Tradição de décadas na Casa Branca pode chegar ao fim. Trump não pretende desvendar retrato oficial de Obama

Uma tradição de décadas na Casa Branca pode estar prestes a chegar ao fim. O Presidente dos Estados Unidos realiza uma cerimónia na Sala Leste para a revelação do retrato oficial do seu antecessor imediato que ficará pendurado nos corredores da Casa Branca para a posteridade. Porém, Donald Trump não pretende seguir a tradição, deixando o retrato de Barack Obama por revelar.

De acordo com a CNN, as notícias de que Donald Trump pode não fazer a apresentação cerimonial do retrato oficial do ex-Presidente, Barack Obama, levantaram preocupações de que o que há décadas tenha sido uma das interações mais despreocupadas entre Presidentes, independentemente do partido, o deixe de o ser.

Segundo a Associação Histórica da Casa Branca, organização privada sem fins lucrativos fundada em 1961, as revelações dos retratos presidenciais são “eventos bi-partidários, com cumprimentos calorosos e discursos colegiados trocados pelo Presidente e o seu antecessor”.

No entanto, a relação de Trump e Obama já teve melhores dias. Recentemente, Trump acusou Obama de atividade criminosa e o ex-Presidente criticou a a liderança do atual líder dos Estados Unidos.

Apesar das conversas iniciais entre Trump e o seu antecessor para escolher uma data para o evento de retratos esta primavera, a comunicação foi agora interrompida e adiada indefinidamente.

De acordo com a NBC News, que ouviu fontes próximas do assunto, Obama não tem interesse em participar do rito de passagem pós-presidência enquanto Trump estiver no cargo.

A tradição dos retratos presidenciais

A tradição remonta décadas a muitas administrações e deve representar um raro momento de harmonia e camaradagem em Washington.

Desde George Washington que o Presidentes dos Estados Unidos encomendam retratos de si mesmos. Quer seja sentados ou de pé, um retrato com um sorriso ou um rosto severo, todos os Presidentes são pintados para serem pendurados na Casa Branca.

O retrato de Washington guarda uma história significativa: a primeira-dama Dolley Madison salvou-o em 1814, quando os britânicos incendiaram a Casa Branca durante a Guerra de 1812.

Um dos retratos mais famosos é a pintura do artista George Lincoln Alexander Healy de Abraham Lincoln. No entanto, quando o retrato foi finalizado em 1869 e enviado à Casa Branca para ser adicionado à coleção, o Presidente Ulysses S. Grant “não o achou adequado” e selecionou outro. Mais de 70 anos depois, o retrato de Healy regressou à Casa Branca e está pendurado na Sala de Jantar do Estado.

O retrato de John F. Kennedy, do artista Aaron Shikler, foi feito em 1971, anos após o assassinato de Kennedy. Sem Kennedy vivo para posar, Shikler seguiu as orientações da viúva.

O retrato de Bill Clinton foi o primeiro retrato presidencial oficial pintado por uma artista afro-americana, Simmie Lee Knox. Knox também pintou o retrato da ex-primeira dama Hillary Clinton.

O processo de criação dos retratos presidenciais normalmente começa com a Associação Histórica da Casa Branca, que ajuda a orientar a sessão. As sessões para o trabalho quase sempre ocorrem depois de o casal sair da Casa Branca. Assim, eventos de revelação acontecem sob a liderança do Presidente e da primeira dama seguintes.

Desde Jimmy Carter, que optou por não ter uma cerimónia de inauguração para o seu próprio retrato – embora tenha revelado o retrato do seu antecessor, Gerald Ford -, os presidentes vivos estão presentes durante as revelações formais dos retratos, assim como as primeiras-damas.

Frequentemente, as críticas de uma campanha difícil ou opiniões políticas opostas são deixadas de lado quando os dois casais se levantam na Sala Leste para comentários respeitosos. No caso de Ronald Reagan e George H.W. Bush, Bush brincou, dizendo que, quando o locutor do evento disse, “Sr. Presidente”, Bush quase automaticamente ficou no fundo da sala, como tinha feito nos oito anos anteriores, como vice-presidente de Reagan. Por sua parte, Reagan, no evento de 1989, expressou a sua gratidão por regressar à Casa Branca.

Os mesmos sentimentos foram expressos anos depois por George W. Bush, cujo regresso com Laura Bush foi preparado com muito cuidado por Michelle Obama. Durante a apresentação cerimonial, no seu discurso, Barack Obama contou que Bush foi a primeira pessoa que chamou quando soube em 2011 que as forças norte-americanas tinham matado Osama bin Laden.

Ressentimentos políticos podem matar a tradição dos retratos presidenciais, que, independentemente da relação de Trump com o seu antecessor, provavelmente teriam sido cancelados de qualquer das formas por causa da pandemia de covid-19.

MC, ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem, certamente há coisas bem mais importantes para fazer do que perder tempo neste teatrinho decadente e enfadonho.
    Um exemplo que todos devíamos seguir. E além do mais, felicito a vontade de não se fazer papel de hipócrita e de não se encenar uma fantochada.
    Nós por cá vamos tendo um presidente, um 1.º ministro e um líder da oposição numa masturbação assistida e colectiva. Triste e confrangedor espectáculo para quem está à espera de ver resolvidos os imensos problemas que portugal tem…

    • Como tentar convencer os americanos a beber lixívia ou tomar um medicamento que tem mais 45% de fazer um ataque cardíaco e mais de 400% de arritmia severa…. Ou o gajo que gere os fundos da campanha politica estar a desviar milhões para comprar casas, carros….. Ou de ele mentir cada vez que fala ao povo americano começou com o cv-19 era uma fraude criada pelo partido da oposição, depois que ia desaparecer por milagre….. E nunca mas parou. O melhor foi o estado que permitir que seja votado por correio ve os fundos cortados. Criticas o Costa e o Rui? Querias o que esta acontecer em Espanha?

  2. És uma marioneta da comunicação social. És o resultado da comunicação social sobre pessoas que não pensam.
    Disparaste para todos os lados, não percebo onde queres chegar.
    Saiu mais uma notícia (apenas mais uma…) a falar do Trump. Pessoas como tu começavam logo a salivar e a falar mal do Trump, ainda antes de perceber o teor da notícia.
    O Trump não quer perder tempo com uma cerimónia que não passa duma fantochada enfadonha. Não quer embarcar em hipocrisias, eu aplaudo. Qual é a dúvida?!
    O Costa e o Marcelo são as maiores prostitutas da política. Pelo poder fazem tudo, já o provaram. E o que fazem com mais eficiência é dar conversa fiada ao povo, transformando-o em miserável, coitado e ignorante, para depois eles poderem surgir como os salvadores da pátria. Fica sempre bem o salvador da pátria na política, não é? No entanto perdem horas e hora, e dias e dias, à volta de encenações, de discursos vazios e de aparatos enfadonhos, enquanto os problemas e os podres continuam a medrar. Portugal está transformado num país de corruptos e de boys. O que nós precisamos é que cumpram a sua obrigação com eficiência e que criem condições para os portugueses poderem fazer o mesmo. Muitos, como eu, não precisam de palmadinhas nas costas, precisam é de que as coisas funcionem.
    Quanto à lixívia o trumpo nunca tentou convencer ninguém a beber. Isso são caricaturas da comunicação social em que embarcam os ignorantes.
    Para o caso de não saber, a cloroquina é considerado um medicamento relativamente seguro (muito mais seguro que muitos medicamentos que todos nós tomamos regularmente). Isso doa 45% (de probabilidades) de causar um ataque cardíaco é mais uma treta (para os ignorantes acreditarem e repetiram…).
    O Trump tem defeitos, é certo. Demonstra ingenuidade e infantilidade em alguns assuntos, é certo. Mas pelo menos é bem mais cristalino do que a esmagadora dos políticos, incluindo os que nós temos por cá. Se calhar o povo Estados Unidos prefere a frontalidade, mesmo com defeitos, em vez da dissimulação e da hipocrisia (que também tem defeitos). Eu também!

    • Todos os dias o gajo mente a cara pobre e mete em risco a vida de pessoas pelo mundo inteiro. Ignorantes é os cientistas é o génio o Trump OK….. Teor da noticia? 96000+ mortes 1.6 milhões de infectados que o Trump em Abril ia desaparecer por magia com o calor. Serio falas em teor da noticia? Em que ele disse que estava tudo controlado e que tinham um caso vindo da China que por acaso foi da Europa…. O Trump foi o pior presidente da historia dos EUA. Ele é um amigo do querido líder da Coreia do Norte, do Putin e ambiciona ser como o presidente da China. Aproveita e vai acompanhando as noticias diárias de vários canais de noticias americanos pelo youtube se é que percebes inglês. Precisas mesmo de tratamento por admirar aquela besta quadrada. E os 45% e 400% que te falei é o numero que os cientistas americanos avançaram e não um atrasadinho mental meteu numa rede social. Deves ser daqueles que reclama por tudo mas nem votar vota…. Se é que tens idade para isso.

      • Comportaste como um cão raivoso!
        Tentei decifrar o que gatafunhaste e só encontrei asneiras.
        Os EUA, ao contrário do que muitos querem fazer crer, nomeadamente a comunicação social…, estão com uma situação bem melhor do que muitos países insuspeitos, alguns deles até bem perto de nós, como a França, a Suécia, a Bélgica, a Irlanda, a Espanha, a Itália, o Reino Unido e mais alguns países de quem nem conhecemos os dados.
        A Covid19 de facto irá aliviar muitíssimo no verão, tal como acontece com a generalidade das infeções respiratórias. Isso está a verificar-se agora mesmo. É espectável que no Outono possa piorar.
        A Covid19, com base nos dados que temos, de facto começou na China, e a China não lidou da melhor maneira com o início do surto. Isso é factual. E nem vou alongar-me a falar das supostas perseguições e silenciamentos que sofreram os que na China tentaram divulgar o início do surto.
        Quanto à cloroquina, fica a saber que em muitos países, como em Portugal, se está a dar este medicamento aos doentes com sintomas moderados de Covid19.
        Muita gente está fartinha de ver este ataque cerrado ao Trump, numa tentativa interminável de ridicularizarão e caricaturização. Muita gente está fartinha da ditadura do “bom gosto” e das “boas maneiras” e do “politicamente correto”.
        O Trump foi eleito democraticamente para governar, que governe. O estilo dele é o estilo dele. Seria bem mais interessante avaliar e analisar as medidas concretas que ele implementa.

    • Oh idiota Jaime, se a noticia era sobre os Estados Unidos, nem era exclusivamente sobre o Trump, porque mudaste tu de tópico, idiota estúpido? O que tem Portugal a ver com esta noticia? Escreveste tanto, demoraste tanto a ver se não tinha nenhum erro, se calhar até pediste assistência, e não disseste nada…de jeito, contradizes-te infinitamente…Enfim, um chorrilho, um chorrilho….

  3. Quando fôr a vez do retrato do Tr..mpas, também será diferente: pendurar-se-à na primeira piscina da ETAR de Washington…

  4. Porque será que para alguns a democracia só é boa quando somos nós a ganhar?
    Porque é que alguns convivem tão mal com a maioria quando a vontade da maioria não é igual à nossa?
    O Trump ganhou as eleições e foi eleito democraticamente. Deixem a democracia funcionar, ou será assim tão difícil, cambada de ditadores.
    Acho piada que é quando a esquerda perde as eleições que se ouve mais berraria. Tomem Rennie que isso ajuda!

    • O batoteiro só é batoteiro quando é apanhado e se controlar o sistema como o Trump fez….. Eleito limpinho….. Precisas mesmo de acompanhar as coisas primeiro antes de formar uma decisão de apoio a ditadores modernos ou melhor aspirantes de Ditadores. Não sabia que a esquerda estava representada naquele país. Berraria foi o Coelho e Cavaco durante 2 anos a pregar o fim do mundo. Ainda bem que sabes como acalmar azia 😉

      • Pode explicar esta sua afirmação?: “ou tomar um medicamento que tem mais 45% de fazer um ataque cardíaco ”
        Só para percebermos o nível dos seus conhecimentos e inteligência… Sempre dava jeito para enquadrar o seu discurso…

        O Passos Coelho foi, porventura, o melhor primeiro ministro que já tivemos. Herdou a governação de um país falido e espoliado, fruto da governação de um mentiroso compulsivo, um esquizofrénico, um louco e um ladrão dos maiores que já tivemos: chama-se Sócrates, antigo líder do PS.
        Esse ladrão corrupto também gostava de aparato. Aliás, todos os ditadores gostam de aparato. Até tivemos uma cerimónia que juntou os dois ladrões de ambos os lados do Atlântico: o Lula e o Sócrates.
        Se alguém não gosta de aparato, eu concordo com ele nesse aspecto!
        Começo como acabei: há coisas bem mais importantes do que o aparato…

      • Coitado, este delira e espalha ódio! À custa do quê? Para si, bons são os trafulhas que nos desgovernam e levam a bancarrotas? Boa. Lógica da batata, mas são tipos como você que chamam de ignorantes aos outros. Já agora dê uma vista de olhos sobre o modelo Constitucional dos EUA e aprenda alguma coisa, de uma vez!

        • Hmmm, claro… um modelo constitucional que privilegia a eleição não directa….e nem vale a pena continuar em todas as coisas “boas” da democracia americana…e quem espalha ódio são as pessoas de extrema direita… não vejo mais nenhum tipo de pessoas a fazer isso….Trumps, Bolsonaros, Andrés Venturas….lol E não venha com as palas….eu sei que há outros, mas gosto de falar destes…são actuais….

  5. Olha! Reparei agora que o Obama está a usar saltos altos!!!
    Toda a agente sabe que o Obama é uns bons centímetros mais baixo que o Trump, e nesta foto está da mesma altura ou até mais alto. Até me dei ao trabalho de pesquisar outras fotos do mesmo evento e confirma-se!
    Porque raio o Obama terá calçado sapatos de salto alto?! Se alguém se preocupa e se dedica em iludir as pessoas com coisas deste tipo, o que fará com aquilo que realmente é importante…
    Granda cromo!

  6. Ainda bem. o Obama quebrou a tradição de não comentar as ações do novo presidente e de não apoiar nenhum candidato presidencial. Só lhe deu um ar de desespero.

  7. Será natural, dado que o mesmo será julgado por traição… Logo, porque raio haveriam de quereruma foto deste TRAIDOR!!!!!!

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …