Drones ucranianos complicam frota russa no Mar Negro. “A Rússia ficou no século XX”

Jack Guez / AFP

Grupo de drones a sobrevoar a cidade o mar na cidade costeira de Herzliya em Israel

O chefe da espionagem ucraniana garante que os inovadores drones navais da Ucrânia têm sido eficazes contra a Rússia, no Mar Negro. Os ucranianos dizem ainda que a tecnologia russa está um século atrasada, em relação à deles.

Os drones navais ucranianos têm conseguido “paralisar” a frota russa no Mar Negro. A informação foi avançada chefe da inteligência ucraniana, à Radio Svoboda.

Kyrylo Budanov disse que – apesar de cerca de 70% terem sido destruídos pelas forças russas – os drones continuam a ser um “dissuasor” altamente eficaz, tendo conseguido já por várias vezes estagnar as atividades da frota russa.

Sem querer fornecer um número exato, Budanov disse à agência de notícias que a Ucrânia estava a usar “muitos” desses drones e, embora os russos tenham destruído 70%, os restantes causaram-lhes problemas.

Mas até mesmo os que são destruídos podem causar problemas.

O militar ucraniano deu o exemplo de uma ocasião em que um drone marítimo foi destruído, quando se aproximava da fragata russa Almirante Essen, na Baía de Sevastopol, que “parecia que não ia ter sucesso”.

No entanto, “tendo sido destruído a cerca de 100 metros do navio e devido à carga bastante potente do dispositivo, os destroços danificaram completamente alguns dos equipamentos eletrónicos do navio. E levou 3 meses e meio para reparar,” contou Kyrylo Budanov, citado pela Business Insider.

“O equipamento da Rússia é do século XX”

A Rússia terá sentido na pele a ameaça representada pelos drones marítimos ucranianos, no início deste mês, quando uma importante base naval no Mar Negro foi atacada. Durante o ataque outro drone também atingiu um navio de guerra russo.

“Um grande navio da marinha, o Olenogorsky Gornyak, foi atingido,” disse uma fonte ucraniana à CNN. “Como resultado do ataque, o navio russo sofreu danos graves e não está apto para cumprir as suas funções“.

Anton Gerashchenko, um conselheiro do ministro dos assuntos internos da Ucrânia, partilhou, na sua página da rede social X/Twitter, um vídeo do suposto ataque.

No mês passado, a Ucrânia mostrou novo drone marítimo, que é controlado remotamente e pode ser usado em missões de reconhecimento e vigilância.

De acordo com a Insider, a nova tecnologia pode transportar centenas de quilos de explosivos e atingir alvos a 800 km de distância.

“São mais rápidos do que qualquer outra coisa no Mar Negro”, disse um dos criadores, em entrevista à CNN: “O equipamento da Rússia é do século XX e o nosso é do século XXI”, atirou.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.