Trump mostra mapa da trajetória do Dorian riscado para validar tweet errado

O presidente dos Estados Unidos chamou os jornalistas à Sala Oval para falar sobre o percurso previsto do furacão Dorian, mas mostrou um mapa alterado com uma caneta preta.

Esta quarta-feira, na Sala Oval, durante uma conferência relativa ao furacão Dorian, que já fez mais de 20 mortos nas Bahamas, Trump mostrou um mapa datado de 29 de agosto do Centro Nacional de Furacões que mostrava a intensidade do furacão e também o trajeto que este devia seguir.

“Este era o gráfico original e vê-se que atingirá não apenas a Florida, mas a Geórgia”, afirmou Trump na quarta-feira durante um briefing, enquanto mostrava um mapa da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica com uma linha preta que circundava uma parte do Alabama. “Virou à direita. E, finalmente, esperamos ter sorte. Depende do que acontecer com a Carolina do Sul e a Carolina do Norte”, acrescentou, citado pela CNN.

Mas algo no mapa não batia certo. A marca era nova e aparentava ter sido desenhada com um marcador preto de ponta fina, que estendia o trajeto para o Alabama.

Esta poderá ter sido uma maneira do gabinete de Trump dar razão a um tweet feito pelo presidente de que o furacão ia chegar ao Alabama, embora nenhum indício sustente esta declaração, desmentida por vários meteorologistas.

Rapidamente, as pessoas questionaram-se sobre quem teria adulterado o mapa – se o presidente ou alguém do seu gabinete.

Adulterar documentos oficiais de meteorologia é contra a lei norte-americana. Trump negou ao The Washington Post ter adulterado o mapa e referiu mesmo que os documentos a que teve acesso davam “95% de probabilidade” de o Alabama ser atingido.

As Bahamas foram atingidas, no último domingo, pelo mais forte furacão já registado na história do arquipélago, que fustigou, principalmente, as ilhas Ábaco e Grande Bahama, com ventos até 295 quilómetros por hora e chuva torrencial.

Os ventos severos e as águas castanhas e lamacentas destruíram ou danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.

Numa conferência de imprensa, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse que o balanço oficial de vítimas já vai em pelo menos 20 mortos e alertou para a possibilidade deste número aumentar.

O furacão enfraqueceu para a categoria 2, embora continue com ventos fortes de 175 quilómetros por hora, e segue agora em direção à costa sudeste dos Estados Unidos. Vários milhões de pessoas na Florida, Geórgia e Carolina do Sul foram aconselhadas a sair dos locais próximos da costa.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. ele ser um louco não é novidade nenhuma e não teria grande problema – o enorme problema é haver loucos suficientes para eleger um animal destes, mesmo depois de tudo o que ele já fez …. são necessários muitos milhões de votos de atrasados mentais …

  2. As pessoas ficam presas nos porões, os sótãos são os primeiros a serem destruídos quando se trata de um furacão dessa categoria.

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …