Trump quer colocar painéis solares no muro para que México “pague menos”

Chip Somodevilla / EPA

Trump assinou um decreto que determina a construção de um muro na fronteira com o México

Trump quando assinou o decreto que determinava a construção de um muro na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs esta quarta-feira a instalação de painéis solares no muro que quer erguer na fronteira com o México. O objetivo será fazer com que os mexicanos “paguem muito menos dinheiro”.

Num encontro com simpatizantes do presidente dos Estados Unidos, que se realizou esta quarta-feira no estado de Iowa, Trump disse estar a pensar colocar painéis solares no muro ao longo da fronteira com o México, que tem uma extensão total de cerca de 3.000 quilómetros, e que muito tem dado que falar.

“Estamos a pensar em construir o muro com um painel solar, ou algo que crie energia e seja auto-suficiente. Assim, o México pagará muito menos dinheiro, não?“, perguntou à população que assistia ao seu discurso.

A ideia de colocar painéis solares no muro já era falada há duas semanas em Washington, porque o Presidente tinha abordado o assunto num encontro privado com um grupo de legisladores republicanos a 6 de junho, mas só agora é que Trump avançou essa hipótese em público.

A ordem da construção do muro foi dada oficialmente a 25 de janeiro, cinco dias depois da tomada de posse. Esta foi uma das mais polémicas promessas eleitorais do, na altura, candidato republicano.

No mesmo dia, Donald Trump assinou uma ordem executiva que retira fundos federais às chamadas “cidades santuário”, que não prendem ou detêm os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, ou seja, protegem a deportação de indocumentados.

“Diria que em meses, sim. Diria que em meses, o planeamento vai começar certamente de imediato”, disse então o chefe de Estado americano. Aparentemente, prepara-se agora para começar a cumprir a sua promessa.

ZAP // EFE

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. yes…
    Para quem quer que a industria pesada relacionada com o petróleo e o carvão volte a ser grande a ideia só podia ser dada por um “idiota”

  2. Ele manda construir o muro e depois vai apresentar a factura aos mexicanos, parece-me que o homem também deve sofrer um pouco de demência tal como o seu homologo da Coreia do Norte.

RESPONDER

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …