Momento marcante: Ucrânia terá abatido míssil hipersónico “imparável”

19

TASS

Sistema Patriot parou um dos mísseis balísticos mais modernos da Rússia, de acordo com os serviços ucranianos. Será momento importante na guerra.

A Rússia apresentou o Kinzhal, ou Kh-47, como um míssil hipersónico “imparável”.

Seria um dos mísseis mais modernos da Rússia, com tal velocidade hipersónica que de certeza nunca seria travado. E com um alcance de 2 mil quilómetros, que permite disparar bem longe do local de conflito.

“As características únicas de voo do porta-aviões de alta velocidade permitem que o míssil atinja o alvo em minutos. Permitem superar todos os sistemas de defesa anti-aérea e anti-mísseis existentes, e futuros”, anunciou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda em 2018.

No entanto, a Força Aérea ucraniana informou no sábado que, graças ao sistema de defesa anti-aérea Patriot, conseguiu abater um míssil Kh-47.

Caso se confirme, é um momento notável do conflito, avisa a CNN. Porque esse avanço ucraniano origina mais dúvidas sobre as aparentes armas de nova geração da Rússia.

O Kh-47 atinge cerca de 10 vezes a velocidade do som e tem origem no míssil balístico Iskander, de menor alcance, que é lançado a partir do solo. Transporta uma ogiva de cerca de 500 quilos.

Mas, de acordo com os serviços secretos da Ucrânia, a Rússia só tem algumas dezenas de mísseis Kh-47.

Além disso, a fase final do seu voo tem sido questionada: pode não ser tão manobrável ou tão rápido quando se aproxima de um alvo.

E, claro, os Patriot alteraram consideravelmente a capacidade de defesa anti-aérea na Ucrânia, que se restringia a sistemas de defesa dos tempos da União Soviética.

O exército russo tem lançado diversos mísseis Kh-47 – embora não haja dados concretos sobre os danos causados e sobre os alvos atingidos.

Outro método recente de ataque, o carro de combate T-90M, também tem sido travado mais facilmente do que o Kremlin previa. Já o Moskva, navio de guerra, afundou-se há pouco mais de um ano.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

19 Comments

  1. “As características únicas de voo do porta-aviões de alta velocidade(…)”
    Fenomenal! Só mesmo russos para terem um porta-aviões que voa.

    • Porta-aviões que voa, ainda por cima mais rápido que o som, só pode ser…extra-terrestre. Se calhar o Putin já fez uma aliança com os E.T.s. Estamos bem tramados…

  2. Mentira. Não há uma única informação vinda da Ucrânia que seja verdade. Zelenski mente sempre que abre a boca, os militares ucranianos mentem, os serviços de informação ucranianos mentem. E se isso não chegasse, a NATO mente, a UE mente, os serviços secretos ingleses mentem, a CIA mente, o Pentágono mente, a imprensa ocidental mente. Como em breve veremos, quando a Rússia liquidar os seus adversários ucranianos e a NATO. Não acreditam? É só esperar mais um bocado…

    • Se for sarcasmo, está muito bem, pois tais afirmações revestem-se de uma estupidez patologia que apenas se adqua nessa situação .

    • Um míssil Patriot (pack 3, isto é, da década de 90!!!!!!!) de 1 milhão de euros abateu um Kinzhal (última geração) de 16 milhões. Sei que te dói, Nunito… mas a vida é mesmo assim. A Rússia está a perder em toda a linha. Só de pensar que já teve o controlo do aeroporto de Kiev, já teve uma coluna de blindados de 60 kms para tomar Kiev e agora, está apenas ao longo da sua fronteira. Foi escorraçada de Kahrkiv e depois de Kerhson. E agora já nem realiza as comemorações do 9 de maio porque pouco ou nada tem para mostrar. Assim, centra as comemorações apenas em Moscovo para ter alguma coisa que se veja. Se o motivo fosse mesmo a insegurança, provocada pela Ucrânia, então porque motivo as comemorações em Moscovo também não seriam suspensas?! O material que têm já não permite estar em todo o lado. Assim concentra-se tudo em Moscovo. O outro que anda aos berros já nem balas tem. A Ucrânia está claramente a ganhar e ganhará no final.

    • Cá está o GRANDE COMUNISTA Nuno Cardoso. Vai para o teatro de operações para ver se o material russo é de boa qualidade ou é uma porcaria. O material de guerra americano é de outra galáxia. Pobre Rússia, é só bazófia mentirosa. Russos, são um povo completamente enganado pelo ditador. Um povo a rondar a ingenuidade, em pleno século XXI.

  3. Vindo dos russos não se pode acreditar em nada, se eles dizem que o missil faz 9 a 10 vezes a velocidade do som, o mais certo é fazer menos de metade disso. A russia como exercito vale zero, as suas armas , a sua organização são ao nivel do 3.º mundo. Um pais apanhado de surpresa que tentam invarir e estão a ser repelidos … se tivessem de lutar conra a NATO como à boca cheia afirmam que estão a fazer não duravam uma semana. Vale pelo seu nuclear,, mas até nisso não sei quantos desses misseis não seriam interceptados antes de atingir os seus alvos e pelo contrario que quantidade de missesis da NATO eles interceptariam ..

    • Carlitos,

      Oxalá nunca tenhas de pôr fisicamente à prova os disparates que dizes. Mas espero que assim que a guerra entre a Rússia e a NATO rebente, que te vás alistar para mostrar como és melhor que os soldados russos… Mas não te esqueças de fazer testamento…

      • O Carlos está correto. Convencionalmente, a Rússia tem equipamento muito fraco. Tudo antigo. A pouca tecnologia é toda ocidental. E está a ver-se no terreno. Compensam com o “voluntarismo forçado” dos seus soldados para progredirem uns meros metros. No entanto já têm mais de 250 mil mortos e vão ter ainda muito mais nos próximos tempos. Não é à toa que andam sempre a fazer novas mobilizações.

        • Acreditar na propaganda ucraniana é um sinal de pouca inteligência. Mas paciência, cada um dá o que pode…

          • Claro que acreditar na propaganda russa já é sinal de genialidade! Deve ser por isso que pouca gente acredita nela, só as mentes brilhantes como a sua é que seguem os ditames moscovitas. Avante, camarada!

          • Viva o PCP e a sua cambada caduca. Até o Jerónimo se pôs ao fresco e arranjaram para lá um padeiro, para acabar de fechar as portas.

          • Qualquer dia os soldados russos parecem bêbedos a cambalear, antes de se estatelarem para sempre.

          • Não vale a pena andar a deitar pérolas aos porcos. estou a cagar-me para a “malta muito sabida”. Vá a praia. Descansa rapaz.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.