Trump mostra mapa da trajetória do Dorian riscado para validar tweet errado

O presidente dos Estados Unidos chamou os jornalistas à Sala Oval para falar sobre o percurso previsto do furacão Dorian, mas mostrou um mapa alterado com uma caneta preta.

Esta quarta-feira, na Sala Oval, durante uma conferência relativa ao furacão Dorian, que já fez mais de 20 mortos nas Bahamas, Trump mostrou um mapa datado de 29 de agosto do Centro Nacional de Furacões que mostrava a intensidade do furacão e também o trajeto que este devia seguir.

“Este era o gráfico original e vê-se que atingirá não apenas a Florida, mas a Geórgia”, afirmou Trump na quarta-feira durante um briefing, enquanto mostrava um mapa da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica com uma linha preta que circundava uma parte do Alabama. “Virou à direita. E, finalmente, esperamos ter sorte. Depende do que acontecer com a Carolina do Sul e a Carolina do Norte”, acrescentou, citado pela CNN.

Mas algo no mapa não batia certo. A marca era nova e aparentava ter sido desenhada com um marcador preto de ponta fina, que estendia o trajeto para o Alabama.

Esta poderá ter sido uma maneira do gabinete de Trump dar razão a um tweet feito pelo presidente de que o furacão ia chegar ao Alabama, embora nenhum indício sustente esta declaração, desmentida por vários meteorologistas.

Rapidamente, as pessoas questionaram-se sobre quem teria adulterado o mapa – se o presidente ou alguém do seu gabinete.

Adulterar documentos oficiais de meteorologia é contra a lei norte-americana. Trump negou ao The Washington Post ter adulterado o mapa e referiu mesmo que os documentos a que teve acesso davam “95% de probabilidade” de o Alabama ser atingido.

As Bahamas foram atingidas, no último domingo, pelo mais forte furacão já registado na história do arquipélago, que fustigou, principalmente, as ilhas Ábaco e Grande Bahama, com ventos até 295 quilómetros por hora e chuva torrencial.

Os ventos severos e as águas castanhas e lamacentas destruíram ou danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.

Numa conferência de imprensa, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse que o balanço oficial de vítimas já vai em pelo menos 20 mortos e alertou para a possibilidade deste número aumentar.

O furacão enfraqueceu para a categoria 2, embora continue com ventos fortes de 175 quilómetros por hora, e segue agora em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. Vários milhões de pessoas na Florida, Geórgia e Carolina do Sul foram aconselhadas a sair dos locais próximos da costa.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. ele ser um louco não é novidade nenhuma e não teria grande problema – o enorme problema é haver loucos suficientes para eleger um animal destes, mesmo depois de tudo o que ele já fez …. são necessários muitos milhões de votos de atrasados mentais …

  2. As pessoas ficam presas nos porões, os sótãos são os primeiros a serem destruídos quando se trata de um furacão dessa categoria.

RESPONDER

Há décadas que o buraco na camada de ozono não estava tão pequeno (e pode estar quase curado)

Após um enorme esforço global, a camada de ozono sobre a Antártida é a mais pequena em décadas. Nesse ritmo de recuperação, a agência ambiental das Nações Unidas declarou que a maior parte da camada …

A misteriosa megaestrutura alienígena pode ser uma exolua orfã a ser despedaçada

Uma exolua órfã gradualmente a ser dilacerada pode explicar o estranho comportamento obscuro de uma estrela que intriga os cientistas há anos - e que pode ser evidência potencial de uma "megaestrutura alienígena". Os astrónomos observaram …

Afinal, anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar

Um novo estudo sugere que os anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar, depois de uma pesquisa anterior ter dito que tinham apenas 100 milhões de anos. Os anéis de Saturno …

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …