Trump acusa democratas de inventarem 3 mil mortos em Porto Rico

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump contesta a contagem oficial do número de mortos provocados pelo furacão Maria, que atingiu Porto Rico em setembro do ano passado, sem, no entanto, apresentar qualquer prova de manipulação.

Esta quinta-feira, Donald Trump acusou a oposição democrata de ter inflacionado o verdadeiro número de mortos na sequência dos dois furacões que atingiram Porto Rico o ano passado. O Presidente norte-americano rejeita que tenham morrido três mil pessoas.

“Não morreram 3000 pessoas nos dois furacões que atingiram Porto Rico. Quando eu deixei a ilha, DEPOIS de a tempestade já ter passado, os números estavam entre seis a 18 mortes. Ao longo do tempo não aumentou muito. Depois, muito tempo depois do ocorrido, começaram a dar conta de números muito elevados, como 3000”, escreveu no Twitter.

Isto foi feito pelos democratas para prejudicar a minha imagem numa altura em que estava a angariar com muito sucesso mil milhões de dólares para ajudar a reconstruir Porto Rico”, continuou.

“Se uma pessoa morresse fosse pelo que fosse, mesmo que fosse de velhice, eles acrescentavam ao número. Má política. Eu adoro Porto Rico!”, rematou Trump, não apresentando, no entanto, nenhum dado que comprovasse que os números oficiais foram manipulados.

Porto Rico divulgou o número de mortes em agosto, elevando o balanço para 2975 pessoas. A contagem foi realizada por investigadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington, refere o Público.

Inicialmente, o balanço feito apontava para 64 mortes, incluindo vítimas diretas dos furacões Maria e Irma, por afogamento, estruturas arrastadas pelo vento e queda de edifícios. O balanço final inclui vítimas que morreram nos seis meses que se seguiram, resultado da falta de acompanhamento médico, eletricidade e água potável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Torno-me um alvo fácil no Barcelona". Griezmann quebra silêncio e sai em defesa de Messi

O jogador do FC Barcelona Antoine Griezmann respondeu, em entrevista, às críticas de que tem sido alvo na equipa catalã, esclarecendo ainda a sua relação com o argentino Lionel Messi e comentando as declarações do …

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …