Casa Branca não está a rastrear os contactos de Trump (e surto podia ter sido evitado)

The White House / Flickr

Donald Trump no Walter Reed National Military Medical Center-

A imprensa norte-americana avança que a Casa Branca não está a rastrear os contactos de Donald Trump, que testou positivo à covid-19 na semana passada.

Em conferência de impresa, Sean Conley, médico da Casa Branca, disse que “a unidade médica da Casa Branca, em colaboração com os CDC [Centros de Controlo e Prevenção da Doença dos Estados UNidos] e os departamentos saúde estaduais e locais, está a conduzir todo o rastreamento de contactos de acordo com as orientações dos CDC”. Porém, segundo a revista Time, nem os CDC nem as autoridades de saúde locais confirmam esta informação.

Uma das viagens de Trump antes de se saber que estava infetado foi ao estado do Minnesota para uma angariação de fundos e um comício. Em declarações à Time, o porta-voz do Departamento de Saúde do estado, Doug Schultz, disse que não recebeu qualquer contacto da parte da Casa Branca ou da campanha sobre o rastreamento de contactos. O Departamento de Saúde de Duluth, onde esteve Trump, também não.

O porta-voz da Casa Branca, Brian Morgenstern, disse que as normas dos CDC foram cumpridas no que diz respeito ao rastreamento de contactos. “O Presidente não teve interações que pudessem ser consideradas contactos próximos segundo as orientações dos CDC, que são mais de 15 minutos a menos de dois metros”.

Chris Christie, antigo governador de Nova Jérsia, que teve um contacto próximo com Trump, uma vez que o ajudou a preparar o primeiro debate da campanha presidencial, disse, em declarações à CNN, que não recebeu qualquer informação da equipa do Presidente em relação ao rastreamento de contactos.

Além disso, Trump também não terá tomado as devidas medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, uma vez que sabia que Hope Hicks estava infetada antes de descolar para a angariação de fundos no seu clube de golfe, em Bedminster (Nova Jérsia), e deveria ter ficado em quarentena por precaução.

O Departamento de Saúde de Nova Jérsia começou a rastrear contactos. O governador Phil Murphy disse que haverá uma investigação sobre se Trump violou as regras do estado por causa do comportamento imprudente.

Scott Gottlieb, antigo diretor da FDA (agência norte-americana do medicamento), disse, em delcarações à CNBC, que a Casa Branca não tomou as devidas medidas preventivas para evitar que o Presidente norte-americano fosse infetado.

O principal especialista norte-americano em doenças infecciosas, Anthony Fauci, considera que o surto que infetou dezenas de funcionários e conselheiros de Trump na Casa Branca poderia ter sido evitado. “Olhem para o que aconteceu esta semana na Casa Branca”, respondeu Fauci, que classificou o surto que infetou Trump e Melania como “uma situação infeliz” porque poderia “ter sido evitada”.

Conselheiro Stephen Miller infetado

Stephen Miller, um dos principais assessores de política de Trump, testou positivo à covid-19, segundo um comunicado divulgado na terça-feira. “Nos últimos 5 dias, estive a trabalhar remotamente e a isolar-se com testes negativos todos os dias até ontem. Hoje, testei positivo para covid-19 e estou em quarentena”, disse Miller.

Depois de trabalhar em casa durante vários dias, Miller apareceu para trabalhar na terça-feira e o teste deu positivo, disse, em declarações à CNN, uma fonte familiarizada com o processo.

Gage Skidmore / Flickr

Stephen Miller é conselheiro de Donald Trump na Casa Branca

Miller é o mais recente funcionário apanhados pelo surto na Casa Branca que viu pelo menos outros 10 testes positivos. Além disso, é o mais recente membro da equipa do Presidente que o preparou para o debate presidencial da semana passada com teste positivo.

Miller também viajou a bordo do Força Aérea Um numa viagem de campanha em Minnesota com Trump e Hicks, que começou a sentir-se mal durante o voo de volta para Washington.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …