VianaPolis já gastou 34 milhões para demolir Prédio Coutinho (e terá escondido prejuízos)

Abel F.Dantas / ZAP

A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, já gastou 34 milhões de euros a tentar cumprir este objectivo. Os prejuízos terão sido ocultados.

Estes dados são avançados por uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 que consultou os relatórios e contas da VianaPolis nos últimos 9 anos, concluindo que houve manipulação de números para ocultar os prejuízos.

Segundo a investigação, a empresa pública já gastou 34 milhões de euros a tentar demolir o prédio Coutinho, onde resistem ainda nove moradores que se recusam a deixar as suas casas.

Ainda decorrem vários processos em tribunal, mas até agora, a VianaPolis já pagou 15,9 milhões de euros em indemnizações aos moradores. A este valor acrescem-se outros gastos num total de 34 milhões.

Nos relatórios e contas da empresa pública, os resultados líquidos são sempre nulos desde 2010, de acordo com a investigação da RTP1. Isto leva a suspeitar que os prejuízos terão sido ocultados com uma operação contabilística.

A VianaPolis rejeita qualquer manipulação, garantindo que as contas foram sempre controladas e autorizadas pelo Ministério das Finanças.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já admitiu que os últimos moradores do prédio Coutinho podem ser retirados à força de modo a poder avançar com a demolição.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho”
    Como?
    Único?
    Se não sabem, não inventem!!
    Isto dos tachos na VianaPolis já começa a cheirar mal, mesmo sem inventarem “factos”!…

    • Ó Eu!… isso é na tua terra! Não te fiques e vai para a porta da VianaPolis passar fome! Ou tu és cão que ladra e não morde?

      • Oh rafeiro, Viana não é a minha terra!
        A VianaPolis e o Prédio Coutinho devem desaparecer os dois!
        Já há 20 anos era tarde!..

  2. Farrabadó. Mas a esquerda quer lá saber. para eles o dinheiro aparece não importa de onde. Quando não há, os culpados só pode ser a Europa do Norte. Porque não empresta mais.

  3. chegamos à conclusao que a demoliçao do predio nao é uma questao de estetica mas sim uma birra que o socrates e o na altura presidente da camara criaram.
    com este dinheiro ja tinham comprado um terreno e construido um mercado novo e ainda tinha sobrado.
    com certeza sao os contribuintes a pagarem, o braço de ferro matem-se porque se saisse do bolso de alguem nem sequer tinham falado na demoliçao.
    é para isto que pagamos impostos? é para isto que querem que se peça facturas para ninguem fugir ao fisco?
    Sr. politicos TENHAM VERGONHA

  4. Uma outra vergonha da cambada xuxa… afinal vão pôr em tribunal os desgraçados a quem querem mudar de sua casa ou vão exigir à autarquia e aos xuxas envolvidos, que paguem os prejuízos de tanta roubalheira em nome de uma questão de um edifício…

  5. Nem sei onde começar…

    Aquela “empresa”, só tinha Uma obrigação, e depois de 9 anos, e 34milhões de euros, alcançou rigorosamente nada…

    Por outro lado, se existe necessidade de evitar despesas, POIs a cruise já andava antes, por que raio, se entendeu que era uma necessidade, entrar em despesas e disputas..??

    Alguém refere que é Uma birra política.. isso explica tudo..
    Se os políticos portugueses tivessem a “honestidade” do Bolsonaro, que diz logo que vai beneficiar a família, já não votávamos às cegas…

  6. É mais do que certeza absoluta que ao redor do mundo estão no poder criaturas semelhantes aos humanos nos comprovando com suas ações que a má formação cerebral não lhes permitiu a evolução, continuando a cada ano que passa, regredirem na era dos primatas australopitecos, e caçar humanos são os seus deleites.

  7. Mais uma miséria socialista. E agora, como a coisa não está a correr bem, rumo à jogatana política que pretendem, querem esmagar os proprietários do prédio Coutinho, em vez de negociarem com eles, para poderem sair e comprarem uma casa com o mínimo de dignidade. A dupla Presidente da Câmara e ministro do ambiente, estão na jogada xuxa. Será que os vianenses estão atentos?

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …