/

Uso de máscaras vai ser obrigatório na Madeira

Maxim Shipenkov / EPA

As máscaras de proteção contra a pandemia de covid-19 que o Governo da Madeira vai distribuir a partir da próxima semana serão de uso obrigatório, disse esta sexta-feira o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Na videoconferência para apresentação do relatório epidemiológico diário da Madeira, governante destacou que “o Governo Regional tem a responsabilidade de atribuir máscaras de proteção” à população, uma medida que demonstrou ser “positiva e assertiva nesta fase da covid-19 noutros locais”, pelo que este equipamento “vai ser distribuído a partir da próxima semana e vai ser obrigatório”.

Pedro Ramos tinha já referido na passada quarta-feira que as 250 mil máscaras que o Executivo vai receber serão distribuídas pelos CTT.

Na segunda-feira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, indicou que a maioria das máscaras, que podem ser reutilizadas, está a ser fabricada na região.

“Esperamos no dia 14 ou 15 [de abril] termos já 250 mil máscaras destas (…) E, numa fase posterior, à medida que as restrições à circulação forem sendo terminadas, penso que podemos aventar um cenário onde o uso da máscara será obrigatório”, afirmou.

Na videoconferência desta sexta-feira, Pedro Ramos foi questionado pelos jornalistas sobre a postura de pessoas que insistem em promover ajuntamentos e tentam viajar para outro concelho que não o de residência, e considerou serem “casos pontuais”.

No primeiro dia da operação “Páscoa em casa”, a PSP da região mandou 700 condutores regressarem a casa. “A população tem-se portado muito bem e esses casos são sinal de que a PSP está a fazer o seu trabalho”, opinou Pedro Ramos, acrescentando que estas situações não conseguem “denegrir a imagem da postura cívica da população em geral”.

Sobre o prolongamento do estado de emergência até 1 de maio, esta sexta-feira anunciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ser uma “decisão sensata e fundamentada por opiniões de especialistas nas áreas da Proteção Civil e Saúde Pública”.

Nesta sexta-feira , a Madeira não registou novos casos de infetados com covid-19, pelo segundo dia consecutivo, permanecendo 50 pessoas doentes.

“Não há novos casos positivos a reportar, mantendo-se os 50 infetados positivos e um recuperado”, declarou Bruna Gouveia, a vice-presidente do Instituto da Administração de Saúde da região, na videoconferência, acompanhada por Pedro Ramos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.