As forças ucranianas terão derrubado um helicóptero russo de 12 toneladas com um pequeno drone de menos de um quilograma carregado de explosivos. O aparelho levava a bordo três tripulantes.
Um helicóptero russo de 12 toneladas foi aparentemente obliterado por um drone de apenas 900 gramas.
Imagens que circulam na Internet mostram o helicóptero, um Mil Mi-8, a arder num campo perto de Donetsk, próximo da linha da frente do conflito, mas o incidente ainda não tenha sido verificado de forma independente.
Habitualmente usado para transporte de tropas, o Mil Mi-8 é um helicóptero de dupla turbina, de porte médio, com uma tripulação de três homens. Foi criado originalmente pela União Soviética na década de 1960 e comissionado em 1968.
Há já algum tempo que a Ucrânia tem vindo a usar drones de baixo custo, produzidos internamente, para ataques de longo alcance. De acordo com oficiais militares, a Ucrânia produziu cerca de 200 mil drones nos primeiros meses deste ano, em comparação com apenas 60 mil no ano passado.
Segundo a revista Forbes, os problemas levantados por estes ataques ucranianos com drones de baixo custo tornou-se tão grave, que a Rússia está a enviar helicópteros secundários para escoltar outros helicópteros.
O ataque bem sucedido terá surgido após várias tentativas falhadas, reportou na terça-feira o canal de Telegram pró-Moscovo Voivode Broadcasts, citado pelo The War Zone.
“Ontem, escrevemos sobre as tentativas do inimigo de operar drones contra a aviação do nosso exército. Infelizmente… hoje eles conseguiram“, lê-se na publicação, segundo a qual o helicóptero foi atingido logo após a descolagem.
The enemy’s Mi-8 helicopter was downed in the Donetsk region🔥
Some ruzzian reports blame a Ukrainian FPV drone.👀 Other reports say it was friendly fire🤡
Ukraine won’t rest until every invader is cleared from its land, sea and sky https://t.co/YbRWDBzNjC https://t.co/emTuZPxsKX pic.twitter.com/T5f3ChZhSZ
— 🇺🇦Ukraine Resists Russian Genocide… Yeah Again (@ArmedMaidan) July 31, 2024
Os drones são “assustadores para veículos blindados, infantaria e helicópteros”, lê-se num outro post do Voivode.
Para além de derrubar helicópteros, as forças ucranianas têm também usado drones para atacar tropas e embarcações navais. No início deste ano, surgiram imagens de um drone naval kamikaze a destruir uma lancha militar russa na Crimeia.
O alegado alcance destes drones é espantoso. De acordo com as autoridades ucranianas, as suas forças atingiram um bombardeiro supersónico russo a uma distância recorde de 1800 km da fronteira ucraniana.
Mas não é só a Ucrânia que está a recorrer fortemente aos drones. No início desta semana, a Rússia lançou um dos maiores ataques de sempre com drones na Ucrânia. Segundo as forças ucranianas, foram abatidos todos os 89 drones, cujo alvo principal seria Kiev.
Guerra na Ucrânia
-
10 Setembro, 2024 Ficheiro do FBI revela (outra) guerra secreta de Putin na Europa
É mandar tudo abaixo. Força Ucrânia!