Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

Walt Cisco, Dallas Morning News / Wikimedia

O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em Dallas, em 1963, na sua limousine ao lado da mulher, Jackie, poucos minutos antes de ser assassinado.

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das balas, a agência conta com o apoio da equipa de balística do National Institute of Standards and Technology (NIST).

John F. Kennedy morreu assassinado no dia 22 de novembro de 1963 em Dallas, no Texas. O então presidente dos EUA foi mortalmente ferido por disparos enquanto circulava no automóvel presidencial na Praça Dealey.

Com recurso a uma microscopia ótica 3D através da técnica de variação de foco, o NIST conseguirá criar réplicas fiéis das balas que atingiram Kennedy. Esta técnica envolve usar um microscópio com várias lentes em diferentes locais para captar o objeto na sua totalidade.

Este processo, segundo o Engadget, demorou várias horas para ser conseguido. As imagens que serão disponibilizadas online em 2020 vão ser interativas e altamente detalhadas, quase como se as estivesse a ver ao vivo.

NIST

“Eu olhei para elas tanto tempo que consigo desenhá-las de memória”, disse Thomas Brian Renegar, um dos cientistas que trabalhou no projeto. É possível ver as ranhuras criadas pelo cano da arma quando o projétil foi disparado e há outros detalhes que não são possíveis observar a olho nu.

Para além das duas balas disparadas pelo assassino, Lee Harvey Oswald, também foram replicadas as balas disparadas pelas forças policiais contra o criminoso e uma outra bala, que se acredita ter sido disparada pela mesma arma numa tentativa prévia de assassinato ao presidente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …