Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

Massimo Percossi / EPA

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19.

A ministra acrescentou, em conferência de imprensa, que o avião foi mandado parar em Ancara pelo Governo turco quando fazia uma escala, carregado de material adquirido por comunidades autónomas, como Navarra, “por preocupação [do Governo Turco] em abastecer o seu próprio sistema de saúde“.

Arancha González Laia disse que, juntamente com o ministro da Saúde, Salvador Illa, falaram esta semana, em três ocasiões, com os homólogos turcos, tendo na quarta-feira um avião militar turco descarregado em Madrid outro tipo de material médico-sanitário. O avião descarregou 250 mil máscaras faciais, 20 máscaras anatómicas, 750 viseiras, dois mil equipamentos de proteção e mil litros de fluido antibacteriano.

A Turquia enviou o material em resposta ao pedido de ajuda da Espanha à NATO, que até agora apenas foi correspondido por este país e a República Checa.

A ministra garantiu que o Governo turco indicou que “por enquanto” os ventiladores vão permanecer no país, uma vez que a prioridade agora são os seus pacientes, mas que, “dentro de um período razoável de tempo, dentro de algumas semanas, eles colocarão esse material à disposição de Espanha”.

Este não é o único caso de material médico que fica retido em países que não são o seu destino oficial. Esta semana, foi revelado que França apreendeu quatro milhões de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês.

Além disso, França apreendeu 680 mil máscaras com destino à República Checa que, por sua vez, apreendeu um lote semelhante com destino a Itália.

Esta semana, também foi noticiado que os Estados Unidos estarão a desviar máscaras com destino a França, pagando três ou quatro vezes o preço dos pedidos diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem a sua viagem para França.

ZAP ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Só pode acabar mal!
      Pior ainda será se após a crise tudo ficar na mesma e se passar um pano neste assunto, porque então seria a confissão de que estes governantes da U E e NATO são uma data de cobardolas sem carácter travestidos de políticos responsáveis.

  1. Atitudes INDECENTES por parte dos EUA e Turquia. Este tipo de atos tem uma classificação = ROUBO, PIRATARIA . É inconcebível nos dias de hoje. Estes países ladrões não deram a devida importância na devida altura ao vírus e agora ROUBAM os que tão mal estão e que fizeram encomendas antes deles. Espero bem que este tipo de atitudes INCORRETAS tenham consequências no futuro. CHEGA da UE se deixar amedronta e rebaixar pelos EUA. <ou estamos juntos ou NÃO.

RESPONDER

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …