Um português e um luso-descendente entre 41 detidos na Venezuela

A Guarda Nacional Bolivariana, a polícia militar da Venezuela, deteve 41 pessoas, incluindo um português e um luso-descendente, que se encontravam perto da Praça Altamira, no leste de Caracas, onde um grupo de manifestantes tentava impedir a circulação de viaturas com barricadas na estrada.

As detenções tiveram lugar na noite de sexta-feira e, segundo residentes, entre os detidos encontra-se um português de 56 anos de idade, que na altura não tinha na sua posse documentos de identificação. Alegadamente, o português não tinha nada a ver com a manifestação e foi detido quando chegava a casa.

Segundo as fontes foi também detido um luso-descendente, Jacinto Gonçalves, que alegadamente observava os manifestantes e teria sido levado para o Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas.

Entretanto, o canal estatal Venezuelana de Televisão noticiou que entre os 41 detidos, encontram-se “oito estrangeiros procurados por terrorismo internacional”.

O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa confirmou, na sua conta do Twitter, que os guardas nacionais “atacaram e roubaram o equipamento de trabalho a pelo menos dois jornalistas estrangeiros” que se encontravam no local, incluindo a fotógrafa italiana Francesca Commissari.

Segundo o diário El Universal, familiares dos detidos denunciaram que os guardas nacionais lhes roubaram os telemóveis.

Há 17 dias que se registam protestos em várias localidades da Venezuela, entre manifestações pacíficas e actos de violência que provocaram pelo menos 18 mortos, 261 feridos e mais de 500 detidos.

Os protestos começaram a 12 de fevereiro, com uma marcha pacífica de estudantes contra a insegurança, mas intensificaram-se nesse mesmo dia, quando confrontos entre manifestantes, forças de ordens e alegados grupos armados, provocaram a morte de três pessoas.

As manifestações persistem apesar de os venezuelanos terem por tradição viajar até localidades do interior do país para celebrar o carnaval.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …