Furacão Dorian passou em Porto Rico e não causou estragos. Florida em estado de emergência

Porto Rico regressa esta quinta-feira à normalidade, depois da passagem do furacão Dorian, que não causou danos graves na ilha caribenha, de acordo com a governadora Wanda Vázquez.

Em conferência de imprensa, Vázquez elogiou o comportamento da população, sublinhando estar “orgulhosa do povo de Porto Rico” por ter seguido as instruções das autoridades. “A ameaça já passou”, disse a governadora, que anunciou também o reinício das atividades nas escolas e serviços públicos.

Por outro lado, o governador do estado da Florida, nos Estados Unidos, declarou na noite de quarta-feira o estado de emergência devido ao Dorian, que atingiu a categoria 1 e deve aumentar de intensidade nos próximos dias.

O furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson – que tem cinco níveis – tem ventos máximos sustentados de 120 quilómetros por hora e desloca-se para noroeste a cerca de 20 quilómetros por hora, passando nas próximas horas na costa nordeste de Porto Rico, frisa o NHC, com sede em Miami. Os meteorologistas alertam que o furacão pode aumentar de intensidade e chegar a categoria 3, ou seja, com ventos superiores a 177 quilómetros por hora.

“Declarei o estado de emergência de modo a garantir que a Florida está completamente preparada para o furacão Dorian”, refere em comunicado, apelando aos cidadãos que estejam atentos e que tenham reservas de “comida, bebida e medicamentos para sete dias”. A declaração de estado de emergência permite uma melhor mobilização dos serviços públicos do Estado e solicitar, se necessário, o auxílio federal.

Ventos de 130 quilómetros por hora e várias árvores derrubadas é o balanço provisório da passagem do furacão pelas Ilhas Virgens dos Estados Unidos, sem que existam, até ao momento, vítimas mortais ou danos avultados a registar.

Dorian, que se fortaleceu nas últimas horas, pode provocar chuvas fortes e inundações graves, para além de ventos fortes. Os especialistas alertam ainda para as más condições do mar nas zonas afetadas, com onde fortes e correntes, que podem colocar as pessoas em perigo.

É esperado que o furacão Dorian passe a leste das Bahamas e se dirija para os Estados Unidos, tocando terra no fim de semana ou na segunda-feira, na zona da Florida, perto do Cabo Canaveral e Orlando.

O meteorologista do NHC Rod Molleda lembrou esta quinta-feira que o Dorian é o “primeiro impacto significativo” para Porto Rico desde a passagem do furacão Maria, que causou a morte de cerca de 3.000 pessoas em setembro de 2017.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.