VianaPolis já gastou 34 milhões para demolir Prédio Coutinho (e terá escondido prejuízos)

Abel F.Dantas / ZAP

A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, já gastou 34 milhões de euros a tentar cumprir este objectivo. Os prejuízos terão sido ocultados.

Estes dados são avançados por uma investigação do programa “Sexta às 9” da RTP1 que consultou os relatórios e contas da VianaPolis nos últimos 9 anos, concluindo que houve manipulação de números para ocultar os prejuízos.

Segundo a investigação, a empresa pública já gastou 34 milhões de euros a tentar demolir o prédio Coutinho, onde resistem ainda nove moradores que se recusam a deixar as suas casas.

Ainda decorrem vários processos em tribunal, mas até agora, a VianaPolis já pagou 15,9 milhões de euros em indemnizações aos moradores. A este valor acrescem-se outros gastos num total de 34 milhões.

Nos relatórios e contas da empresa pública, os resultados líquidos são sempre nulos desde 2010, de acordo com a investigação da RTP1. Isto leva a suspeitar que os prejuízos terão sido ocultados com uma operação contabilística.

A VianaPolis rejeita qualquer manipulação, garantindo que as contas foram sempre controladas e autorizadas pelo Ministério das Finanças.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já admitiu que os últimos moradores do prédio Coutinho podem ser retirados à força de modo a poder avançar com a demolição.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. “A empresa pública VianaPolis, criada com o único intuito de demolir o prédio Coutinho”
    Como?
    Único?
    Se não sabem, não inventem!!
    Isto dos tachos na VianaPolis já começa a cheirar mal, mesmo sem inventarem “factos”!…

    • Ó Eu!… isso é na tua terra! Não te fiques e vai para a porta da VianaPolis passar fome! Ou tu és cão que ladra e não morde?

      • Oh rafeiro, Viana não é a minha terra!
        A VianaPolis e o Prédio Coutinho devem desaparecer os dois!
        Já há 20 anos era tarde!..

  2. Farrabadó. Mas a esquerda quer lá saber. para eles o dinheiro aparece não importa de onde. Quando não há, os culpados só pode ser a Europa do Norte. Porque não empresta mais.

  3. chegamos à conclusao que a demoliçao do predio nao é uma questao de estetica mas sim uma birra que o socrates e o na altura presidente da camara criaram.
    com este dinheiro ja tinham comprado um terreno e construido um mercado novo e ainda tinha sobrado.
    com certeza sao os contribuintes a pagarem, o braço de ferro matem-se porque se saisse do bolso de alguem nem sequer tinham falado na demoliçao.
    é para isto que pagamos impostos? é para isto que querem que se peça facturas para ninguem fugir ao fisco?
    Sr. politicos TENHAM VERGONHA

  4. Uma outra vergonha da cambada xuxa… afinal vão pôr em tribunal os desgraçados a quem querem mudar de sua casa ou vão exigir à autarquia e aos xuxas envolvidos, que paguem os prejuízos de tanta roubalheira em nome de uma questão de um edifício…

  5. Nem sei onde começar…

    Aquela “empresa”, só tinha Uma obrigação, e depois de 9 anos, e 34milhões de euros, alcançou rigorosamente nada…

    Por outro lado, se existe necessidade de evitar despesas, POIs a cruise já andava antes, por que raio, se entendeu que era uma necessidade, entrar em despesas e disputas..??

    Alguém refere que é Uma birra política.. isso explica tudo..
    Se os políticos portugueses tivessem a “honestidade” do Bolsonaro, que diz logo que vai beneficiar a família, já não votávamos às cegas…

  6. É mais do que certeza absoluta que ao redor do mundo estão no poder criaturas semelhantes aos humanos nos comprovando com suas ações que a má formação cerebral não lhes permitiu a evolução, continuando a cada ano que passa, regredirem na era dos primatas australopitecos, e caçar humanos são os seus deleites.

  7. Mais uma miséria socialista. E agora, como a coisa não está a correr bem, rumo à jogatana política que pretendem, querem esmagar os proprietários do prédio Coutinho, em vez de negociarem com eles, para poderem sair e comprarem uma casa com o mínimo de dignidade. A dupla Presidente da Câmara e ministro do ambiente, estão na jogada xuxa. Será que os vianenses estão atentos?

RESPONDER

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …