A larva de besouro é o novo amendoim. União Europeia aprova primeiro inseto comestível

A larva de besouro tornou-se o primeiro inseto a ser considerado seguro para consumo humano pela agência de segurança alimentar da União Europeia (UE).

A conclusão dos cientistas da agência de segurança alimentar da União Europeia (UE), após um pedido da empresa francesa de produção de insetos para alimentos, Agronutris, deve levar à aprovação em toda a UE dentro de meses da larva de besouro como um produto adequado para prateleiras de supermercados e cozinhas em todo o continente.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os principais componentes do inseto são proteína, gordura e fibra, oferecendo uma fonte de alimento potencialmente sustentável e com baixa emissão de carbono para o futuro. Quando seco, o inseto tem um sabor semelhante ao amendoim.



Por outro lado, as larvas podem não ser aconselháveis ​​para todas as pessoas. Quem tem alergia ao camarão e à poeira pode sofrer uma reação aos insetos.

As larvas podem ser consumidas como aperitivo e apresentam uma variedade de sabores. Alternativamente, o inseto pode ser transformado num ingrediente, como farinha para uma sobremesa.

“Esta primeira avaliação de risco da EFSA de um inseto como novo alimento pode abrir caminho para a primeira aprovação em toda a UE. A nossa avaliação de risco é uma etapa decisiva e necessária na regulamentação de novos alimentos, apoiando os formuladores de políticas na UE na tomada de decisões com base científica e garantindo a segurança dos consumidores”, disse Ermolaos Ververis, um oficial científico da agência.

Para os principais participantes da indústria de insetos como alimentos, o potencial dos seus alimentos ricos em proteínas foi prejudicado pela falta de aprovação em toda a UE. Os produtos estão proibidos de venda em França, Alemanha, Itália e Espanha, entre outros países europeus.

Os reguladores britânicos, holandeses, belgas, dinamarqueses e finlandeses decidiram que a diretiva da UE não se aplica a produtos de origem animal usados ​​para alimentação. Porém, em 2018, uma nova lei da UE estipulou que os pratos à base de insetos exigiriam autorização para novos alimentos, colocando a indústria de alimentos para insetos no corredor da morte.

Os produtos permaneceram disponíveis nesses países como resultado de um período de transição para permitir que as empresas que já produziam alimentos de insetos operassem até receber a sentença final.

Alimentos à base de insetos há muito são vistos como parte da solução para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa na produção de alimentos. Houve 15 aplicações para produtos alimentícios à base de insetos. Os quatro nos estágios finais do processo da EFSA são grilos adultos frescos e secos, gafanhotos e besouros conhecidos como cascudinhos.

A partir do momento da publicação do parecer da EFSA, a Comissão Europeia tem sete meses para apresentar uma proposta de autorização, a qual irá a votação pelos Estados membros.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Comam vocês! Agora querem-nos enfiar todo o barrete e mais algum! Vão lá ver se os senhores do PAN e os vegans querem essa porcaria…

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …