A nova marca de automóveis elétricos da Sony e da Honda apresentou esta terça-feira, na CES, o seu primeiro modelo. Não é barato: a fabricante está a pedir um preço elevado pelo Afeela 1, que começa em quase 90 mil dólares — cerca de 85 mil euros.
Há exatamente um ano, a Sony revelou o protótipo do seu carro elétrico, construído em parceria com a Honda — que poderia ser conduzido com um comando de Playstation.
Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, durante a CES 2025, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, apresentou o seu Afeela 1, o primeiro modelo produzido pela Sony Honda Mobility, o consórcio que resultou da parceria entre a Sony e a Honda.
Com um preço de entrada de 89.900 dólares (cerca de 85 mil euros), o Afeela 1 está já disponível para pré-encomenda — para já, apenas na Califórnia, anunciou Yoshida, sem adiantar quando se prevê que esteja disponível no mercado mundial.
O veículo estará disponível, a partir de 2026, em duas versões: o Afeelia 1 Origin de 89 mil dólares, e o Afeela 1 Signature, com um preço base de 102.900 dólares — cerca de 99 mil euros.
O preço inclui uma assinatura gratuita de três anos para uma variedade de recursos no carro, incluindo a assistência ao condutor Nível 2+ e um assistente pessoal alimentado por IA — uma opção que parece confirmar a tentação dos fabricantes de vender subscrições anuais dos extras da viatura aos clientes a quem já venderam o carro.
Entre as especificações que nos é possível consultar no configurador, conta-se uma autonomia de até 480km e suporte integrado para a rede Supercharger da Tesla. A única opção de pintura parece ser “Core Black”.
A última versão do protótipo, que o CEO da Sony Honda Mobility, Yasuhide Mizuno, descreveu como “quase final”, parece uma mistura de um Tesla com um Lucid Air, com saliências curtas e uma longa distância entre eixos, nota o The Verge.
O EV tem ecrãs a toda a largura do painel de instrumentos, 40 sensores e câmaras para assistência à condução semi-autónoma, tração integral e sugestões de integração de realidade aumentada e “mundos virtuais” incorporados na experiência de condução.
A primeira incursão da Sony no sector automóvel foi concebida para competir com alguns dos principais intervenientes no espaço dos veículos elétricos de luxo, salienta o The Verge.
Mizuno demonstrou uma das caraterísticas mais avançadas do Afeela 1 quando chamou o veículo ao palco, com o comando de voz “Come on out, Afeela” ditado para o seu telemóvel.
Segundo o CEO da Sony Honda Mobility, esta foi “uma demonstração técnica para esta apresentação”, pelo que não é claro se os comandos de voz se tornarão uma funcionalidade de produção.