Estocolmo tem plano para substituir trotinetes elétricas por alternativa “quase grátis”

Estocolmo tem um programa de partilha de bicicletas elétricas que custa apenas 3,17 euros por mês ou 14,2 euros por ano. A ideia é “matar” as trotinetes elétricas.

Além de Amesterdão, Copenhaga ou Helsínquia, a cidade de Estocolmo está entre as mais amigas de ciclistas na Europa. A capital da Suécia tem uma grande variedade de ciclovias, que passam até pelas pontes mais longas. O país tem ainda parques de estacionamento para bicicletas, algumas com capacidade para 700.

Entre 2006 e 2018, existia a Stockholm City Bikes, um projeto de parceria público-privada de Estocolmo que operava um programa de bicicletas comunitárias que permitia o aluguer de uma bicicleta por um período máximo de 3 horas, entre as 06h e as 22h.

Em junho do ano passado, a cidade introduziu um novo programa para suceder ao Stockholm City Bikes. Desde que o projeto terminou, a cidade tem sido inundada pelas trotinetes elétricas — ou e-scooters —, um fenómeno que tem sido muito contestado noutros países.

As trotinetes incomodam os moradores porque ficam espalhadas pelos passeios e até nas estradas. Além disso, um estudo divulgado em janeiro mostrou que, afinal, as trotinetes elétricas não são assim tão amigas do ambiente como pensávamos.

A solução encontrada por Estocolmo foi trazer de volta um programa de partilha de bicicletas com uma abordagem mais moderna, escreve a VICE.

“Eu diria que o público em geral está cansado das e-scooters espalhadas por aí”, disse Daniel Mohlin, gerente da Inurba Mobility, empresa que ganhou o contrato de sete anos para o novo programa de partilha de bicicletas. “O comentário mais comum foi, finalmente, que há algo para substituir as e-scooters”.

O novo serviço, Stockholm eBikes, começou com pouco mais de mil bicicletas no verão passado, mas crescerá para mais de 5.000 no próximo verão.

Além de as bicicletas serem elétricas, têm um custo altamente reduzido. Um plano de 24 horas custa apenas um euro. Um plano de uma semana custa 2,35 euros. Um plano mensal custa 3,17 euros. E um ano inteiro de passeios ilimitados de 90 minutos custa apenas 14,2 euros.

Se você quiser pedalar mais de 90 minutos numa viagem, será cobrado um extra de um euro por hora extra.

Para que se tenha uma ideia do baixo custo do Stockholm eBikes, em Nova Iorque, uma assinatura mensal da Citibike, que pertence à Lyft, custa mais de 15 euros por mês. Um passe diário também custa 15 euros.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.