/

Pela primeira vez, piloto revela detalhes sobre a operação que matou Bin Laden em 2011

(dr) IST

Em declarações à revista Military Times, o então piloto-chefe Douglas Englen revelou, pela primeira vez, vários detalhes sobre a operação de 2011 que matou o líder terrorista Osama bin Laden.

De acordo com Englen, que planeou os componentes aéreos da operação, um dos dois helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk enviados à casa do líder da Al Qaeda na cidade paquistanesa de Abbottabad caiu no primeiro minuto da operação.

O acidente aconteceu dentro do complexo do suposto autor intelectual dos ataques de 11 de setembro às Torres Gémeas e, em 30 segundos, Englen recebeu uma notificação por rádio sobre a queda, contou ele à Military Times.

Englen estava a aproximadamente 48 quilómetros do local com dois helicópteros Boeing CH-47 Chinook, que tinham sido enviados ilegalmente para reabastecer e recolher as tropas quando terminassem a missão de matar Bin Laden. Englen dirigiu-se imediatamente a Abbottabadnum num dos Chinooks.

Não sabia a gravidade, se matou alguém ao despenhar-se, se bateu numa área civil”, recordou. “Tudo o que fizemos foi minimizar o tempo e chegar lá o mais rapidamente possível.”

A tripulação chegou ao local 10 minutos após o acidente, quando estava tudo pronto para destruir a aeronave caída com uma explosão. A equipa detonou a carga antes de o Chinook de Englen ter aterrado.

O piloto percebeu que o seu grupo estava “a penetrar numa nação soberana”, e ações violentas tiveram de suscitar alerta precoce e defesa aérea paquistanesa. Poderiam pensar que era uma aeronave indiana – que Islamabad considera um inimigo.

Assim, o risco para os helicópteros durante o voo de quatro horas de volta para a base aérea no Afeganistão “foi extremo”, muito maior do que a primeira fase da operação implicava.

Aliás, o Chinook que Englen pilotava, com o corpo de Osama bin Laden a bordo, foi atacado três vezes por um F-16 paquistanês no caminho de regresso. Os pilotos travaram uma batalha, embora fosse “como uma luta eletrónica”, e o norte-americano conseguiu fugir do combate direto.

O Sikorsky sobrevivente separou-se ao deixar o Paquistão e aterrou primeiro no ponto de reabastecimento, de onde voltou em segurança para território afegão com o Chinook. Porém, nos 20 ou 25 minutos em que ambos estavam no chão, também correram o risco de um possível ataque.

Osama bin Laden foi morto a 2 de maio de 2011 em Abbottabad, Paquistão, durante uma operação das forças especiais norte-americana após uma perseguição de 10 anos, O líder da Al-Qaeda foi abatido em resposta aos ataques terroristas da organização a 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que mataram cerca de 3 mil pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.