VianaPolis já gastou 34 milhões para demolir Prédio Coutinho (e terá escondido prejuízos)

Abel F.Dantas / ZAP

A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, já gastou 34 milhões de euros a tentar cumprir este objectivo. Os prejuízos terão sido ocultados.

Estes dados são avançados por uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 que consultou os relatórios e contas da VianaPolis nos últimos 9 anos, concluindo que houve manipulação de números para ocultar os prejuízos.

Segundo a investigação, a empresa pública já gastou 34 milhões de euros a tentar demolir o prédio Coutinho, onde resistem ainda nove moradores que se recusam a deixar as suas casas.

Ainda decorrem vários processos em tribunal, mas até agora, a VianaPolis já pagou 15,9 milhões de euros em indemnizações aos moradores. A este valor acrescem-se outros gastos num total de 34 milhões.

Nos relatórios e contas da empresa pública, os resultados líquidos são sempre nulos desde 2010, de acordo com a investigação da RTP1. Isto leva a suspeitar que os prejuízos terão sido ocultados com uma operação contabilística.

A VianaPolis rejeita qualquer manipulação, garantindo que as contas foram sempre controladas e autorizadas pelo Ministério das Finanças.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já admitiu que os últimos moradores do prédio Coutinho podem ser retirados à força de modo a poder avançar com a demolição.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho”
    Como?
    Único?
    Se não sabem, não inventem!!
    Isto dos tachos na VianaPolis já começa a cheirar mal, mesmo sem inventarem “factos”!…

    • Ó Eu!… isso é na tua terra! Não te fiques e vai para a porta da VianaPolis passar fome! Ou tu és cão que ladra e não morde?

      • Oh rafeiro, Viana não é a minha terra!
        A VianaPolis e o Prédio Coutinho devem desaparecer os dois!
        Já há 20 anos era tarde!..

  2. Farrabadó. Mas a esquerda quer lá saber. para eles o dinheiro aparece não importa de onde. Quando não há, os culpados só pode ser a Europa do Norte. Porque não empresta mais.

  3. chegamos à conclusao que a demoliçao do predio nao é uma questao de estetica mas sim uma birra que o socrates e o na altura presidente da camara criaram.
    com este dinheiro ja tinham comprado um terreno e construido um mercado novo e ainda tinha sobrado.
    com certeza sao os contribuintes a pagarem, o braço de ferro matem-se porque se saisse do bolso de alguem nem sequer tinham falado na demoliçao.
    é para isto que pagamos impostos? é para isto que querem que se peça facturas para ninguem fugir ao fisco?
    Sr. politicos TENHAM VERGONHA

  4. Uma outra vergonha da cambada xuxa… afinal vão pôr em tribunal os desgraçados a quem querem mudar de sua casa ou vão exigir à autarquia e aos xuxas envolvidos, que paguem os prejuízos de tanta roubalheira em nome de uma questão de um edifício…

  5. Nem sei onde começar…

    Aquela “empresa”, só tinha Uma obrigação, e depois de 9 anos, e 34milhões de euros, alcançou rigorosamente nada…

    Por outro lado, se existe necessidade de evitar despesas, POIs a cruise já andava antes, por que raio, se entendeu que era uma necessidade, entrar em despesas e disputas..??

    Alguém refere que é Uma birra política.. isso explica tudo..
    Se os políticos portugueses tivessem a “honestidade” do Bolsonaro, que diz logo que vai beneficiar a família, já não votávamos às cegas…

  6. É mais do que certeza absoluta que ao redor do mundo estão no poder criaturas semelhantes aos humanos nos comprovando com suas ações que a má formação cerebral não lhes permitiu a evolução, continuando a cada ano que passa, regredirem na era dos primatas australopitecos, e caçar humanos são os seus deleites.

  7. Mais uma miséria socialista. E agora, como a coisa não está a correr bem, rumo à jogatana política que pretendem, querem esmagar os proprietários do prédio Coutinho, em vez de negociarem com eles, para poderem sair e comprarem uma casa com o mínimo de dignidade. A dupla Presidente da Câmara e ministro do ambiente, estão na jogada xuxa. Será que os vianenses estão atentos?

RESPONDER

Astrónomos detetam o quasar mais distante e antigo do Universo

Uma equipa de astrónomos conseguiu detetar o mais distante e antigo quasar do Universo. Chama-se J0313-1806 e localiza-se a mais de 13 mil milhões de anos-luz da Terra. Os quasares são objetos energéticos e muito brilhantes. …

Harry Potter. HBO Max trabalha em possível série de televisão

A saga Harry Potter pode estar a caminho da televisão. Segundo o The Hollywood Reporter (THR), o projeto ainda está em fase inicial, mas os diretores executivos da HBO Max já estão em reuniões com …

Intrigante sistema de seis exoplanetas com movimentos rítmicos desafia teorias de formação planetária

Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara …

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …

Eis o que o mundo pode aprender com o confinamento da China

O confinamento na China tem apresentado resultados excecionais no controlo da pandemia, à custa da perda de liberdade das pessoas. Ainda assim, há muito que se pode aprender com o exemplo chinês. Colocar o autoritarismo contra …