Casa Branca não está a rastrear os contactos de Trump (e surto podia ter sido evitado)

The White House / Flickr

Donald Trump no Walter Reed National Military Medical Center-

A imprensa norte-americana avança que a Casa Branca não está a rastrear os contactos de Donald Trump, que testou positivo à covid-19 na semana passada.

Em conferência de impresa, Sean Conley, médico da Casa Branca, disse que “a unidade médica da Casa Branca, em colaboração com os CDC [Centros de Controlo e Prevenção da Doença dos Estados UNidos] e os departamentos saúde estaduais e locais, está a conduzir todo o rastreamento de contactos de acordo com as orientações dos CDC”. Porém, segundo a revista Time, nem os CDC nem as autoridades de saúde locais confirmam esta informação.

Uma das viagens de Trump antes de se saber que estava infetado foi ao estado do Minnesota para uma angariação de fundos e um comício. Em declarações à Time, o porta-voz do Departamento de Saúde do estado, Doug Schultz, disse que não recebeu qualquer contacto da parte da Casa Branca ou da campanha sobre o rastreamento de contactos. O Departamento de Saúde de Duluth, onde esteve Trump, também não.

O porta-voz da Casa Branca, Brian Morgenstern, disse que as normas dos CDC foram cumpridas no que diz respeito ao rastreamento de contactos. “O Presidente não teve interações que pudessem ser consideradas contactos próximos segundo as orientações dos CDC, que são mais de 15 minutos a menos de dois metros”.

Chris Christie, antigo governador de Nova Jérsia, que teve um contacto próximo com Trump, uma vez que o ajudou a preparar o primeiro debate da campanha presidencial, disse, em declarações à CNN, que não recebeu qualquer informação da equipa do Presidente em relação ao rastreamento de contactos.

Além disso, Trump também não terá tomado as devidas medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, uma vez que sabia que Hope Hicks estava infetada antes de descolar para a angariação de fundos no seu clube de golfe, em Bedminster (Nova Jérsia), e deveria ter ficado em quarentena por precaução.

O Departamento de Saúde de Nova Jérsia começou a rastrear contactos. O governador Phil Murphy disse que haverá uma investigação sobre se Trump violou as regras do estado por causa do comportamento imprudente.

Scott Gottlieb, antigo diretor da FDA (agência norte-americana do medicamento), disse, em delcarações à CNBC, que a Casa Branca não tomou as devidas medidas preventivas para evitar que o Presidente norte-americano fosse infetado.

O principal especialista norte-americano em doenças infecciosas, Anthony Fauci, considera que o surto que infetou dezenas de funcionários e conselheiros de Trump na Casa Branca poderia ter sido evitado. “Olhem para o que aconteceu esta semana na Casa Branca”, respondeu Fauci, que classificou o surto que infetou Trump e Melania como “uma situação infeliz” porque poderia “ter sido evitada”.

Conselheiro Stephen Miller infetado

Stephen Miller, um dos principais assessores de política de Trump, testou positivo à covid-19, segundo um comunicado divulgado na terça-feira. “Nos últimos 5 dias, estive a trabalhar remotamente e a isolar-se com testes negativos todos os dias até ontem. Hoje, testei positivo para covid-19 e estou em quarentena”, disse Miller.

Depois de trabalhar em casa durante vários dias, Miller apareceu para trabalhar na terça-feira e o teste deu positivo, disse, em declarações à CNN, uma fonte familiarizada com o processo.

Gage Skidmore / Flickr

Stephen Miller é conselheiro de Donald Trump na Casa Branca

Miller é o mais recente funcionário apanhados pelo surto na Casa Branca que viu pelo menos outros 10 testes positivos. Além disso, é o mais recente membro da equipa do Presidente que o preparou para o debate presidencial da semana passada com teste positivo.

Miller também viajou a bordo do Força Aérea Um numa viagem de campanha em Minnesota com Trump e Hicks, que começou a sentir-se mal durante o voo de volta para Washington.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …