Administração Trump prevê gastar 15 mil milhões no muro com México

Al Drago / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump

A Administração de Trump propõe-se gastar 18 mil milhões de dólares (14,94 mil milhões de euros) para construir o muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, uma promessa eleitoral do atual inquilino da Casa Branca.

A proposta feita pelo departamento de controlo fronteiriço norte-americano refere-se a 505 quilómetros de barreira adicional até 2027, completando a cobertura em 1.552 quilómetros, quase metade da extensão da fronteira entre os Estados Unidos e o México, revelou uma fonte oficial com conhecimento do assunto.

A mesma fonte, que pediu o anonimato por o plano não ter sido ainda revelado, disse que 651 quilómetros serão de substituição ou vedações secundárias.

Trump prometeu “um muro grande e lindo” com o México como uma obra emblemática da sua Presidência, mas ofereceu poucos detalhes onde iria ser construído, quando e a que custo.

Antes disso, em junho do ano passado, Donald Trump tinha proposto colocar paineis solares no muro para que o México “pagasse menos“.

“Estamos a pensar em construir o muro com um painel solar, ou algo que crie energia e seja auto-suficiente. Assim, o México pagará muito menos dinheiro, não?“, perguntou à população que assistia ao seu discurso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …

Rhys Williams fez parceria com van Dijk. Há um ano jogava numa liga amadora

Rhys Williams estreou-se a titular pela equipa principal do Liverpool e logo ao lado de Virgil van Dijk. Ainda na época passada, o jovem central estava numa equipa do sexto escalão inglês. Esta quinta-feira, o Liverpool …

OMS admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano

A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano …

Plantar um trilião de árvores ajuda o nosso planeta? Depende

Plantar um trilião de árvores é uma boa forma reduzir as emissões de carbono, mas depende muito de onde estas são plantadas, sugere um novo estudo. É do senso comum que as árvores são excelentes a …