Trump diz que já tem dinheiro para começar muro com México

Jose Luis Gonzalez / EPA

Donald Trump conseguiu o financiamento para iniciar a construção do muro na fronteira com o México, graças ao acordo sobre o orçamento alcançado entre republicanos e democratas.

Esta quarta-feira, o Presidente norte-americano Donald Trump afirmou ter conseguido financiamento para iniciar a construção do muro na fronteira com o México, graças ao acordo sobre o orçamento alcançado entre republicanos e democratas.

“Consegui 1.600 milhões de dólares (quase 1.300 milhões de euros) para começar o muro na fronteira sul, o resto chegará”, afirmou no Twitter o chefe de Estado, que tinha pedido ao Congresso 25 mil milhões de dólares (20 mil milhões de euros) para esta construção, uma promessa eleitoral.

Esta quarta-feira, republicanos e democratas alcançaram um acordo para o orçamento da administração, no valor de 1.300 mil milhões de dólares (mais de mil milhões de euros), que contém uma verba para o muro com o México e prevê um grande aumento dos gastos com a defesa (78 mil milhões de dólares, 63 mil milhões de euros).

O Presidente também se referiu aos dreamers, os jovens indocumentados em risco de deportação, cujo futuro esteve em cima da mesa durante as negociações e que o acordo agora alcançado nem sequer menciona. Os democratas condicionavam o seu apoio ao orçamento à regularização destes jovens, mas acabaram por ceder na negociação.

“Os democratas não quiseram tratar do DACA. Teria sido muito fácil, mas eles simplesmente não quiseram saber. Eu tive de lutar pelas forças armadas e início do muro”, lê-se na mensagem, publicada ao final da noite de quarta-feira no Twitter. DACA é sigla em inglês do plano, aprovado por Barack Obama que beneficiava os “sonhadores”.

O acordo prevê ainda 52 mil milhões de dólares (42 mil milhões de euros) para programas sociais domésticos. Apesar das concessões, Chuck Schumer, o líder dos democratas no Senado, disse estar satisfeito com o acordo.

“Cada projeto de lei exige um compromisso e neste projeto de lei houve muitos, mas no final, nós, os democratas, sentimo-nos muito bem porque muitas das nossas prioridades para a classe média foram incluídas”, disse em comunicado.

Já Donald Trump lamentou ter tido de “gastar dinheiro em presentes para os democratas” para que apoiassem um aumento salarial dos militares e a compra de novos equipamentos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.