VianaPolis já gastou 34 milhões para demolir Prédio Coutinho (e terá escondido prejuízos)

Abel F.Dantas / ZAP

A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, já gastou 34 milhões de euros a tentar cumprir este objectivo. Os prejuízos terão sido ocultados.

Estes dados são avançados por uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 que consultou os relatórios e contas da VianaPolis nos últimos 9 anos, concluindo que houve manipulação de números para ocultar os prejuízos.

Segundo a investigação, a empresa pública já gastou 34 milhões de euros a tentar demolir o prédio Coutinho, onde resistem ainda nove moradores que se recusam a deixar as suas casas.

Ainda decorrem vários processos em tribunal, mas até agora, a VianaPolis já pagou 15,9 milhões de euros em indemnizações aos moradores. A este valor acrescem-se outros gastos num total de 34 milhões.

Nos relatórios e contas da empresa pública, os resultados líquidos são sempre nulos desde 2010, de acordo com a investigação da RTP1. Isto leva a suspeitar que os prejuízos terão sido ocultados com uma operação contabilística.

A VianaPolis rejeita qualquer manipulação, garantindo que as contas foram sempre controladas e autorizadas pelo Ministério das Finanças.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já admitiu que os últimos moradores do prédio Coutinho podem ser retirados à força de modo a poder avançar com a demolição.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho”
    Como?
    Único?
    Se não sabem, não inventem!!
    Isto dos tachos na VianaPolis já começa a cheirar mal, mesmo sem inventarem “factos”!…

    • Ó Eu!… isso é na tua terra! Não te fiques e vai para a porta da VianaPolis passar fome! Ou tu és cão que ladra e não morde?

      • Oh rafeiro, Viana não é a minha terra!
        A VianaPolis e o Prédio Coutinho devem desaparecer os dois!
        Já há 20 anos era tarde!..

  2. Farrabadó. Mas a esquerda quer lá saber. para eles o dinheiro aparece não importa de onde. Quando não há, os culpados só pode ser a Europa do Norte. Porque não empresta mais.

  3. chegamos à conclusao que a demoliçao do predio nao é uma questao de estetica mas sim uma birra que o socrates e o na altura presidente da camara criaram.
    com este dinheiro ja tinham comprado um terreno e construido um mercado novo e ainda tinha sobrado.
    com certeza sao os contribuintes a pagarem, o braço de ferro matem-se porque se saisse do bolso de alguem nem sequer tinham falado na demoliçao.
    é para isto que pagamos impostos? é para isto que querem que se peça facturas para ninguem fugir ao fisco?
    Sr. politicos TENHAM VERGONHA

  4. Uma outra vergonha da cambada xuxa… afinal vão pôr em tribunal os desgraçados a quem querem mudar de sua casa ou vão exigir à autarquia e aos xuxas envolvidos, que paguem os prejuízos de tanta roubalheira em nome de uma questão de um edifício…

  5. Nem sei onde começar…

    Aquela “empresa”, só tinha Uma obrigação, e depois de 9 anos, e 34milhões de euros, alcançou rigorosamente nada…

    Por outro lado, se existe necessidade de evitar despesas, POIs a cruise já andava antes, por que raio, se entendeu que era uma necessidade, entrar em despesas e disputas..??

    Alguém refere que é Uma birra política.. isso explica tudo..
    Se os políticos portugueses tivessem a “honestidade” do Bolsonaro, que diz logo que vai beneficiar a família, já não votávamos às cegas…

  6. É mais do que certeza absoluta que ao redor do mundo estão no poder criaturas semelhantes aos humanos nos comprovando com suas ações que a má formação cerebral não lhes permitiu a evolução, continuando a cada ano que passa, regredirem na era dos primatas australopitecos, e caçar humanos são os seus deleites.

  7. Mais uma miséria socialista. E agora, como a coisa não está a correr bem, rumo à jogatana política que pretendem, querem esmagar os proprietários do prédio Coutinho, em vez de negociarem com eles, para poderem sair e comprarem uma casa com o mínimo de dignidade. A dupla Presidente da Câmara e ministro do ambiente, estão na jogada xuxa. Será que os vianenses estão atentos?

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …