Dorian é o furacão mais violento de sempre nas Bahamas. Populações em risco de vida

Jim Lo Scalzo / EPA

O Furacão Dorian atingiu a categoria máxima antes de chegar às Bahamas, onde deve causar dois dias de chuvas intensas. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos passou a tempestade para a categoria 5 na escala Saffir-Simpson.

Este nível, que representa ventos com uma velocidade de 250 quilómetros por hora, tem um elevado poder destrutivo, com a capacidade de provocar grandes estragos em edifícios e outras infraestruturas.

O furacão Dorian já chegou às Bahamas. Esta é já considerada a tempestade mais violenta registada na região noroeste das Bahamas, informou o serviço de meteorologia norte-americano.

O diretor do NHC, Ken Graham, afirmou que o furacão é “muito perigoso” e representa uma ameaça para o arquipélago turístico do Caribe. Esta é uma tempestade que coloca as populações “em risco de vida” e que poderá trazer um nível de destruição “extremo”, advertiu o NHC.

Os ventos poderão provocar ondas de três a seis metros de altura nalgumas regiões, assim como chuvas torrenciais, informou Graham. O furacão Dorian deve permanecer sobre as Bahamas durante quase 30 horas.

A imprensa das Bahamas fala na primeira morte confirmada: Lachino McIntosh, um rapaz de sete anos, que morreu afogado. A irmã continua desaparecida.

O Dorian é o segundo furacão com os ventos mais fortes a ser registado no Atlântico, igualando as tempestades de 1935, 1988 (Gilbert) e de 2005 (Wilma). A tempestade Allen, em 1980, foi aquela em que se verificaram os ventos mais intensos (306 km/h) no Atlântico.

A NASA tem estado a disponibilizar algumas imagens do furacão. Neste vídeo publicado no sábado na conta oficial do Twitter da Estação Espacial Internacional, pode ver-se a dimensão da tempestade.

Na Grande Bahama, milhares de pessoas abandonaram as áreas que devem ser atingidas pelo Dorian. O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, intensificou os avisos à população. “Peço a todos os moradores das Bahamas que, na passagem do furacão Dorian, deixem as suas casas e procurem abrigo“, escreveu no Twitter.

O furacão deve aproximar-se da costa leste da Flórida na segunda-feira à noite e na terça-feira, mas é difícil prever com que intensidade atingirá este estado norte-americano após a mudança de trajetória. Nalgumas zonas do estado, chegaram a ser emitidas ordens de evacuação.

O furacão “está a deslocar-se e é muito difícil de prever”, afirmou Donald Trump no sábado, ao indicar que os estado da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte poderão vir a ser atingidos. O Presidente norte-americano cancelou a viagem à Polónia no fim de semana para continuar a acompanhar a situação.

O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, declarou estado de emergência. “A força e a imprevisibilidade da tempestade obrigam-nos a estar preparados para todos os cenários”, disse.

Nesta temporada de furacões, que começou em junho, foram registadas outras quatro tempestades tropicais – Chantal, Andrea, Erin e Barry. Apenas o Barry se tornou num furacão, pouco antes de chegar ao estado norte-americano do Luisiana, onde provocou perdas materiais substanciais, mas sem causar vítimas mortais entre a população.

O estado de emergência também já tinha sido declarado na Flórida e em várias regiões do estado da Geórgia. Esta medida permite uma mobilização maior dos serviços públicos estaduais e recorrer, em caso de necessidade, à ajuda federal. O governador da Flórida, o republicano, Ron DeSantis, pediu aos moradores que “permaneçam alerta”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …