Sem o vento a ajudar e com uma recepção de rock star. Greta Thunberg já está em Lisboa

Jovens e velhos, anónimos e conhecidos, ambientalistas, políticos e muitos jornalistas. A activista sueca Greta Thunberg tinha à sua espera na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, uma larga comitiva que ficou à espera que os ventos arrastassem até terra o catamarã amigo do ambiente onde a jovem atravessou o Atlântico. Uma recepção de rock star.

Greta Thunberg deixou os EUA há cerca de três semanas num catamarã movido a energia solar e a hidro-geradores, deixando uma comitiva de dezenas de pessoas à sua espera. O “La Vagabonde”, a embarcação amiga do ambiente que tinha hasteadas as bandeiras sueca, inglesa, australiana e portuguesa, acabou por demorar algum tempo a atracar na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, uma vez que navegava movida apenas pelo vento.

Jornalistas e a restante comitiva ficaram obrigados a aguardar por algumas horas. A jovem chegou a terra cerca de 10 minutos antes das 13 horas quando se esperava que chegasse às oito da manhã.

Muitos jovens que aguardavam a activista de 16 anos vestiam t-shirts brancas com a inscrição “Justiça Climática” e empunhavam cartazes.

Destacavam-se também duas faixas de pano brancas, com as frases “Low Cost today, High cost tomorrow” (Baixo custo hoje, alto custo amanhã), “Terra – Aterra, menos aviões mais imaginação”.

Havia ainda um grupo de manifestantes vestidos com fatos vermelhos e com rostos pintados de branco e que empunhavam uma faixa a dizer “Emergência climática”, além de um símbolo da Stay Grounded, associação que defende o menor uso dos aviões por libertarem muitos gases poluentes.

Entre os que aguardavam Greta Thunberg estava o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, José Maria Cardoso, que enalteceu “o símbolo que ela é de mobilização de milhões de jovens pelo mundo fora que querem fazer ouvir a sua voz e que querem mostrar o seu lado reivindicativo”.

“Sem dúvida é esta geração que mais vai sofrer com as alterações climáticas, caso não haja reversão da situação”, afirmou o parlamentar, acrescentando que a activista sueca, “como símbolo desta contestação, serve de exemplo para muitos jovens”.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha anunciado que ia evitar cumprimentar pessoalmente Greta Thunberg para evitar “aproveitamento político”.

Também elementos do Bloco de Esquerda e do partido Os Verdes, tal como o líder do PAN, André Silva, quiseram marcar presença na recepção a Greta. “Ela tem sido fundamental para dar voz a este movimento que é cada vez maior, associado a um aumento e alargamento de consciências em torno do combate das nossas vidas, que são as alterações climáticas”, disse à Lusa o líder do PAN.

Rodrigo Antunes / Lusa

Greta Thunberg chega a Lisboa

A representar o movimento “Acção Greve Climática Estudantil”, Andreia Galvão afirmou à Lusa que a greve climática estudantil, lançada por Greta Thunberg, tem sido fundamental para dar visibilidade aos problemas ambientais. “É importante que os jovens estejam empenhados na política e que façam erguer a sua voz na luta por esta causa”, considerou ainda a activista portuguesa, salientando que este é um movimento transversal que deve envolver todas as pessoas.

Greta Thunberg tem previsto partir, ainda hoje, para Madrid, para participar na Cimeira do Clima da ONU. A jovem deverá fazer a viagem de comboio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Pois, e a defesa do ambiente transformou-se num folclore e num desfile de egos.
    Esperamos que a verdadeira defesa do ambiente não saia muito prejudicada e possa recuperar depois de apagados os holofotes, altura em que se faz o verdadeiro trabalho que faz falta fazer…

  2. Em Portugal os chicos espertos essa raça maligna, a quando das visitas da SS e CPCJ lhes bater á porta e lhes perguntar:
    – Porque é que os seus filhos não frequentarem a escola, estes irão responder:
    “O meu filho não vai à escola porque está a fazer greve pelo clima. Desde os nove anitos que é assim apanhado do clima como o pai” diz a mãe.”
    Tenham dó a exploração infantil já acabou no século passado no entanto quando é para ficar em frente a uma câmara ninguém fica escandalizado. A estupidificação de massas continua. Viva a radicalização da esquerda ecologista. Viva o trabalho infantil. É disto que se trata. Claro que as estações não o vão dizer, pois estas também o fazem com os jovens/crianças do mundo do espectáculo.
    Eu tiro o chapéu a todo aqueles jovens que seguem os seus estudos e seguem pelo caminho cientifico na procura de soluções para um Mundo melhor. Esse é que vão mudar o mundo, mas os louros vão para as Gretas deste mundo, desde Fátima que na se via tanta gente atrás de uma criança.
    Mas como dizia o outro o burro aqui sou eu.

    • Agora é que disse tudo, enganar os pacóvios em nome do ambiente para impingir aos mesmos pacóvios mais uma taxa e mais um imposto.

  3. Num luxuoso veleiro, que para seu fabrico foram emitidas toneladas de CO2, que se move nas águas do Tejo a combustíveis fosseis! Nada de novo, apenas mais uma criança a ser usada para ganhar protagonismo.
    A história está cheia de exemplos.

  4. Em vez de andar na escola, a tentar aprender alguma coisa de útil, anda a passear pelo mundo, marioneta de interesses obscuros. Vergonha deviam ter o pais que permitem isto, ou antes pelo contrário que apoiam , pois anda a viver à conta da criança, até abandonaram os empregos. De onde vem tanto dinheiro? já se questionaram ?.
    E depois temos esta classe politica que só pensa na sua promoção própria, e que não perde uma oportunidade para aparecer TENHAM VERGONHA.

  5. Welcome !!!!….Greta . Aproveite a gastronomia do nosso belo País e da nossa esplêndida Capital. Aconselho um bom Cozido a Portuguesa, um bom Leitão a Bairrada e porque não uma boa Chanfana a Lafões…………Enjoy your food !

  6. Não entendo como se pode dar tanto crédito a uma criança que não quer ir à escola e vem falar de coisas que nem entende, só porque ouviu dizer num qualquer lugar.
    As alterações climáticas e o aquecimento global são aproveitamentos políticos e do capitalismo para moldarem as opiniões dos povos.
    Só os vejo falar e taxar produtos e comportamentos, fazer alguma coisa para resolver os problemas é que eu não vejo, continua a deixar arder, e não é apenas na Amazónia, é em todos os continentes, em quase todos os países… Reflorestar o que arde por incompetência dos “mandantes que tudo sabem”, para que se possa reverter o excesso de carbono pela fotossíntese é que nem seque se ouve falar. Tratar o ar que tanto dizem estar poluído é coisa que, apesar da ciência ter respostas, os políticos nem falam, não deve dar dinheiro para eles e para os amigos.
    Agora perder tempo numa recepção entusiasta a uma criança tola, é só ver a festa que se faz.
    Pobre mundo este…

  7. Agora é que disse tudo, enganar os pacóvios em nome do ambiente para impingir aos mesmos pacóvios mais uma taxa e mais um imposto.

  8. Quase todos os comentários são discursos de ódio. Quase sempre de homens que se sentem inferiorizados e humilhados com o protagonismo de uma menina. Tratem-se!

    • Dá o exemplo e segue à frente tratando-te e urgentemente. Ninguém de bom senso e minimamente inteligente segue atrás duma miúda doente mental, não sei se sabes mas ela supostamente tem a doença autista, como tal sofre de perturbações mentais e se tua segues é melhor ires ao psiquiatra. As melhoras. E já agora, sou mulher. portanto não acertas uma para a caixa.

  9. Com mais de 70 anos a navegar em veleiros, reparei que o Catamarã, entrou na barra do Tejo com os motores a trabalhar, e só os desligou depois de passar a Torre do Bugio. No entanto as televisões que estiveram a transmitir em direto, a chegada da menina sueca Greta, passaram todo o tempo a dizer que ela tinha viajado de barco dos EUA para a Europa, porque não queria usar combustíveis fósseis.
    Não entendo, ou melhor – entendo bem !

RESPONDER

Tribunal Geral da UE anula multa de 13 mil milhões de Bruxelas à Apple

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) decidiu, esta quarta-feira, anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à Apple por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda. "O Tribunal Geral anula …

Autoridade belga multa Google em 600 mil euros por falha no "direito a ser esquecido"

A autoridade belga de proteção de dados anunciou na terça-feira que impôs uma multa de 600 mil euros à empresa Google Belgium por falta de conformidade no direito a ser esquecido, pedido por um cidadão. Numa …

Costa avisa: País não aguenta novo confinamento. Inverno tem de ser preparado já

O primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da covid-19 e avisou que o tempo é "curtíssimo" para a sociedade se preparar para o próximo inverno. Esta …

Parlamento aprova relatório da audição de Centeno para governador do BdP

O relatório da audição de Mário Centeno no âmbito da proposta de designação para governador do Banco de Portugal foi aprovado, esta quarta-feira, pelos deputados com voto favorável do PS e a abstenção do PSD …

Nova campanha da Casa Branca pede a milhões de desempregados que encontrem outro emprego

A pandemia de covid-19 foi um verdadeiro balde de água fria para muitos norte-americanos que acabaram no desemprego. Agora, uma nova campanha publicitária apoiada pela Casa Branca visa incentivar as pessoas desempregadas a "encontrar algo …

"Mais vale tarde do que nunca", diz Presidente sobre acusação no caso BES

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que a justiça portuguesa "está a viver um bom período" e a dedução da acusação no caso BES "é uma boa notícia", observando que "mais vale tarde do …

Durante a pandemia, as pessoas movimentaram (e guardaram) mais notas e moedas

A pandemia de covid-19, que em dezembro do ano passado surgiu na China, fez com que as pessoas movimentassem (e guardassem) mais dinheiro físico, apesar de as opções digitais serem consideradas mais seguras. A conclusão …

Marinheiros partiram para alto mar sem covid-19 (mas regressaram misteriosamente infetados)

A Argentina está a ver-se a braços com um mistério médico, numa altura em que 57 marinheiros regressaram a terra infetados com covid-19 depois de 35 dias em alto mar. Os membros da tripulação do …

EUA aprovam fim do estatuto especial de Hong Kong. China ameaça retaliar

O Governo chinês considerou esta quarta-feira a Lei da Autonomia de Hong Kong, assinada pelo Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, uma "grave interferência nos assuntos internos" do país e ameaçou retaliar. Numa declaração, o …

Advogados de Tancos voltam a criticar o CSM e o juiz Carlos Alexandre

Dezasseis advogados do processo de Tancos voltam a criticar o Conselho Superior da Magistratura (CSM) e o juiz de instrução Carlos Alexandre, desta vez por não terem "entendido" as razões do seu primeiro protesto. Os dezasseis …