Empresas licenciadas não cumpriram condições impostas pela cidade e as trotinetes partilhadas acabarão totalmente em Madrid já em outubro.
A guerra não é de agora. Depois de proibir a sua entrada em transportes públicos e de expulsá-las dos passeios, Madrid deixará de permitir trotinetes partilhadas na cidade a partir de outubro por razões de segurança, anunciou esta quinta-feira o presidente da câmara da capital espanhola, José Luiz Martínez-Almeida.
“A nossa prioridade é a integridade física e a segurança dos madrilenhos“, disse o autarca, que explicou as três empresas que atualmente tinham licenças para alugar trotinetes partilhadas em Madrid não cumpriram as condições impostas pelo município para garantir a segurança dos peões, em especial, das pessoas mais idosas.
Assim, a autarquia decidiu esta sexta-feira revogar as licenças que tinham sido concedidas há um ano às empresas Lime, Dott e Tier Mobility.
“Entre os incumprimentos está a não prestação de serviço a toda a cidade, a falta de cobertura dos seguros e a ausência de tecnologia que impeça a circulação e o estacionamentos dos veículos em zonas proibidas”, além de terem dificultado as inspeções por parte da câmara, explicou a autarquia da cidade, onde vivem cerca de 3,28 milhões de pessoas.
Com esta decisão, as trotinetes partilhadas acabarão totalmente em Madrid ao longo do mês de outubro, até porque não serão concedidas novas licenças a estas ou outras empresas, disse Martínez-Almeida, numa conferência de imprensa.
Segundo a autarquia, as trotinetes particulares continuarão a poder circular em Madrid.
Paris foi pioneira. Outras tentaram
Em 2023, a capital francesa foi a votos e tornou-se a primeira grande capital europeia a proibir as trotinetes alugadas através de aplicações.
Em 2022, Estocolmo também quis substituir as scooters das suas ruas por uma alternativa “quase grátis”: a típica bicicleta; Em Roma, são um problema grave desde 2022.
Portugal não foge à regra.
As trotinetes já sujeitam o seu dono a pagar multa se as deixar no passeio, e têm recolher obrigatório no Porto.
Em Portugal, as bicicletas e trotinetes não são obrigadas a ter seguro automóvel, mas são abrangidos pelos contratos em caso de acidente. No entanto, a situação difere em alguns casos. Entenda a regulação e o seguro destes elétricos em Portugal.
ZAP // Lusa