Trump diz que tratamento que recebeu “é uma cura” (e prometeu distribui-lo “de borla”)

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que contrair covid-19 foi uma “bênção de Deus” e garantiu que isso ajudará a “curar” outros norte-americanos, apesar de o próprio ainda não ter superado a doença.

Embora os seus médicos afirmem que o presidente não estará fora de perigo antes de segunda-feira, Trump explicou que, desta forma, pôde comprovar em si mesmo o efeito do cocktail experimental de anticorpos sintéticos da farmacêutica Regeneron, que foi aplicado a menos de 10 pessoas fora dos ensaios clínicos.

“Para mim não foi algo terapêutico, fez com que me sentisse melhor, chamo a isso uma cura. E quero que toda a gente tenha o mesmo tratamento que o seu presidente”, afirmou Trump num vídeo publicado no Twitter.

Trump explicou que o Governo planeia aprovar com caráter de urgência o cocktail da Regeneron que lhe foi administrado e garantiu que será distribuído gratuitamente.

“Temos muitas empresas na fase final da vacina, teremos uma vacina rapidamente, uma ótima vacina, devíamos ter uma vacina pronta antes das eleições mas a política meteu-se no caminho, tudo bem, vamos tê-la depois das eleições”, disse Trump.

A declaração foi feita um dia depois de a Agência do Medicamento dos Estados Unidos (FDA) estabelecer critérios de aprovação de uma futura vacina contra a covid-19, que tornam improvável a sua autorização antes das eleições presidenciais em 3 de novembro.

Trump termina o vídeo com um ataque à China: “Vocês não têm culpa disto, a culpa é da China, a China vai pagar”, afirmou.

O vídeo onde Donald Trump produziu estas declarações foi gravado fora da ala oeste da Casa Branca, onde o presidente norte-americano esteve esta quarta-feira a trabalhar na sala oval, apenas seis dias depois de ter testado positivo à covid-19.

O comportamento do presidente, desde que abandonou o hospital, na segunda-feira à noite, tem sido alvo de críticas e escrutinado com particular atenção no momento em que o número de trabalhadores da Casa Branca que testaram positivo para o novo coronavírus não para de aumentar.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (210.918) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 7,5 milhões). A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. ESte tipo é um Grande Charlatão, Mentiroso, Vigarista. Se o cocktail é milagroso porque razão as pessoas que o rodeiam e estão infetadas ainda não o tomaram? É Tudo Treta para enganar as pessoas, mas só é enganado quem não tem cabeça para Pensar e Ver.

    • Não, não é treta, é ciência e funciona.
      Se realmente disponibilizar esse tratamento de modo gratuito a quem dele precisar, então a população bem pode ficar mais aliviada e agradecida, embora eu pense que não haverá capacidade de produção desse tratamento em larga escala a curto prazo.

  2. Mais uma para sabotarem o homem. Lá se vai o negócio das vacinas… ainda por cima a dizer que vai distribuir este tratamento de borla!… LOLADA, a mob vai insurgir-se!…

  3. Temos uma outra opção que é sermos controlados pelos chineses. A quanto tempo é que a China não tem casos. Pelos vistos lançaram o vírus pelo mundo fora, depois de conseguirem uma vacina contra o vírus para eles. Agora a pergunta que temos de fazer é se os chineses vao deixar comercializa-lá pelo mundo fora. Penso que só o farão quando tiverem a certeza que controlam o mundo.

RESPONDER

"Scolari segunda opção? É melhor ver isso do que ser cego"

Frase do treinador Lisca, que deu "muita risada" quando ouviu essa possibilidade. Lisca recusou 14 propostas para mudar de clube, no ano passado. O Cruzeiro andou à procura de treinador, tentou várias direções, mas foi ouvindo …

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …