Trump quer colocar painéis solares no muro para que México “pague menos”

Chip Somodevilla / EPA

Trump assinou um decreto que determina a construção de um muro na fronteira com o México

Trump quando assinou o decreto que determinava a construção de um muro na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs esta quarta-feira a instalação de painéis solares no muro que quer erguer na fronteira com o México. O objetivo será fazer com que os mexicanos “paguem muito menos dinheiro”.

Num encontro com simpatizantes do presidente dos Estados Unidos, que se realizou esta quarta-feira no estado de Iowa, Trump disse estar a pensar colocar painéis solares no muro ao longo da fronteira com o México, que tem uma extensão total de cerca de 3.000 quilómetros, e que muito tem dado que falar.

“Estamos a pensar em construir o muro com um painel solar, ou algo que crie energia e seja auto-suficiente. Assim, o México pagará muito menos dinheiro, não?“, perguntou à população que assistia ao seu discurso.

A ideia de colocar painéis solares no muro já era falada há duas semanas em Washington, porque o Presidente tinha abordado o assunto num encontro privado com um grupo de legisladores republicanos a 6 de junho, mas só agora é que Trump avançou essa hipótese em público.

A ordem da construção do muro foi dada oficialmente a 25 de janeiro, cinco dias depois da tomada de posse. Esta foi uma das mais polémicas promessas eleitorais do, na altura, candidato republicano.

No mesmo dia, Donald Trump assinou uma ordem executiva que retira fundos federais às chamadas “cidades santuário”, que não prendem ou detêm os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, ou seja, protegem a deportação de indocumentados.

“Diria que em meses, sim. Diria que em meses, o planeamento vai começar certamente de imediato”, disse então o chefe de Estado americano. Aparentemente, prepara-se agora para começar a cumprir a sua promessa.

ZAP // EFE

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. yes…
    Para quem quer que a industria pesada relacionada com o petróleo e o carvão volte a ser grande a ideia só podia ser dada por um “idiota”

  2. Ele manda construir o muro e depois vai apresentar a factura aos mexicanos, parece-me que o homem também deve sofrer um pouco de demência tal como o seu homologo da Coreia do Norte.

RESPONDER

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …

Agressões em estação de Sintra. Só havia 4 polícias disponíveis por causa do NOS Alive

Apenas quatro polícias acorreram à estação de comboios de Queluz-Belas, em Sintra, quando ocorreram agressões entre uma centena de pessoas no sábado à noite. A Equipa de Intervenção Rápida da PSP que deveria estar em …