A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19.
A ministra acrescentou, em conferência de imprensa, que o avião foi mandado parar em Ancara pelo Governo turco quando fazia uma escala, carregado de material adquirido por comunidades autónomas, como Navarra, “por preocupação [do Governo Turco] em abastecer o seu próprio sistema de saúde“.
Arancha González Laia disse que, juntamente com o ministro da Saúde, Salvador Illa, falaram esta semana, em três ocasiões, com os homólogos turcos, tendo na quarta-feira um avião militar turco descarregado em Madrid outro tipo de material médico-sanitário. O avião descarregou 250 mil máscaras faciais, 20 máscaras anatómicas, 750 viseiras, dois mil equipamentos de proteção e mil litros de fluido antibacteriano.
A Turquia enviou o material em resposta ao pedido de ajuda da Espanha à NATO, que até agora apenas foi correspondido por este país e a República Checa.
A ministra garantiu que o Governo turco indicou que “por enquanto” os ventiladores vão permanecer no país, uma vez que a prioridade agora são os seus pacientes, mas que, “dentro de um período razoável de tempo, dentro de algumas semanas, eles colocarão esse material à disposição de Espanha”.
Este não é o único caso de material médico que fica retido em países que não são o seu destino oficial. Esta semana, foi revelado que França apreendeu quatro milhões de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês.
Além disso, França apreendeu 680 mil máscaras com destino à República Checa que, por sua vez, apreendeu um lote semelhante com destino a Itália.
Esta semana, também foi noticiado que os Estados Unidos estarão a desviar máscaras com destino a França, pagando três ou quatro vezes o preço dos pedidos diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem a sua viagem para França.
ZAP // Lusa
E os EUA ficaram com as mascaras dos germanicos…. Pirataria…. Isto vai acabar mal.
Só pode acabar mal!
Pior ainda será se após a crise tudo ficar na mesma e se passar um pano neste assunto, porque então seria a confissão de que estes governantes da U E e NATO são uma data de cobardolas sem carácter travestidos de políticos responsáveis.
Atitudes INDECENTES por parte dos EUA e Turquia. Este tipo de atos tem uma classificação = ROUBO, PIRATARIA . É inconcebível nos dias de hoje. Estes países ladrões não deram a devida importância na devida altura ao vírus e agora ROUBAM os que tão mal estão e que fizeram encomendas antes deles. Espero bem que este tipo de atitudes INCORRETAS tenham consequências no futuro. CHEGA da UE se deixar amedronta e rebaixar pelos EUA. <ou estamos juntos ou NÃO.
Parece que a França fez o mesmo!…