Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

Massimo Percossi / EPA

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19.

A ministra acrescentou, em conferência de imprensa, que o avião foi mandado parar em Ancara pelo Governo turco quando fazia uma escala, carregado de material adquirido por comunidades autónomas, como Navarra, “por preocupação [do Governo Turco] em abastecer o seu próprio sistema de saúde“.

Arancha González Laia disse que, juntamente com o ministro da Saúde, Salvador Illa, falaram esta semana, em três ocasiões, com os homólogos turcos, tendo na quarta-feira um avião militar turco descarregado em Madrid outro tipo de material médico-sanitário. O avião descarregou 250 mil máscaras faciais, 20 máscaras anatómicas, 750 viseiras, dois mil equipamentos de proteção e mil litros de fluido antibacteriano.

A Turquia enviou o material em resposta ao pedido de ajuda da Espanha à NATO, que até agora apenas foi correspondido por este país e a República Checa.

A ministra garantiu que o Governo turco indicou que “por enquanto” os ventiladores vão permanecer no país, uma vez que a prioridade agora são os seus pacientes, mas que, “dentro de um período razoável de tempo, dentro de algumas semanas, eles colocarão esse material à disposição de Espanha”.

Este não é o único caso de material médico que fica retido em países que não são o seu destino oficial. Esta semana, foi revelado que França apreendeu quatro milhões de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês.

Além disso, França apreendeu 680 mil máscaras com destino à República Checa que, por sua vez, apreendeu um lote semelhante com destino a Itália.

Esta semana, também foi noticiado que os Estados Unidos estarão a desviar máscaras com destino a França, pagando três ou quatro vezes o preço dos pedidos diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem a sua viagem para França.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Só pode acabar mal!
      Pior ainda será se após a crise tudo ficar na mesma e se passar um pano neste assunto, porque então seria a confissão de que estes governantes da U E e NATO são uma data de cobardolas sem carácter travestidos de políticos responsáveis.

  1. Atitudes INDECENTES por parte dos EUA e Turquia. Este tipo de atos tem uma classificação = ROUBO, PIRATARIA . É inconcebível nos dias de hoje. Estes países ladrões não deram a devida importância na devida altura ao vírus e agora ROUBAM os que tão mal estão e que fizeram encomendas antes deles. Espero bem que este tipo de atitudes INCORRETAS tenham consequências no futuro. CHEGA da UE se deixar amedronta e rebaixar pelos EUA. <ou estamos juntos ou NÃO.

RESPONDER

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …