Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira com o México.

Na terça-feira, o Senado aprovo com uma maioria esmagadora (93-7) uma lei orçamental que abrange vários departamentos governamentais, incluindo o da Defesa, acompanhada de uma medida que prolonga até 7 de dezembro o financiamento de outras administrações federais em que o consenso será mais difícil de obter.

Os republicanos esperavam assim adiar o “espinhoso” debate sobre a imigração clandestina e a construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México até depois das decisivas eleições legislativas intercalares de 6 de novembro, em que correm o riso de perder a maioria nas duas câmaras do Congresso.

Resultado de um raro acordo entre republicanos e democratas, a lei orçamental e a medida protetora do funcionamento do Estado federal parecem estar no bom caminho para uma aprovação em tempo recorde, com a votação agendada para a próxima semana na Câmara dos Representantes, onde os republicanos estão também em maioria.

Mas Donald Trump deve promulgar os diplomas para que estes possam entrar em vigor e, numa mensagem publicada nesta sexta-feira no Twitter, o Presidente norte-americano deu a entender que não está pronto a fazê-lo.

“Eu quero saber onde está o dinheiro para a segurança na fronteira e para o MURO nesta lei de financiamento ridícula e de onde é que ele virá depois das eleições intercalares”, escreveu o Presidente norte-americano.

“Os democratas estão a bloquear a Aplicação da Lei e a Segurança na fronteira. OS REPUBLICANOS DEVEM FINALMENTE IMPOR-SE!”.

Os membros do Congresso têm até 30 de setembro à meia-noite para aprovar o orçamento para 2019 e evitar uma paralisação parcial da administração federal (’shutdown’) por falta de financiamento. Nos Estados Unidos, o novo ano fiscal começa a 1 de outubro.

A lei aprovada na terça-feira no Senado destina 674,4 mil milhões de dólares (cerca de 572 mil milhões de euros) à Defesa, ou seja, mais 19,8 mil milhões (16,8 mil milhões de euros) que o orçamento de 2018.

Em março, Trump dizia já ter conseguido o financiamento necessário para começar a construção do muro. “Consegui 1.600 milhões de dólares (quase 1.300 milhões de euros) para começar o muro na fronteira sul, o resto chegará”, afirmou.

A Administração de Trump propôs-se a gastar 18 mil milhões de dólares (14,94 mil milhões de euros) para construir o muro, a promessa e bandeira eleitoral de Trump.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …