Trump mostra mapa da trajetória do Dorian riscado para validar tweet errado

O presidente dos Estados Unidos chamou os jornalistas à Sala Oval para falar sobre o percurso previsto do furacão Dorian, mas mostrou um mapa alterado com uma caneta preta.

Esta quarta-feira, na Sala Oval, durante uma conferência relativa ao furacão Dorian, que já fez mais de 20 mortos nas Bahamas, Trump mostrou um mapa datado de 29 de agosto do Centro Nacional de Furacões que mostrava a intensidade do furacão e também o trajeto que este devia seguir.

“Este era o gráfico original e vê-se que atingirá não apenas a Florida, mas a Geórgia”, afirmou Trump na quarta-feira durante um briefing, enquanto mostrava um mapa da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica com uma linha preta que circundava uma parte do Alabama. “Virou à direita. E, finalmente, esperamos ter sorte. Depende do que acontecer com a Carolina do Sul e a Carolina do Norte”, acrescentou, citado pela CNN.

Mas algo no mapa não batia certo. A marca era nova e aparentava ter sido desenhada com um marcador preto de ponta fina, que estendia o trajeto para o Alabama.

Esta poderá ter sido uma maneira do gabinete de Trump dar razão a um tweet feito pelo presidente de que o furacão ia chegar ao Alabama, embora nenhum indício sustente esta declaração, desmentida por vários meteorologistas.

Rapidamente, as pessoas questionaram-se sobre quem teria adulterado o mapa – se o presidente ou alguém do seu gabinete.

Adulterar documentos oficiais de meteorologia é contra a lei norte-americana. Trump negou ao The Washington Post ter adulterado o mapa e referiu mesmo que os documentos a que teve acesso davam “95% de probabilidade” de o Alabama ser atingido.

As Bahamas foram atingidas, no último domingo, pelo mais forte furacão já registado na história do arquipélago, que fustigou, principalmente, as ilhas Ábaco e Grande Bahama, com ventos até 295 quilómetros por hora e chuva torrencial.

Os ventos severos e as águas castanhas e lamacentas destruíram ou danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.

Numa conferência de imprensa, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse que o balanço oficial de vítimas já vai em pelo menos 20 mortos e alertou para a possibilidade deste número aumentar.

O furacão enfraqueceu para a categoria 2, embora continue com ventos fortes de 175 quilómetros por hora, e segue agora em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. Vários milhões de pessoas na Florida, Geórgia e Carolina do Sul foram aconselhadas a sair dos locais próximos da costa.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. ele ser um louco não é novidade nenhuma e não teria grande problema – o enorme problema é haver loucos suficientes para eleger um animal destes, mesmo depois de tudo o que ele já fez …. são necessários muitos milhões de votos de atrasados mentais …

  2. As pessoas ficam presas nos porões, os sótãos são os primeiros a serem destruídos quando se trata de um furacão dessa categoria.

RESPONDER

Um dos maiores predadores do Cretáceo era um "monstro" do rio

A descoberta de um enorme conjunto de registros dentários mostra que um dos maiores predadores do Cretáceo era habitante do rio - e não um caçador terrestre. Uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino …

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …