Furacão Dorian passou em Porto Rico e não causou estragos. Florida em estado de emergência

Porto Rico regressa esta quinta-feira à normalidade, depois da passagem do furacão Dorian, que não causou danos graves na ilha caribenha, de acordo com a governadora Wanda Vázquez.

Em conferência de imprensa, Vázquez elogiou o comportamento da população, sublinhando estar “orgulhosa do povo de Porto Rico” por ter seguido as instruções das autoridades. “A ameaça já passou”, disse a governadora, que anunciou também o reinício das atividades nas escolas e serviços públicos.

Por outro lado, o governador do estado da Florida, nos Estados Unidos, declarou na noite de quarta-feira o estado de emergência devido ao Dorian, que atingiu a categoria 1 e deve aumentar de intensidade nos próximos dias.

O furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson – que tem cinco níveis – tem ventos máximos sustentados de 120 quilómetros por hora e desloca-se para noroeste a cerca de 20 quilómetros por hora, passando nas próximas horas na costa nordeste de Porto Rico, frisa o NHC, com sede em Miami. Os meteorologistas alertam que o furacão pode aumentar de intensidade e chegar a categoria 3, ou seja, com ventos superiores a 177 quilómetros por hora.

“Declarei o estado de emergência de modo a garantir que a Florida está completamente preparada para o furacão Dorian”, refere em comunicado, apelando aos cidadãos que estejam atentos e que tenham reservas de “comida, bebida e medicamentos para sete dias”. A declaração de estado de emergência permite uma melhor mobilização dos serviços públicos do Estado e solicitar, se necessário, o auxílio federal.

Ventos de 130 quilómetros por hora e várias árvores derrubadas é o balanço provisório da passagem do furacão pelas Ilhas Virgens dos Estados Unidos, sem que existam, até ao momento, vítimas mortais ou danos avultados a registar.

Dorian, que se fortaleceu nas últimas horas, pode provocar chuvas fortes e inundações graves, para além de ventos fortes. Os especialistas alertam ainda para as más condições do mar nas zonas afetadas, com onde fortes e correntes, que podem colocar as pessoas em perigo.

É esperado que o furacão Dorian passe a leste das Bahamas e se dirija para os Estados Unidos, tocando terra no fim de semana ou na segunda-feira, na zona da Florida, perto do Cabo Canaveral e Orlando.

O meteorologista do NHC Rod Molleda lembrou esta quinta-feira que o Dorian é o “primeiro impacto significativo” para Porto Rico desde a passagem do furacão Maria, que causou a morte de cerca de 3.000 pessoas em setembro de 2017.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …