Pela primeira vez, piloto revela detalhes sobre a operação que matou Bin Laden em 2011

(dr) IST

Em declarações à revista Military Times, o então piloto-chefe Douglas Englen revelou, pela primeira vez, vários detalhes sobre a operação de 2011 que matou o líder terrorista Osama bin Laden.

De acordo com Englen, que planeou os componentes aéreos da operação, um dos dois helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk enviados à casa do líder da Al Qaeda na cidade paquistanesa de Abbottabad caiu no primeiro minuto da operação.

O acidente aconteceu dentro do complexo do suposto autor intelectual dos ataques de 11 de setembro às Torres Gémeas e, em 30 segundos, Englen recebeu uma notificação por rádio sobre a queda, contou ele à Military Times.

Englen estava a aproximadamente 48 quilómetros do local com dois helicópteros Boeing CH-47 Chinook, que tinham sido enviados ilegalmente para reabastecer e recolher as tropas quando terminassem a missão de matar Bin Laden. Englen dirigiu-se imediatamente a Abbottabadnum num dos Chinooks.

Não sabia a gravidade, se matou alguém ao despenhar-se, se bateu numa área civil”, recordou. “Tudo o que fizemos foi minimizar o tempo e chegar lá o mais rapidamente possível.”

A tripulação chegou ao local 10 minutos após o acidente, quando estava tudo pronto para destruir a aeronave caída com uma explosão. A equipa detonou a carga antes de o Chinook de Englen ter aterrado.

O piloto percebeu que o seu grupo estava “a penetrar numa nação soberana”, e ações violentas tiveram de suscitar alerta precoce e defesa aérea paquistanesa. Poderiam pensar que era uma aeronave indiana – que Islamabad considera um inimigo.

Assim, o risco para os helicópteros durante o voo de quatro horas de volta para a base aérea no Afeganistão “foi extremo”, muito maior do que a primeira fase da operação implicava.

Aliás, o Chinook que Englen pilotava, com o corpo de Osama bin Laden a bordo, foi atacado três vezes por um F-16 paquistanês no caminho de regresso. Os pilotos travaram uma batalha, embora fosse “como uma luta eletrónica”, e o norte-americano conseguiu fugir do combate direto.

O Sikorsky sobrevivente separou-se ao deixar o Paquistão e aterrou primeiro no ponto de reabastecimento, de onde voltou em segurança para território afegão com o Chinook. Porém, nos 20 ou 25 minutos em que ambos estavam no chão, também correram o risco de um possível ataque.

Osama bin Laden foi morto a 2 de maio de 2011 em Abbottabad, Paquistão, durante uma operação das forças especiais norte-americana após uma perseguição de 10 anos, O líder da Al-Qaeda foi abatido em resposta aos ataques terroristas da organização a 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que mataram cerca de 3 mil pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …