A larva de besouro é o novo amendoim. União Europeia aprova primeiro inseto comestível

A larva de besouro tornou-se o primeiro inseto a ser considerado seguro para consumo humano pela agência de segurança alimentar da União Europeia (UE).

A conclusão dos cientistas da agência de segurança alimentar da União Europeia (UE), após um pedido da empresa francesa de produção de insetos para alimentos, Agronutris, deve levar à aprovação em toda a UE dentro de meses da larva de besouro como um produto adequado para prateleiras de supermercados e cozinhas em todo o continente.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os principais componentes do inseto são proteína, gordura e fibra, oferecendo uma fonte de alimento potencialmente sustentável e com baixa emissão de carbono para o futuro. Quando seco, o inseto tem um sabor semelhante ao amendoim.

Por outro lado, as larvas podem não ser aconselháveis ​​para todas as pessoas. Quem tem alergia ao camarão e à poeira pode sofrer uma reação aos insetos.

As larvas podem ser consumidas como aperitivo e apresentam uma variedade de sabores. Alternativamente, o inseto pode ser transformado num ingrediente, como farinha para uma sobremesa.

“Esta primeira avaliação de risco da EFSA de um inseto como novo alimento pode abrir caminho para a primeira aprovação em toda a UE. A nossa avaliação de risco é uma etapa decisiva e necessária na regulamentação de novos alimentos, apoiando os formuladores de políticas na UE na tomada de decisões com base científica e garantindo a segurança dos consumidores”, disse Ermolaos Ververis, um oficial científico da agência.

Para os principais participantes da indústria de insetos como alimentos, o potencial dos seus alimentos ricos em proteínas foi prejudicado pela falta de aprovação em toda a UE. Os produtos estão proibidos de venda em França, Alemanha, Itália e Espanha, entre outros países europeus.

Os reguladores britânicos, holandeses, belgas, dinamarqueses e finlandeses decidiram que a diretiva da UE não se aplica a produtos de origem animal usados ​​para alimentação. Porém, em 2018, uma nova lei da UE estipulou que os pratos à base de insetos exigiriam autorização para novos alimentos, colocando a indústria de alimentos para insetos no corredor da morte.

Os produtos permaneceram disponíveis nesses países como resultado de um período de transição para permitir que as empresas que já produziam alimentos de insetos operassem até receber a sentença final.

Alimentos à base de insetos há muito são vistos como parte da solução para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa na produção de alimentos. Houve 15 aplicações para produtos alimentícios à base de insetos. Os quatro nos estágios finais do processo da EFSA são grilos adultos frescos e secos, gafanhotos e besouros conhecidos como cascudinhos.

A partir do momento da publicação do parecer da EFSA, a Comissão Europeia tem sete meses para apresentar uma proposta de autorização, a qual irá a votação pelos Estados membros.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Comam vocês! Agora querem-nos enfiar todo o barrete e mais algum! Vão lá ver se os senhores do PAN e os vegans querem essa porcaria…

RESPONDER

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …

Um pouco por todo o mundo, protesta-se contra o "passaporte da escravidão" às vacinas

O fim-de-semana foi marcado por manifestações em Itália, na Grécia, na França, no Reino Unido e na Austrália contra as proibições a quem não tem certificados de vacinação ou testes PCR. Vários governos têm apertado as …

Benfica à procura de fazer cortes no ataque. Carlos Vinícius será o primeiro a cair

Carlos Vinícius continua a não fazer parte das contas de Jorge Jesus e deverá estar de saída. O Benfica quer reduzir o leque de avançados do clube. O Benfica continua a estudar o mercado à procura …