Crise surpresa na China coloca em risco venda do Novo Banco

António Cotrim / Lusa

-

O furacão que está a afundar a bolsa chinesa está a fazer-se sentir nas negociações para a venda do Novo Banco ao chineses da Anbang.

Expresso adianta que as negociações estão nesta altura num impasse, descrevendo que a Anbang, que tem ações de empresas chinesas, está a ter prejuízos e tem-se mostrado indisponível para melhorar as condições.

Em causa está o preço – e a dimensão do prejuízo a assumir pelo Banco de Portugal no processo. Tal como se encontra a proposta neste momento, os prejuízos poderiam chegar aos dois mil milhões de euros para o Fundo de Resolução.

O Diário Económico cita “fontes conhecedoras do processo” que afirmam que o grupo segurador chinês está a endurecer a sua posição negocial, acentuando-se o braço-de-ferro em torno da capitalização do Novo Banco, apontado neste momento como “o maior problema”.

O Banco de Portugal exige um reforço de capital para acautelar contingências e os resultados dos testes de stress europeus, mas o grupo segurador chinês exige um maior nível de conforto, com menores reforços na capitalização além da inicialmente prevista pelo comprador – na ordem dos mil milhões de euros.

A Anbang foi o comprador eleito pelo Banco de Portugal para dar seguimento às negociações, que têm que estar concluídas até segunda-feira, 31 de agosto. Caso a venda não se concretize, caberá ao Fundo de Resolução a recapitalização do banco, que provavelmente será suportado pelo Estado.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está mais que visto que será o Estado português a ter que desembolsar o montante da recapitalização. Não há qualquer margem para dúvidas. O CEO do Anbang já afirmou que a aquisição do Novo Banco em Portugal deixou de ser uma prioridade e que se encontra neste momento mais interessada em reforçar posições já contratualizadas com algumas empresas chinesas que se encontram em situação de risco inerente. Assim, esqueçam a compra do Novo Banco por capitais chineses. Mais um agravar da crise portuguesa se fará notar no quarto trimestre deste ano bem como no novo ano. Saudações.

    • Neste momento a China faz melhores ‘aplicações’ fora que entre portas e antecipar com o discurso da ‘desgraça’ como o faz sem olhar outras portas que se encontram entreabertas não deixa de ser o que é – Culto da desgraça.
      Tenha em conta que o fundo de resolução é o único responsável e mesmo que à data não tenha fundos para cobrir qualquer desvio, o estado EMPRESTARÁ a diferença cujo capital será ONERADO!
      Venda-se a chineses ou por convite directo a candidatos anteriores e/ou outros investidores vinculados ao mesmo caderno de encargos, qualquer alternativa não terá custos para os contribuintes, mesmo com a eventual quota parte da CGD por se tratar de “fundo de resolução”!
      Entre nacionalizar e a solução adoptada incluindo o percurso futuro, não restam dúvidas, tratando-se de um banco privado e ao que parece ‘do regime’ que em menos de 8 anos trepou no ranking – vai-se saber mais tarde como – que a mais competente e eficaz solução foi a que, aliás reconhecidamente, foi adoptada, havendo lugar à justiça para os verdadeiramente enganados por criminoso(s). Sim, certamente havia investidores à boleia do mesmo comboio!

RESPONDER

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …