Dorian é o furacão mais violento de sempre nas Bahamas. Populações em risco de vida

Jim Lo Scalzo / EPA

O Furacão Dorian atingiu a categoria máxima antes de chegar às Bahamas, onde deve causar dois dias de chuvas intensas. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos passou a tempestade para a categoria 5 na escala Saffir-Simpson.

Este nível, que representa ventos com uma velocidade de 250 quilómetros por hora, tem um elevado poder destrutivo, com a capacidade de provocar grandes estragos em edifícios e outras infraestruturas.

O furacão Dorian já chegou às Bahamas. Esta é já considerada a tempestade mais violenta registada na região noroeste das Bahamas, informou o serviço de meteorologia norte-americano.

O diretor do NHC, Ken Graham, afirmou que o furacão é “muito perigoso” e representa uma ameaça para o arquipélago turístico do Caribe. Esta é uma tempestade que coloca as populações “em risco de vida” e que poderá trazer um nível de destruição “extremo”, advertiu o NHC.

Os ventos poderão provocar ondas de três a seis metros de altura nalgumas regiões, assim como chuvas torrenciais, informou Graham. O furacão Dorian deve permanecer sobre as Bahamas durante quase 30 horas.

A imprensa das Bahamas fala na primeira morte confirmada: Lachino McIntosh, um rapaz de sete anos, que morreu afogado. A irmã continua desaparecida.

O Dorian é o segundo furacão com os ventos mais fortes a ser registado no Atlântico, igualando as tempestades de 1935, 1988 (Gilbert) e de 2005 (Wilma). A tempestade Allen, em 1980, foi aquela em que se verificaram os ventos mais intensos (306 km/h) no Atlântico.

A NASA tem estado a disponibilizar algumas imagens do furacão. Neste vídeo publicado no sábado na conta oficial do Twitter da Estação Espacial Internacional, pode ver-se a dimensão da tempestade.

Na Grande Bahama, milhares de pessoas abandonaram as áreas que devem ser atingidas pelo Dorian. O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, intensificou os avisos à população. “Peço a todos os moradores das Bahamas que, na passagem do furacão Dorian, deixem as suas casas e procurem abrigo“, escreveu no Twitter.

O furacão deve aproximar-se da costa leste da Flórida na segunda-feira à noite e na terça-feira, mas é difícil prever com que intensidade atingirá este estado norte-americano após a mudança de trajetória. Nalgumas zonas do estado, chegaram a ser emitidas ordens de evacuação.

O furacão “está a deslocar-se e é muito difícil de prever”, afirmou Donald Trump no sábado, ao indicar que os estado da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte poderão vir a ser atingidos. O Presidente norte-americano cancelou a viagem à Polónia no fim de semana para continuar a acompanhar a situação.

O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, declarou estado de emergência. “A força e a imprevisibilidade da tempestade obrigam-nos a estar preparados para todos os cenários”, disse.

Nesta temporada de furacões, que começou em junho, foram registadas outras quatro tempestades tropicais – Chantal, Andrea, Erin e Barry. Apenas o Barry se tornou num furacão, pouco antes de chegar ao estado norte-americano do Luisiana, onde provocou perdas materiais substanciais, mas sem causar vítimas mortais entre a população.

O estado de emergência também já tinha sido declarado na Flórida e em várias regiões do estado da Geórgia. Esta medida permite uma mobilização maior dos serviços públicos estaduais e recorrer, em caso de necessidade, à ajuda federal. O governador da Flórida, o republicano, Ron DeSantis, pediu aos moradores que “permaneçam alerta”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …