VianaPolis já gastou 34 milhões para demolir Prédio Coutinho (e terá escondido prejuízos)

Abel F.Dantas / ZAP

A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, já gastou 34 milhões de euros a tentar cumprir este objectivo. Os prejuízos terão sido ocultados.

Estes dados são avançados por uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 que consultou os relatórios e contas da VianaPolis nos últimos 9 anos, concluindo que houve manipulação de números para ocultar os prejuízos.

Segundo a investigação, a empresa pública já gastou 34 milhões de euros a tentar demolir o prédio Coutinho, onde resistem ainda nove moradores que se recusam a deixar as suas casas.

Ainda decorrem vários processos em tribunal, mas até agora, a VianaPolis já pagou 15,9 milhões de euros em indemnizações aos moradores. A este valor acrescem-se outros gastos num total de 34 milhões.

Nos relatórios e contas da empresa pública, os resultados líquidos são sempre nulos desde 2010, de acordo com a investigação da RTP1. Isto leva a suspeitar que os prejuízos terão sido ocultados com uma operação contabilística.

A VianaPolis rejeita qualquer manipulação, garantindo que as contas foram sempre controladas e autorizadas pelo Ministério das Finanças.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já admitiu que os últimos moradores do prédio Coutinho podem ser retirados à força de modo a poder avançar com a demolição.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho”
    Como?
    Único?
    Se não sabem, não inventem!!
    Isto dos tachos na VianaPolis já começa a cheirar mal, mesmo sem inventarem “factos”!…

    • Ó Eu!… isso é na tua terra! Não te fiques e vai para a porta da VianaPolis passar fome! Ou tu és cão que ladra e não morde?

      • Oh rafeiro, Viana não é a minha terra!
        A VianaPolis e o Prédio Coutinho devem desaparecer os dois!
        Já há 20 anos era tarde!..

  2. Farrabadó. Mas a esquerda quer lá saber. para eles o dinheiro aparece não importa de onde. Quando não há, os culpados só pode ser a Europa do Norte. Porque não empresta mais.

  3. chegamos à conclusao que a demoliçao do predio nao é uma questao de estetica mas sim uma birra que o socrates e o na altura presidente da camara criaram.
    com este dinheiro ja tinham comprado um terreno e construido um mercado novo e ainda tinha sobrado.
    com certeza sao os contribuintes a pagarem, o braço de ferro matem-se porque se saisse do bolso de alguem nem sequer tinham falado na demoliçao.
    é para isto que pagamos impostos? é para isto que querem que se peça facturas para ninguem fugir ao fisco?
    Sr. politicos TENHAM VERGONHA

  4. Uma outra vergonha da cambada xuxa… afinal vão pôr em tribunal os desgraçados a quem querem mudar de sua casa ou vão exigir à autarquia e aos xuxas envolvidos, que paguem os prejuízos de tanta roubalheira em nome de uma questão de um edifício…

  5. Nem sei onde começar…

    Aquela “empresa”, só tinha Uma obrigação, e depois de 9 anos, e 34milhões de euros, alcançou rigorosamente nada…

    Por outro lado, se existe necessidade de evitar despesas, POIs a cruise já andava antes, por que raio, se entendeu que era uma necessidade, entrar em despesas e disputas..??

    Alguém refere que é Uma birra política.. isso explica tudo..
    Se os políticos portugueses tivessem a “honestidade” do Bolsonaro, que diz logo que vai beneficiar a família, já não votávamos às cegas…

  6. É mais do que certeza absoluta que ao redor do mundo estão no poder criaturas semelhantes aos humanos nos comprovando com suas ações que a má formação cerebral não lhes permitiu a evolução, continuando a cada ano que passa, regredirem na era dos primatas australopitecos, e caçar humanos são os seus deleites.

  7. Mais uma miséria socialista. E agora, como a coisa não está a correr bem, rumo à jogatana política que pretendem, querem esmagar os proprietários do prédio Coutinho, em vez de negociarem com eles, para poderem sair e comprarem uma casa com o mínimo de dignidade. A dupla Presidente da Câmara e ministro do ambiente, estão na jogada xuxa. Será que os vianenses estão atentos?

RESPONDER

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …