Especialistas definem teto para travar regresso à normalidade: 4 mil internamentos

Mário Cruz / Lusa

O Governo e os especialistas de saúde estudam um regresso gradual à normalidade. Os epidemiologistas estimam que 4 mil internamentos é o número máximo que o SNS consegue aguentar antes da rutura.

Na reunião que decorreu esta terça-feira no Infarmed, os especialistas em saúde definiram um teto máximo para perceber se o regresso à normalidade descarrilou. Os epidemiologistas estimam que 4 mil internamentos é o número máximo que o Serviço Nacional de Saúde aguenta. Se atingirmos esse número, haverá rutura, escreve o Observador.

Se, ao fim de dois meses, atingirmos os 4 mil internamentos no SNS, significa que estamos num mau caminho para o regresso gradual à normalidade. É nestas circunstâncias que é necessário um travão imediato. Mas o objetivo não é deixar chegar a este ponto, mas sim prevenir que cheguemos lá.

Os números do boletim epidemiológico desta terça-feira revelam quem Portugal tem 936 pacientes internados, sendo que 172 deles estão nos cuidados intensivos. Assim, o SNS tem uma margem de 3 mil internamentos até atingir o ponto de rutura.

Para que a situação seja acompanhada ao longo do tempo, os especialistas propuseram que, a cada 15 dias, se calcule um número limite de internamentos. Caso o Governo verifique que, ao fim dessas duas semanas, o número de pacientes internados está a ultrapassar o limite, pode decidir voltar a apertar as restrições.

A lógica é que este indicador funcione quase como um botão de emergência, que seja acionado à primeira vista de perigo.

“Atualmente temos cerca de mil internados e há folga. Porquê? Porque o SNS, com a atual capacidade, aguenta até cerca de 4 mil casos de internamento por covid-19″, disse Luís Mira, presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP).

O presidente da CAP entende que Portugal ganhou margem de manobra nesta primeira vaga do surto e que, aos poucos, pode ir levantando as restrições que contribuíram para o sucesso da sua resposta ao vírus. “Há folga para que sejam tomadas, agora, estas medidas para aliviar o confinamento“, concluiu Luís Mira.

“Peer pressure” do Governo

Embora António Costa já tenha admitido que todas as decisões políticas são tomadas com base nos pareceres dos especialistas de saúde, as fontes ouvidas pelo Observador dão conta que os epidemiologistas podem ter cedido parcialmente às vontades políticas.

“Sentiu-se uma espécie de pressão” social da parte dos epidemiologistas, que “sabem que a saturação dos portugueses também não é para subestimar”, disse uma fonte partidária presente na reunião. Enquanto os especialistas preferem jogar pelo seguro, o Governo quer reabrir a economia – nem que seja aos poucos.

“Esta foi a vez em que os especialistas pareciam mais condicionados no que estavam a dizer, como se estivessem pressionados a defender a reabertura da economia, e tentaram, claramente, dar argumentos para justificar o alívio das medidas”, contou um outro líder partidário.

“Ao contrário do que tinham feito nas outras reuniões, em que deram o ‘R’ como o índice a seguir, desta vez, como o ‘R’ estava pior, curiosamente falaram noutros fatores“, acrescentou.

Atualmente, o ‘R’ ronda os os 0,94 e 1,04, variando de acordo com a região. Ainda esta segunda-feira, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse que o ‘R’ português – número de pessoas que uma pessoa infetada com Covid-19 contagia – ainda não está no valor ideal para o regresso à normalidade.

“A infeção está, aparentemente, controlada, mas o ‘R’ continua a estar em 1, um valor que, não sendo muito elevado, é elevado e vai ter de se ter em consideração quando se iniciar a retoma, porque devia estar perto dos 0,7 ou até menos. Temos de continuar a fazer as medidas restritivas no dia a dia, que servem para proteger as pessoas mais frágeis, como os idosos”, declarou aos jornalistas no Hospital de Santo António, no Porto.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Todos amigos, todos juntos, todos sem máscara, todos a gozar com os que usam máscara obrigados por estes que não usam máscara. Mais um dia no escritório.

  2. Se alguém me souber dar o cálculo do R0, agradeço. Depois de várias tentativas ainda não acertei. Também não encontrei a fórmula em parte nenhuma.

RESPONDER

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …