% de mortos de todos os casos fechados (não ativos), e estendida a todo o mundo esta pandemia, representariam 460 milhões de pessoas mortas (havendo o esforço de contenção atual, se bem que a ser mal feito), e sem qualquer contenção como no caso da gripe, os nºs provavelmente seriam bem superiores. Pense nisso. Eu mesmo estou ainda a ter problemas com esta doença, e olhe que já tive pelo menos uma 30 ou 40 vezes gripe na minha vida, algumas vezes com 40°C ou mais de febre por ter falta de cuidado e desvalorizar a mesma, e nunca tive o que senti com esta cena, …, atingi 40,3°c, alguma falta de ar (batidas cardíacas a 128 qdo o meu normal é 55 e concentração de oxigénio no sangue a 92%, qdo o meu normal é 99% e durante 4 dias uma brutal tosse seca, do tipo a tossir 5 vezes a cada 3 minutos, durante 10 horas por dia, depois melhorou bastante, mas vi a coisa “preta”, pois a luz ao fundo do túnel nem a via. Pode imaginar q estive a milímetros de apanhar uma pneumonia, e se tivesse sido o caso, não estaria a escrever este texto.

    Nós, os seres humanos e atualmente, não temos o sistema imunitário preparado para este vírus novo, e caso uma pessoa seja de idade (que é o meu caso, mas a minha sorte foi ser relativamente saudável) e tenha doenças crónicas ou com situação de saúde comprometida (operações recentes, etc) ou hábitos menos saudáveis (fumar, beber, noitadas a tirar descanso, poluição, etc), a situação é ou fica muito arriscada. Nada de comparar com gripes, só se for a gripe espanhola, que matou muitos milhões de pessoas por esse mundo afora.
    Não vou alongar muito mais, pois também sobre o assunto não sei o suficiente para estar aqui a dar grandes conselhos, e eventualmente quanto mais falar, em mais asneiras poderei incorrer, apenas que não devemos nunca desvalorizar ou menosprezar um inimigo que desconhecemos, e muito menos fazer disso publicidade, pois estaremos a influenciar a que outros o façam também.

    https://observador.pt/especiais/podia-ter-sido-diferente-teria-sido-possivel-evitar-a-pandemia-em-portugal-e-na-europa/
    O link acima refere-se a um texto de um jornalista da nossa praça (lamento q seja da concorrência do ZAP, mas é porque penso ser bem válido ser lido, e muitas outras vezes nem me revejo nas suas ideias), e ele reconhece nos seus escritos que inicialmente menosprezou esta pandemia (tal como muita gente), mas agora de forma lúcida refere o que deveremos cada um de nós fazer para melhor controlar este “bicho”, impedindo ou minimizando a cadeia de transmissão, de forma à mesma não gerar picos de infeção q iriam provocar a disrupção do SNS e com isso gerar mais sofrimento e mortes prematuras. Gostamos muito de Itália, mas neste momento não queremos ser como os italianos (na abordagem que fizeram a esta doença), temos de fazer melhor, e aprender com os erros que eles e outros cometeram. Seremos capazes? Espero que sim.

    https://www.worldometers.info/coronavirus/
    Envio tb um link com informações mais detalhadas, globais, e que permitem de forma teórica, analisar de forma comparativa, a sua muito maior perigosidade que a vulgar gripe sazonal. Não se deixem enganar pelos nºs de mortos da gripe, q são às centenas de milhares todos os anos em todo o mundo, mas cujas mortes potenciadas em muito associadas a outras comorbidades (doenças crónicas, ou agudas e oportunistas, etc)

      • Wikipedia? Não arranja uma pior fonte que essa? Confundir a gripe espanhola ou portuguesa com a do Arkansas vê-se mesmo que esse Wikipedias nunca valeu nada.

      • Deixe de se armar em coitado ao mostrar tanta falta de cultura e conhecimento (vulgo ignorância) neste e noutros temas. As pessoas ficariam agradecidas.
        Prestaria melhor serviço a si e aos leitores da zona, dando descanso às teclas do seu gadget.
        Leia mais, e escreva menos.
        Realmente você está só a mostrar que tenta ser o xico-esperto da zona, mas de esperto pelo menos não está a mostrar grande coisa. Faça um upgrade à sua atitude e quiçá ao que está a mostrar que lhe está a faltar.

      • Ó Carlos… não perca muito tempo com o Eu!
        Ele e o seu sistema mononeurónio não vão muito para além disto.

  8. Carlos, admiro a sua paciência, mas fez um bom trabalho, agora quem quiser que acredite quem não quiser vai descobrir mais cedo ou mais tarde. 🙂 É a vantagem das leis da física, a ignorância não impede o avanço da ciência, apenas o atrasa. Não foi por a inquisição queimar muita gente que a terra passou a ser o centro do universo 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.