Uso de máscaras vai ser obrigatório na Madeira

Maxim Shipenkov / EPA

As máscaras de proteção contra a pandemia de covid-19 que o Governo da Madeira vai distribuir a partir da próxima semana serão de uso obrigatório, disse esta sexta-feira o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Na videoconferência para apresentação do relatório epidemiológico diário da Madeira, governante destacou que “o Governo Regional tem a responsabilidade de atribuir máscaras de proteção” à população, uma medida que demonstrou ser “positiva e assertiva nesta fase da covid-19 noutros locais”, pelo que este equipamento “vai ser distribuído a partir da próxima semana e vai ser obrigatório”.

Pedro Ramos tinha já referido na passada quarta-feira que as 250 mil máscaras que o Executivo vai receber serão distribuídas pelos CTT.

Na segunda-feira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, indicou que a maioria das máscaras, que podem ser reutilizadas, está a ser fabricada na região.

“Esperamos no dia 14 ou 15 [de abril] termos já 250 mil máscaras destas (…) E, numa fase posterior, à medida que as restrições à circulação forem sendo terminadas, penso que podemos aventar um cenário onde o uso da máscara será obrigatório”, afirmou.

Na videoconferência desta sexta-feira, Pedro Ramos foi questionado pelos jornalistas sobre a postura de pessoas que insistem em promover ajuntamentos e tentam viajar para outro concelho que não o de residência, e considerou serem “casos pontuais”.

No primeiro dia da operação “Páscoa em casa”, a PSP da região mandou 700 condutores regressarem a casa. “A população tem-se portado muito bem e esses casos são sinal de que a PSP está a fazer o seu trabalho”, opinou Pedro Ramos, acrescentando que estas situações não conseguem “denegrir a imagem da postura cívica da população em geral”.

Sobre o prolongamento do estado de emergência até 1 de maio, esta sexta-feira anunciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ser uma “decisão sensata e fundamentada por opiniões de especialistas nas áreas da Proteção Civil e Saúde Pública”.

Nesta sexta-feira , a Madeira não registou novos casos de infetados com covid-19, pelo segundo dia consecutivo, permanecendo 50 pessoas doentes.

“Não há novos casos positivos a reportar, mantendo-se os 50 infetados positivos e um recuperado”, declarou Bruna Gouveia, a vice-presidente do Instituto da Administração de Saúde da região, na videoconferência, acompanhada por Pedro Ramos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …