Trump diz que tratamento que recebeu “é uma cura” (e prometeu distribui-lo “de borla”)

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que contrair covid-19 foi uma “bênção de Deus” e garantiu que isso ajudará a “curar” outros norte-americanos, apesar de o próprio ainda não ter superado a doença.

Embora os seus médicos afirmem que o presidente não estará fora de perigo antes de segunda-feira, Trump explicou que, desta forma, pôde comprovar em si mesmo o efeito do cocktail experimental de anticorpos sintéticos da farmacêutica Regeneron, que foi aplicado a menos de 10 pessoas fora dos ensaios clínicos.

“Para mim não foi algo terapêutico, fez com que me sentisse melhor, chamo a isso uma cura. E quero que toda a gente tenha o mesmo tratamento que o seu presidente”, afirmou Trump num vídeo publicado no Twitter.

Trump explicou que o Governo planeia aprovar com caráter de urgência o cocktail da Regeneron que lhe foi administrado e garantiu que será distribuído gratuitamente.

“Temos muitas empresas na fase final da vacina, teremos uma vacina rapidamente, uma ótima vacina, devíamos ter uma vacina pronta antes das eleições mas a política meteu-se no caminho, tudo bem, vamos tê-la depois das eleições”, disse Trump.

A declaração foi feita um dia depois de a Agência do Medicamento dos Estados Unidos (FDA) estabelecer critérios de aprovação de uma futura vacina contra a covid-19, que tornam improvável a sua autorização antes das eleições presidenciais em 3 de novembro.

Trump termina o vídeo com um ataque à China: “Vocês não têm culpa disto, a culpa é da China, a China vai pagar”, afirmou.

O vídeo onde Donald Trump produziu estas declarações foi gravado fora da ala oeste da Casa Branca, onde o presidente norte-americano esteve esta quarta-feira a trabalhar na sala oval, apenas seis dias depois de ter testado positivo à covid-19.

O comportamento do presidente, desde que abandonou o hospital, na segunda-feira à noite, tem sido alvo de críticas e escrutinado com particular atenção no momento em que o número de trabalhadores da Casa Branca que testaram positivo para o novo coronavírus não para de aumentar.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (210.918) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 7,5 milhões). A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. ESte tipo é um Grande Charlatão, Mentiroso, Vigarista. Se o cocktail é milagroso porque razão as pessoas que o rodeiam e estão infetadas ainda não o tomaram? É Tudo Treta para enganar as pessoas, mas só é enganado quem não tem cabeça para Pensar e Ver.

    • Não, não é treta, é ciência e funciona.
      Se realmente disponibilizar esse tratamento de modo gratuito a quem dele precisar, então a população bem pode ficar mais aliviada e agradecida, embora eu pense que não haverá capacidade de produção desse tratamento em larga escala a curto prazo.

  2. Mais uma para sabotarem o homem. Lá se vai o negócio das vacinas… ainda por cima a dizer que vai distribuir este tratamento de borla!… LOLADA, a mob vai insurgir-se!…

  3. Temos uma outra opção que é sermos controlados pelos chineses. A quanto tempo é que a China não tem casos. Pelos vistos lançaram o vírus pelo mundo fora, depois de conseguirem uma vacina contra o vírus para eles. Agora a pergunta que temos de fazer é se os chineses vao deixar comercializa-lá pelo mundo fora. Penso que só o farão quando tiverem a certeza que controlam o mundo.

RESPONDER

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …