Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

Massimo Percossi / EPA

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19.

A ministra acrescentou, em conferência de imprensa, que o avião foi mandado parar em Ancara pelo Governo turco quando fazia uma escala, carregado de material adquirido por comunidades autónomas, como Navarra, “por preocupação [do Governo Turco] em abastecer o seu próprio sistema de saúde“.

Arancha González Laia disse que, juntamente com o ministro da Saúde, Salvador Illa, falaram esta semana, em três ocasiões, com os homólogos turcos, tendo na quarta-feira um avião militar turco descarregado em Madrid outro tipo de material médico-sanitário. O avião descarregou 250 mil máscaras faciais, 20 máscaras anatómicas, 750 viseiras, dois mil equipamentos de proteção e mil litros de fluido antibacteriano.

A Turquia enviou o material em resposta ao pedido de ajuda da Espanha à NATO, que até agora apenas foi correspondido por este país e a República Checa.

A ministra garantiu que o Governo turco indicou que “por enquanto” os ventiladores vão permanecer no país, uma vez que a prioridade agora são os seus pacientes, mas que, “dentro de um período razoável de tempo, dentro de algumas semanas, eles colocarão esse material à disposição de Espanha”.

Este não é o único caso de material médico que fica retido em países que não são o seu destino oficial. Esta semana, foi revelado que França apreendeu quatro milhões de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês.

Além disso, França apreendeu 680 mil máscaras com destino à República Checa que, por sua vez, apreendeu um lote semelhante com destino a Itália.

Esta semana, também foi noticiado que os Estados Unidos estarão a desviar máscaras com destino a França, pagando três ou quatro vezes o preço dos pedidos diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem a sua viagem para França.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Só pode acabar mal!
      Pior ainda será se após a crise tudo ficar na mesma e se passar um pano neste assunto, porque então seria a confissão de que estes governantes da U E e NATO são uma data de cobardolas sem carácter travestidos de políticos responsáveis.

  1. Atitudes INDECENTES por parte dos EUA e Turquia. Este tipo de atos tem uma classificação = ROUBO, PIRATARIA . É inconcebível nos dias de hoje. Estes países ladrões não deram a devida importância na devida altura ao vírus e agora ROUBAM os que tão mal estão e que fizeram encomendas antes deles. Espero bem que este tipo de atitudes INCORRETAS tenham consequências no futuro. CHEGA da UE se deixar amedronta e rebaixar pelos EUA. <ou estamos juntos ou NÃO.

RESPONDER

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …