Marcelo, Governo, parlamento e esquerda. Ventura “disparou” em todas as frentes (e ninguém o questionou)

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Chega, André Ventura

André Ventura, deputado Chega, fez esta quarta-feira mais um discurso na Assembleia da República, “disparando” em todas as frentes: criticou o Governo, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a esquerda e até o próprio Parlamento.

No fim do seu discurso, que durou cerca de seis minutos, o deputado do único não foi aplaudido nem teve qualquer pedido de esclarecimento, como habitualmente acontece neste tipo de debates dedicado a declarações políticas, observa a agência Lusa.

André Ventura criticou o Parlamento, por estar “cada vez mais longe das pessoas”, o Presidente da República, que “tira selfies atrás de selfies e nada resolve do país”, e o Governo do PS, que diz ser de “boas contas”, mas depois revela défices no Serviço Nacional de Saúde de 559 milhões de euros.

Sinal do que considera ser esse afastamento dos cidadãos é a agenda de alguns dos partidos no parlamento, “quando lá fora se discute Tancos, quando se discute o Serviço Nacional de Saúde ou os terroristas de Aveiro que tiveram que ser presos em França porque cá tinham asilo político”, apontou.

No Parlamento, fala-se “da Greta que chega a Lisboa”, com alguns deputados “a aplaudir e a tirar fotografias”, dos “elefantes no Camboja” que vão deixar de ser utilizados nos passeios turísticos, numa referência a um voto do PAN, que acabou por não ser votado.

Aos partidos de esquerda – Bloco de Esquerda, PCP e Livre – fez um desafio: “Se o Bloco, o PC e o Livre têm tanto amor pelos professores, então chumbem o Orçamento do Estado porque o que o Governo vai dar aos professores é uma mão cheia de nada”.

E numa sessão em que se falou de regionalização e da exigência de um referendo, feita pelo CDS-PP, caso o processo avance, André Ventura afirmou que é contra as regiões por serve “para dar tachos” que “os portugueses não querem nem merecem pagar”.

A regionalização, sintetizou o deputado do Chega, “só serve para dar tachos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. daqui a 4 anos vão ver o que dá colocarem um deputado de “lado” .. em cerca de 2 meses após as eleições as intenções no Chega triplicaram. Veremos o que acontece em 4 anos . Acho que BE, PS e PSD vão perder alguns deputados para este partido

    • De facto quando estava a ler a notícia foi tal e qual assim que pensei. Ponham de lado ponham, que vão ver a surpresa no fim, tal e qual, o populismo é a língua que o povo melhor entende, O Trump já descobriu isso à algum tempo, e o Bolsonaro e os próximos que se avizinham.

    • Que categoria ! Uma voz corajosa a chamar os bois pelos nomes, sem papas na língua. Os outros a ouvir… e depois nem pio. Todos calados que nem ratos. Isto é ser a voz de um povo que tanta vez não tem voz. É este abanão que o Parlamento precisa. Estamos fartos de estereótipos, de tantos politicamente corretos, de tantos contorcionismos políticos e de tanto “comer e calar”.

  2. O silêncio dos outros é apenas sinal que o André Ventura incomoda hoje e incomodará mais ainda no futuro. Está certo em tudo o que diz, dificilmente, mas chama muitas coisas pelos nomes e incomoda os poderes instalados dos políticos de carreira.

  3. Este deputado começa cedo a campanha eleitoral…Oxalá que tenha a sorte necessária para não ficar a falar sózinho! E que chegue ao final com a mente “sã e equilibrada”! A Política não é para todos…

  4. Chamem-lhe os palavrões que quiserem , mas o homem até ao momento está com eles no lugar diz o que muitos pensam mas têm medo de o dizer .
    Há muito tempo que não tínhamos uma voz que coloca-se as verdadeiras questões que interessam a muitos cidadãos .
    E a regionalização que por referendo foi chumbada, o gov. tenta agora passar pela socapa, pois a necessidade
    de arranjar os tachos prometidos para os familiares e amigos faz falta .
    Continua AV não os deixes ficarem como os novos DDT (ditadores,desavergonhados,tretas)

    • “VIVA A POLÍTICA ESPECTÁCULO”… Para o BA “Este deputado é o único plítico sério que existe em Portugal… E os outros? Não foram eleitos pelos cidadãos? Ah! Ah! Ah! Ah!

    • “VIVA A POLÍTICA ESPECTÁCULO”… Para o BA “Este deputado é o único plítico sério que existe em Portugal… E os outros? Não foram eleitos pelos cidadãos? Ah! Ah! Ah! Ah!

        • Quais são os ladrões e vigaristas que conhece? Apresente os nomes… E porque não os factos? O meu voto de cidadania é para projectos políticos e não para pessoas… Vir para estes locais “mandar umas bocas, de forma anónima, sem factos concretos não será uma infantilidade”?

          • Caro Manel: onde é que qualquer de nós vota em projectos? Votamos em partidos e nas pessoas que os compõem que se dizem nossos representantes, e pergunto-lhe, conhece algum deputado da sua região de qualquer partido que já se tenha cruzado com ele ou que já o tenha visto a inteirar-se dos problemas da sua região? Eu já tenho opinado de que de facto deveria ser obrigatório os partidos apresentaram cada um o seu projecto de governo e o que fosse aprovado em eleições ficar obrigado a cumpri-lo, da forma que estamos propagandeiam-nos peixe fresco e depois dão-nos peixe podre, fazem o que muito bem entendem e não têm explicações a dar a ninguém. Desta forma andamos a alimentar o sistema cada vez mais corrupto e mais afastado das necessidades do povo, veja o que se está a passar com a saúde, o ensino e a segurança, três pontos fundamentais para a manutenção de uma sociedade saudável e segura.

            • Muito Obrigado pelo seu comentário. Na prática a política acaba por ser uma espécie de “arte do possível”, ao longo das diferentes legislaturas… Os Partidos são constituídos por pessoas: “imperfeitas por natureza”; umas melhor formadas, mais competentes, melhor intencionadas que outras etc. “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”! A História da humanidade, embora dinâmica, acaba por ser lenta em relação ao período histórico, de vida, do ser humano…Apesar de tudo em Portugal vive-se melhor que há 50 anos atrás…Há que ter esperança no futuro…Já que não depende tudo de nós! Há que ter em conta, sempre, as condicionantes externas e Internacionais que na evolução, melhoria das condições de vida dos Portugueses e da Humanidade…

  5. até que enfim que alguém diz o que é preciso na AR.

    esperemos que continue a mostrar a hipocrisia e cinismo dos outros partidos.

    Deus, Pátria, Família.

    • Deus?!
      Deves enganado no país; só pode!!
      .
      Até agora até tenho concordado com boa parte do que o A. Ventura tem dito no Parlamento (para quem vem do circo da CMTV, tem estado bastante bem), mas no dia em que ele misturar essas tretas dos deuses com coisas sérias, tem que ser logo afastado!!
      Já passamos essa fase na Idade Média há uns bons tempos – e não foi nada bonito!..

      • cada um acredita no que quer, eu sou livre de acreditar em DEUS, você é livre de não acreditar, DEUS deu-lhe essa liberdade.

        agora liberdade tem consequências e isso parece ser algo que a malta arrogante do colectivismo não percebe.

        • Tu até podes acreditar no rato Mickey, mas isso não é para aqui chamado e muito menos deve ser misturado com coisas sérias!
          E, fala apenas por ti – Deus não me deu nada!!
          Misturar seres místicos imaginários com a realidade também tem consequências e, nunca são boas!…

  6. Chega-lhes, André! E que essa tua (a)Ventura se desmistifique, se desenvolva e se consolide, durante e após o mandato, para o bem de todos nós, cidadãos, que pagamos as desventuradas imbecilidades e desmandos da restante classe política.
    A A.R. também teve, em tempos afastados, figuras populistas, como a do Acácio Barreiros, de porem os cabelos em pé aos já então tendencialmente da cambada parasitária. E com isso pelo menos gerava discussões, alertas, tomadas de consciência e mobilizações da opinião pública. Mas eram outros tempos, outros contextos e outras gentes!…
    Porém, hoje, por muito que nos custe, a qualidade parlamentar desceu para níveis de qualidade tão baixos, tão baixos, que chego mesmo a duvidar que a maioria dos visados com as críticas incisivas deste representante do povo tenham sequer sentido algum calafrio na espinha. Quanto mais que tenham sentido necessidade de contra argumentarem. Ou sequer de se preocuparem. Pois é tamanha a falta de honra e de sentido de dignidade institucional daquela gentalha. Sinais dos tempos!… Mas é também por isso que faz falta um, depois dois, e três, e quatro, e assim sucessivamente, como o André Ventura, a denunciá-los e a espicaçá-los, até que se consiga a depuração necessária e até que se consiga devolver àquela Casa do Povo a sua verdadeira função de Serviço Público e de dignidade democrática institucional.
    Por isso, continua, André, que estás no bom caminho. CHEGA-lhes!…

  7. Este artista não tem nada a perder e tem tudo a ganhar. E isso só por si já é perigoso. Se até aqui pouco fez e subiu imenso nas sondagens, esperem pelos próximos episódios. Neste momento se ele for esperto mete a carne toda no assador e faz o maior barulho possível. Provavelmente nas próximas sondagens já aparecerá com quase 10%. E isto começa a ser perigoso.

    • Perigoso ? Quem nos dera ! É uma pedrada no charco da podridão dos reles políticos que hoje temos. Força, grande deputado Ventura. Continua como a voz do povo, que não tem voz.

    • “Não alimentem a criatura”
      Subscrevo o que escreveu. Este cavalheiro André Ventura, tal como todos os populistas é, de facto, perigoso.
      O que me entristece é ver como criaturas destas, com discursos destes, ganham adeptos, de forma crescente. Fico com a sensação que ninguém pára para pensar ou refletir um pouco. E aqui está a resposta ao apoio crescente de muitas pessoas.
      Está tudo entusiasmado com o que esta criatura oportunista diz. Terá ele razão em muito do que afirma? Sim. Tem. Onde está então a novidade? Onde estão as respostas de quem “os tem no sitio”, como já li algures por aqui, aos problemas todos que ele aponta? Pois, é aqui que a máscara cai… Afinal, parece não “os ter no sitio”. Não tem respostas, ou se as tem, seriam impopulares, certamente iriam ferir muitos ouvidos encantados que por aqui andam a espumar de alegria com os discursos do bicho.
      Por mim, detesto gajos destes, populistas e oportunistas, sejam de esquerda ou de direita. O que eu quero ouvir da boca deste artista são as soluções para os problemas que ele refere. Quando o artista disser isso, então, o que vai ocorrer, de certeza absoluta, é que muita da plebe que hoje lhe bate palminhas vai mudar o discurso e chamar-lhe nomes feios. Aguardemos!

      • As pessoas no fundo querem mandar um murro no sistema. E o André serve para isso. O problema é que ele pode “fugir” do controlo. Não se esqueçam que também Salazar foi um democrata. E surgiu porque a primeira república era um caos. E o Hitler também surgiu num período de forte recessão económica onde o discurso fácil colhia bem. A dada altura estas criaturas eram “necessárias” para romper com o sistema podre em que se vivia.
        O André não é seguramente nada disto, mas por vezes eles começam bem por baixo e vão crescendo…

    • Cartilheiro? Barocadas ou barricadas? Qual a diferença para si entre a extrema-direita e a extrema-esquerda? Se Andrè Ventura é da Extrema- Direita , este PS, o BE e o PSP são para mim da extrema-esquerda, partidos extintos em muitos dos países!

  8. Disparou, disparou, disparou ……..e acabaram-se as balas !!!!…… Algumas fazem ricochete, ele que se ponha a pau !…se faltar munições, faça como aconselhou o caro Raul Solnado..(ata-se uma fita a bala, dispara-se, puxa-se por a fita e recupera-se a bala).

  9. Carrega Ventura! Só dizes verdades! A casa tá podre e facilmente vai cair! É apenas uma questão de tempo!
    Em França protestam e lutam pelo que é seu e têm o cinto muito menos apertado que os portugueses. Os portugueses continuam mais ocupados com o futebol.

  10. Não valerá a pena virem para aqui agora sobretudo alguns esquerdopatas tentar meter medo que vem aí o papão, ele poderá nunca vir a ser sequer um secretário de estado mas que incomoda, lá isso está comprovado que sim porque as falsidades são fáceis de detectar e na próxima legislatura estou certo que já não estará sozinho a bradar contra dezenas de ouvidos surdos, estes por sua vez é que será melhor começarem a repensar no que andam a fazer.

  11. Cartilheiro? Barocadas ou barricadas? Qual a diferença para si entre a extrema-direita e a extrema-esquerda? Se Andrè Ventura é da Extrema- Direita , este PS, o BE e o PSP são para mim da extrema-esquerda, partidos extintos em muitos dos países!

  12. Ventura mais outro vigarista que logo começou o embuste com a recolha das assinaturas. Mas ainda existem quem seja masoquista e voto nesse patife.

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …