Turull falha investidura e Catalunha continua sem presidente

Alberto Estevez / EPA

O candidato a presidente do governo catalão, Jordi Turull, falhou a investidura devido à abstenção dos quatro deputados da esquerda radical soberanista, mas deverá ser eleito na segunda volta.

Jordi Turull defendeu, esta quinta-feira, a sua candidatura à presidência da Generalitat perante os deputados. “Prefiro assumir o risco de ser vítima do que baixar a cabeça. Por isso estou aqui”, afirmou.

Este foi um debate de investidura que antes de começar já se conhecia o seu desfecho, escreve o Diário de Notícias, dado que a CUP já havia feito o anúncio de que os seus quatro deputados se iriam abster.

Na sessão de investidura desta quinta-feira, Jordi Turull obteve 64 votos a favor, aquém dos 68 necessários para garantir a maioria absoluta necessária à eleição na primeira volta. Assim, Turull terá de esperar pela segunda volta para ser investido presidente do governo autonómico da Catalunha.

No entanto, o deputado acredita e disse, inclusivamente, confiar que conseguirá convencer a CUP a apoiá-lo no segundo debate, marcado para este sábado, no qual só precisa de uma maioria simples.

O bloco independentista (Juntos pela Catalunha, ERC e CUP) tem 70 deputados, contudo não pôde contar com os votos do presidente destituído Carles Puigdemont e do ex-ministro catalão Toni Comín, por se encontrarem exilados em Bruxelas, deixando o bloco com 68 votos úteis.

Assim, sem os quatro deputados da CUP, Turull contava com o apoio de 64 deputados, um a menos que os 65 da oposição.

No discurso anterior à votação, Jordi Turull mostrou-se disponível para dialogar com o executivo, chefiado por Mariano Rajoy, cada vez que Madrid mostre vontade negocial, e admitiu ainda renunciar a expressões unilateralistas como “República catalã, independência ou Estado catalão”.

Restaurar as instituições” que estão em suspenso desde a ativação do artigo 155 da Constituição é a prioridade deste candidato à presidência.

O plenário de ontem marcou também o início da contagem do prazo de dois meses, estabelecido pelo regulamento do Parlament, para que haja uma investidura. Caso tal não aconteça, terão de se convocar novas eleições, explica o jornal.

Supremo acusa 13 separatistas de delitos de rebelião

O Supremo Tribunal espanhol acusou, esta sexta-feira, de delito de rebelião 13 separatistas pela sua participação no processo de independência da Catalunha, entre os quais o ex-presidente do executivo regional Carles Puigdemont, refugiado na Bélgica.

Pablo Llarena, juiz responsável pela instrução do caso, avança com as acusações quatro meses depois do início da investigação à tentativa de organizar a criação de uma República independente na Catalunha.

Do crime de rebelião foram ainda acusados o ex-presidente do Governo regional Oriol Junqueras, a ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell, e os independentistas Jordi Sanchez e Jordi Cuixart, assim como a líder da Esquerda Republicana da Catalunha Marta Rovira, que hoje faltou à audiência marcada e anunciou que se exilava.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal só tem 4 fiscais da ferrovia (e cada um tem de inspecionar 811 quilómetros)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem apenas quatro técnicos afetos à fiscalização do setor. O organismo está a pedir o reforço destes profissionais desde 2014. De acordo com a edição desta quarta-feira do …

Dybala eleito melhor jogador do ano em Itália. Ronaldo fora da lista

O avançado argentino da Juventus foi eleito o melhor jogador da temporada 2019/20 do futebol italiano, enquanto o português Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista de premiados. Na nota publicada no site oficial da Série …

Novo Banco registou perdas de 260 milhões à revelia do Banco de Portugal

A equipa António Ramalho terá inscrito nas contas 260 milhões de euros em perdas, passíveis de reembolso, sem falar com o Fundo de Resolução. O Público avança que a equipa de António Ramalho sinalizou, nos resultados …

Pingo Doce

Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa.  O vídeo publicado nas …

O adeus de uma lenda. Ronaldo, Messi e Buffon despedem-se de "San Iker"

O internacional português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi recorreram às redes sociais para se despedirem de Iker Casillas, que esta terça-feira anunciou o fim da sua carreira.  "Foi um orgulho ter partilhado grandes momentos …

Há trabalhadores que estiveram em lay-off sem direito ao apoio salarial

O apoio destinado a trabalhadores que estiveram em regime de lay-off só se aplica a quem tenha estado nesta situação um mês civil completo. A 19 de junho, o Governo aprovou o decreto-lei que criou o …

Ordenado de 3 milhões e outros tantos em prémios. O contrato de Jesus à lupa

Jorge Jesus, que esta segunda-feira foi oficialmente apresentado como treinador do Benfica, vai ganhar três milhões de euros líquidos temporada, valor a que acrescem outros tantos milhões mediante prémios. Apesar de vir auferir um salário …

Já com luz verde de Bruxelas, Governo quer Banco de Fomento a funcionar no final do ano

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse esta terça-feira à agência Lusa que quer o Banco Português de Fomento a funcionar no final do ano, depois da sua criação ter sido …

"Partenon dos Naufrágios". Grécia abre o seu primeiro museu arqueológico subaquático

A Grécia abriu nesta segunda-feira o seu primeiro museu arqueológico subaquático, que reúne um conjunto de ânforas do século V a.C e que foi batizado como o "Partenon dos Naufrágios", na costa da ilha de …

Mais um funcionário do Parlamento infetado com covid-19. Outros cinco testaram negativo

Mais um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com covid-19, enquanto outros cinco, atualmente em isolamento e que tinham estado em contacto com o primeiro infetado, testaram negativo. A informação foi avançada esta terça-feira …