França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

Cugnot Mathieu / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron.

As autoridades francesas apreenderam quatro milhões de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês.

A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L’Express. Segundo a revista, Emmanuel Macron, Presidente francês, tinha assinado um decreto que autorizava o Governo a requisitar qualquer produto necessário na luta contra a pandemia de covid-19.

No dia 5 de março, o Secretariado Geral da Defesa e Segurança Nacional francês (SGDSN) apreendeu uma encomenda de quatro milhões de máscaras que a empresa de produtos descartáveis Molnycke estava a transportar da China para Espanha e Itália.

As mercadorias fizeram escala no porto francês de Marselha e no centro logístico da cidade de Lyon, onde foram retidas, de acordo com as instruções presidenciais.

O incidente causou atritos diplomáticos entre a França e a Suécia, cujo Governo foi alertado pela Molnycke para intervir. Após semanas de cabo de guerra, o SGDSN concordou em permitir que metade das mercadorias chegasse aos seus destinos a “título excecional”.

França deixou chegar dois dos quatro milhões de máscaras a Espanha e Itália. Os dois milhões restantes permaneceram em solo francês, de acordo com o jornal.

O Sputnik News recorda que este não é o único incidente em França, que apreendeu 680 mil máscaras com destino à República Checa que, por sua vez, apreendeu um lote semelhante com destino a Itália. As autoridades de Praga afirmaram que a medida foi decidida com “base na suspeita de comportamento fraudulento e atividades criminosas”, mas comprometeram-se a enviar material equivalente à Itália “o mais rapidamente possível”.

Esta semana, foi revelado também que os Estados Unidos estarão a desviar máscaras com destino a França, pagando três ou quatro vezes o preço dos pedidos diretamente nas pistas dos aeroportos chineses antes de iniciarem a sua viagem para França.

ZAP //

 

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. Ui, se for verdade, é ultrajante para a França! Que feio!
    Não havia necessidade… e mesmo que houvesse, não se faz!

  2. Pelos vistos, andam todos a roubar-se uns aos outros. É mais uma forte razão para sermos nós a fabricar as nossas máscaras. Força, portugueses! Saúde!

  3. Ainda dizem que há civismo neste mundo… É nestas alturas que se vê que todos só pensam em si e não nos outros. A começar por aquela vergonha do presidente Trump e a acabar nestas pessoas… Todo o mundo luta contra esta pandemia, não é altura de roubar para proveito de uns aquilo que é destinado a outros… Temam vergonha.

    • É,a turma dos narizes em pé q se intitulam os exemplos de educação….Revelam quem realmente são.Como sempre, exportam pro mundo as técnicas de como… Roubar.
      Os caras tem uma empáfia….solidariedade….Primeiro eu,segundo eu….
      Cada vez mais decepcionada.

  4. Se for verdade, uma vez que estes governantes não têm vergonha na cara, então os E U estão a fazer muito bem ao pagar 2/3 vezes o preço para desviar as encomendas da França.
    E assim vai o coma da União Europeia, sem esperança de recuperação!

  5. A luta pela sobrevivência!…
    Claro que é feio roubar os outros…
    Pelos vistos estão a fazer todos…
    Como os EUA já fizeram com um avião em Marrocos… Andaram á pancada no aeroporto

  6. tantas virgens por aqui.

    meus amigos, não há países amigos ou inimigos, há interesses e o que temos de fazer é defender os NOSSOS interesses assim como os outros defendem os deles.

  7. Caros amigos, mas esta é a realidade do mundo, estão todos certos é a lei do desenrascam-se cada um quando chega á nossa porta também somos iguais, primeiro os meus, mais nada.

  8. Poder-se-ia admitir tal atitude se as máscaras tivessem sido fabricadas em território francês. Não sendo o caso acho que se trata de um vergonhoso escândalo, uma provocação, uma declaração de guerra. Assim vai a “União” Europeia.

  9. A solidariedade europeia no seu auge….vamos chegar a bom porto. Acabada a pandemia vamos perceber que temos de acabar com a UE, só serve para nos extorquir o que não temos.

  10. Ora aqui está à prova a mentalidade dos líderes europeus, não é necessário dizer mais nada! Incompetentes a todos os níveis na defesa dos nossos interesses “globalização descarada”, dependência total da China e não só e por fim perante uma situação dramática desta natureza quando os tais governantes deveriam dar resposta imediata dando ordens e apoio aos fabricantes europeus para fabricarem tudo o necessário em quantidade e em força, eis que se agacham ainda mais perante os chineses e se dedicam a trair uns aos outros. Os grandes defensores da União estão a levá-la à cova de tal forma que nem irá ter acompanhantes no funeral tal como os desgraçados vítimas desta epidemia.

  11. Tudo bons rapazes!
    Depois da atitude vergonhosa dos americanos cujos dólares tudo podem comprar, e reação de virgem de sarjeta armada em púdica dos franceses, viemos a saber que fizeram ainda pior…!
    Ao nível do melhor desempenho possível da natureza humana…
    Primeiro eu e o resto que se lixe, sempre que se trata de sobreviver. Não é Mr Maquerau ?!

  12. Isso para mim nada mais é que roubo de carga, a partir do momento que um País faz o pedido de uma carga e outro País detém a carga para eles sem autorização do mesmo é como se estivesse saqueando (Pirataria). Pelo jeito já está virando moda, pois o USA fez isso com a carga de ventiladores que o Brasil havia encomendado da China. A carga passou pelo Porto do USA e ficou por lá.

  13. São os países ditos democráticos cheios de liberdade… liberdade para a criminalidade, já cá em portugal o crime compensa, as leis protegem a bandidagem.

  14. Devíamos fazer uma UE só para Portugal, não, uma para o Norte, outra para o Centro e outra para o Sul. Assim é que é…

  15. Darwinismo social: seleção das espécies, agora, transposto para o ser humano. União Europeia? União? Não brinquem……

RESPONDER

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …