Trump acusa democratas de inventarem 3 mil mortos em Porto Rico

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump contesta a contagem oficial do número de mortos provocados pelo furacão Maria, que atingiu Porto Rico em setembro do ano passado, sem, no entanto, apresentar qualquer prova de manipulação.

Esta quinta-feira, Donald Trump acusou a oposição democrata de ter inflacionado o verdadeiro número de mortos na sequência dos dois furacões que atingiram Porto Rico o ano passado. O Presidente norte-americano rejeita que tenham morrido três mil pessoas.

“Não morreram 3000 pessoas nos dois furacões que atingiram Porto Rico. Quando eu deixei a ilha, DEPOIS de a tempestade já ter passado, os números estavam entre seis a 18 mortes. Ao longo do tempo não aumentou muito. Depois, muito tempo depois do ocorrido, começaram a dar conta de números muito elevados, como 3000”, escreveu no Twitter.

Isto foi feito pelos democratas para prejudicar a minha imagem numa altura em que estava a angariar com muito sucesso mil milhões de dólares para ajudar a reconstruir Porto Rico”, continuou.

“Se uma pessoa morresse fosse pelo que fosse, mesmo que fosse de velhice, eles acrescentavam ao número. Má política. Eu adoro Porto Rico!”, rematou Trump, não apresentando, no entanto, nenhum dado que comprovasse que os números oficiais foram manipulados.

Porto Rico divulgou o número de mortes em agosto, elevando o balanço para 2975 pessoas. A contagem foi realizada por investigadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington, refere o Público.

Inicialmente, o balanço feito apontava para 64 mortes, incluindo vítimas diretas dos furacões Maria e Irma, por afogamento, estruturas arrastadas pelo vento e queda de edifícios. O balanço final inclui vítimas que morreram nos seis meses que se seguiram, resultado da falta de acompanhamento médico, eletricidade e água potável.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …