A Administração de Trump propõe-se gastar 18 mil milhões de dólares (14,94 mil milhões de euros) para construir o muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, uma promessa eleitoral do atual inquilino da Casa Branca.
A proposta feita pelo departamento de controlo fronteiriço norte-americano refere-se a 505 quilómetros de barreira adicional até 2027, completando a cobertura em 1.552 quilómetros, quase metade da extensão da fronteira entre os Estados Unidos e o México, revelou uma fonte oficial com conhecimento do assunto.
A mesma fonte, que pediu o anonimato por o plano não ter sido ainda revelado, disse que 651 quilómetros serão de substituição ou vedações secundárias.
Trump prometeu “um muro grande e lindo” com o México como uma obra emblemática da sua Presidência, mas ofereceu poucos detalhes onde iria ser construído, quando e a que custo.
Antes disso, em junho do ano passado, Donald Trump tinha proposto colocar paineis solares no muro para que o México “pagasse menos“.
“Estamos a pensar em construir o muro com um painel solar, ou algo que crie energia e seja auto-suficiente. Assim, o México pagará muito menos dinheiro, não?“, perguntou à população que assistia ao seu discurso.
ZAP // Lusa