Os mexicanos vão pagar o Muro. Ainda não sabem, mas vão pagar

(dr) EPN / Presidência do México

O presidente do México, Henrique Pieña Nieto, o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, e a sua tradutora de Espanhol

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, voltou a insistir que será o México a pagar pelo muro entre os dois países, depois de se ter encontrado com o Presidente Pieña Nieto, na quarta-feira.

“O México vai pagar pelo muro, acreditem em mim. Ainda não o sabem, mas vão pagar pelo muro“, disse o magnata num discurso em Phoenix, Arizona.

Com a ajuda de uma tradutora, Donald Trump ouviu o presidente mexicano Pieña Nieto dizer na conferência de imprensa na Cidade do México que não serão os contribuintes Mexicanos a pagar pelo muro que o magnata pretende erguer na fronteira EUA-México caso seja eleito em novembro.

Trump garante que não discutiu com Peña Nieto qualquer questão sobre quem vai pagar o quê, mas o Presidente mexicano, por sua vez, reforçou a ideia no Twitter.

“No início da conversa com Donald Trump, deixei claro que o México não vai pagar pelo muro”, adiantou Pieña Nieto.

No seu discurso em Phoenix, Trump prometeu deportar dois milhões de “estrangeiros criminosos” na primeira hora após ser eleito, avisando que mais milhões serão “sujeitos a deportações” ao longo do seu potencial mandato – e voltou a insistir na construção do muro.

“No primeiro dia iremos começar a trabalhar num muro impenetrável, físico, alto, poderoso e lindo na fronteira do sul. E o México vai pagar a 100%“, afirmou.

Desde o início da sua campanha, Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, descrevendo-os como traficantes de droga e violadores.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Trump prometeu deportar dois milhões de “estrangeiros criminosos””. Se ele também fosse na “leva”… Tem todos os requisitos!

RESPONDER

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …