Sem o vento a ajudar e com uma recepção de rock star. Greta Thunberg já está em Lisboa

Jovens e velhos, anónimos e conhecidos, ambientalistas, políticos e muitos jornalistas. A activista sueca Greta Thunberg tinha à sua espera na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, uma larga comitiva que ficou à espera que os ventos arrastassem até terra o catamarã amigo do ambiente onde a jovem atravessou o Atlântico. Uma recepção de rock star.

Greta Thunberg deixou os EUA há cerca de três semanas num catamarã movido a energia solar e a hidro-geradores, deixando uma comitiva de dezenas de pessoas à sua espera. O “La Vagabonde”, a embarcação amiga do ambiente que tinha hasteadas as bandeiras sueca, inglesa, australiana e portuguesa, acabou por demorar algum tempo a atracar na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, uma vez que navegava movida apenas pelo vento.

Jornalistas e a restante comitiva ficaram obrigados a aguardar por algumas horas. A jovem chegou a terra cerca de 10 minutos antes das 13 horas quando se esperava que chegasse às oito da manhã.

Muitos jovens que aguardavam a activista de 16 anos vestiam t-shirts brancas com a inscrição “Justiça Climática” e empunhavam cartazes.

Destacavam-se também duas faixas de pano brancas, com as frases “Low Cost today, High cost tomorrow” (Baixo custo hoje, alto custo amanhã), “Terra – Aterra, menos aviões mais imaginação”.

Havia ainda um grupo de manifestantes vestidos com fatos vermelhos e com rostos pintados de branco e que empunhavam uma faixa a dizer “Emergência climática”, além de um símbolo da Stay Grounded, associação que defende o menor uso dos aviões por libertarem muitos gases poluentes.

Entre os que aguardavam Greta Thunberg estava o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, José Maria Cardoso, que enalteceu “o símbolo que ela é de mobilização de milhões de jovens pelo mundo fora que querem fazer ouvir a sua voz e que querem mostrar o seu lado reivindicativo”.

“Sem dúvida é esta geração que mais vai sofrer com as alterações climáticas, caso não haja reversão da situação”, afirmou o parlamentar, acrescentando que a activista sueca, “como símbolo desta contestação, serve de exemplo para muitos jovens”.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha anunciado que ia evitar cumprimentar pessoalmente Greta Thunberg para evitar “aproveitamento político”.

Também elementos do Bloco de Esquerda e do partido Os Verdes, tal como o líder do PAN, André Silva, quiseram marcar presença na recepção a Greta. “Ela tem sido fundamental para dar voz a este movimento que é cada vez maior, associado a um aumento e alargamento de consciências em torno do combate das nossas vidas, que são as alterações climáticas”, disse à Lusa o líder do PAN.

Rodrigo Antunes / Lusa

Greta Thunberg chega a Lisboa

A representar o movimento “Acção Greve Climática Estudantil”, Andreia Galvão afirmou à Lusa que a greve climática estudantil, lançada por Greta Thunberg, tem sido fundamental para dar visibilidade aos problemas ambientais. “É importante que os jovens estejam empenhados na política e que façam erguer a sua voz na luta por esta causa”, considerou ainda a activista portuguesa, salientando que este é um movimento transversal que deve envolver todas as pessoas.

Greta Thunberg tem previsto partir, ainda hoje, para Madrid, para participar na Cimeira do Clima da ONU. A jovem deverá fazer a viagem de comboio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Pois, e a defesa do ambiente transformou-se num folclore e num desfile de egos.
    Esperamos que a verdadeira defesa do ambiente não saia muito prejudicada e possa recuperar depois de apagados os holofotes, altura em que se faz o verdadeiro trabalho que faz falta fazer…

  2. Em Portugal os chicos espertos essa raça maligna, a quando das visitas da SS e CPCJ lhes bater á porta e lhes perguntar:
    – Porque é que os seus filhos não frequentarem a escola, estes irão responder:
    “O meu filho não vai à escola porque está a fazer greve pelo clima. Desde os nove anitos que é assim apanhado do clima como o pai” diz a mãe.”
    Tenham dó a exploração infantil já acabou no século passado no entanto quando é para ficar em frente a uma câmara ninguém fica escandalizado. A estupidificação de massas continua. Viva a radicalização da esquerda ecologista. Viva o trabalho infantil. É disto que se trata. Claro que as estações não o vão dizer, pois estas também o fazem com os jovens/crianças do mundo do espectáculo.
    Eu tiro o chapéu a todo aqueles jovens que seguem os seus estudos e seguem pelo caminho cientifico na procura de soluções para um Mundo melhor. Esse é que vão mudar o mundo, mas os louros vão para as Gretas deste mundo, desde Fátima que na se via tanta gente atrás de uma criança.
    Mas como dizia o outro o burro aqui sou eu.

    • Agora é que disse tudo, enganar os pacóvios em nome do ambiente para impingir aos mesmos pacóvios mais uma taxa e mais um imposto.

  3. Num luxuoso veleiro, que para seu fabrico foram emitidas toneladas de CO2, que se move nas águas do Tejo a combustíveis fosseis! Nada de novo, apenas mais uma criança a ser usada para ganhar protagonismo.
    A história está cheia de exemplos.

  4. Em vez de andar na escola, a tentar aprender alguma coisa de útil, anda a passear pelo mundo, marioneta de interesses obscuros. Vergonha deviam ter o pais que permitem isto, ou antes pelo contrário que apoiam , pois anda a viver à conta da criança, até abandonaram os empregos. De onde vem tanto dinheiro? já se questionaram ?.
    E depois temos esta classe politica que só pensa na sua promoção própria, e que não perde uma oportunidade para aparecer TENHAM VERGONHA.

  5. Welcome !!!!….Greta . Aproveite a gastronomia do nosso belo País e da nossa esplêndida Capital. Aconselho um bom Cozido a Portuguesa, um bom Leitão a Bairrada e porque não uma boa Chanfana a Lafões…………Enjoy your food !

  6. Não entendo como se pode dar tanto crédito a uma criança que não quer ir à escola e vem falar de coisas que nem entende, só porque ouviu dizer num qualquer lugar.
    As alterações climáticas e o aquecimento global são aproveitamentos políticos e do capitalismo para moldarem as opiniões dos povos.
    Só os vejo falar e taxar produtos e comportamentos, fazer alguma coisa para resolver os problemas é que eu não vejo, continua a deixar arder, e não é apenas na Amazónia, é em todos os continentes, em quase todos os países… Reflorestar o que arde por incompetência dos “mandantes que tudo sabem”, para que se possa reverter o excesso de carbono pela fotossíntese é que nem seque se ouve falar. Tratar o ar que tanto dizem estar poluído é coisa que, apesar da ciência ter respostas, os políticos nem falam, não deve dar dinheiro para eles e para os amigos.
    Agora perder tempo numa recepção entusiasta a uma criança tola, é só ver a festa que se faz.
    Pobre mundo este…

  7. Agora é que disse tudo, enganar os pacóvios em nome do ambiente para impingir aos mesmos pacóvios mais uma taxa e mais um imposto.

  8. Quase todos os comentários são discursos de ódio. Quase sempre de homens que se sentem inferiorizados e humilhados com o protagonismo de uma menina. Tratem-se!

    • Dá o exemplo e segue à frente tratando-te e urgentemente. Ninguém de bom senso e minimamente inteligente segue atrás duma miúda doente mental, não sei se sabes mas ela supostamente tem a doença autista, como tal sofre de perturbações mentais e se tua segues é melhor ires ao psiquiatra. As melhoras. E já agora, sou mulher. portanto não acertas uma para a caixa.

  9. Com mais de 70 anos a navegar em veleiros, reparei que o Catamarã, entrou na barra do Tejo com os motores a trabalhar, e só os desligou depois de passar a Torre do Bugio. No entanto as televisões que estiveram a transmitir em direto, a chegada da menina sueca Greta, passaram todo o tempo a dizer que ela tinha viajado de barco dos EUA para a Europa, porque não queria usar combustíveis fósseis.
    Não entendo, ou melhor – entendo bem !

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …