Trump queixa-se (outra vez) de John McCain: “Nem me agradeceram o funeral”

Chris Ratcliffe / EPA

Donald Trump voltou a atacar o antigo senador americano John McCain, que morreu em agosto passado com um cancro no cérebro.

Nem depois da morte, o Presidente americano dá tréguas a um crítico seu, membro do mesmo Partido Republicano que o fez eleger para a Casa Branca.

Nos últimos dias, Trump atacou várias vezes quem já não se pode defender, usando o Twitter, e a filha de McCain, Meghan, criticou-o na mesma rede social. Em causa está um dossier sobre o alegado conluio entre o presidente norte-americano e a Rússia e o papel que McCain terá tido na sua divulgação.

“Nunca ninguém vai gostar de si da mesma maneira que gostavam do meu pai… gostava de ter tido mais sábados com ele. Talvez devesse fazer o mesmo e passar mais sábados com a família em vez de no Twitter, obcecado com o meu pai“, escreveu Meghan.

Esta quarta-feira, o Presidente americano voltou ao ataque, falando numa visita a uma fábrica de tanques militares, no Ohio, sete meses depois da morte do senador.

Trump queixou-se de que “não recebeu um agradecimento” pelo funeral de Estado dado ao antigo veterano da guerra do Vietname. Reconhecendo que “não era fã de John McCain”, o presidente atirou aos trabalhadores da fábrica, citado pela BBC: “Eu dei-lhe o tipo de funeral que ele queria, e que, como presidente, eu tinha que aprovar.” Trump acrescentou: “Eu não me importo com isso, eu nem recebi um agradecimento. Tudo bem.”

Trump aprovou o voo militar com os restos mortais de McCain, do Arizona, de onde era natural, para Washington, mas foi o Congresso que concedeu ao antigo senador a honra de funerais de Estado.

O presidente americano tem acusado John McCain de ter estado do lado dos democratas, como no Obamacare.

O senador republicano morreu em agosto, vítima de um cancro no cérebro, um dia depois de a família ter anunciado que o senador tinha decidido parar com o tratamento da doença. John McCain, considerado um herói de guerra, candidato às eleições dos Estados Unidos contra Barack Obama, morreu aos 81 anos.

Em maio, o senador republicano começou a preparar a sua cerimónia fúnebre, juntamente com amigos mais próximos e conselheiros. Nessa altura, foi revelado que o republicano tinha dado instruções para que Donald Trump não fosse ao seu funeral e que, em sua vez, fosse o vice-presidente Mike Pence.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …