Especialistas definem teto para travar regresso à normalidade: 4 mil internamentos

Mário Cruz / Lusa

O Governo e os especialistas de saúde estudam um regresso gradual à normalidade. Os epidemiologistas estimam que 4 mil internamentos é o número máximo que o SNS consegue aguentar antes da rutura.

Na reunião que decorreu esta terça-feira no Infarmed, os especialistas em saúde definiram um teto máximo para perceber se o regresso à normalidade descarrilou. Os epidemiologistas estimam que 4 mil internamentos é o número máximo que o Serviço Nacional de Saúde aguenta. Se atingirmos esse número, haverá rutura, escreve o Observador.

Se, ao fim de dois meses, atingirmos os 4 mil internamentos no SNS, significa que estamos num mau caminho para o regresso gradual à normalidade. É nestas circunstâncias que é necessário um travão imediato. Mas o objetivo não é deixar chegar a este ponto, mas sim prevenir que cheguemos lá.

Os números do boletim epidemiológico desta terça-feira revelam quem Portugal tem 936 pacientes internados, sendo que 172 deles estão nos cuidados intensivos. Assim, o SNS tem uma margem de 3 mil internamentos até atingir o ponto de rutura.

Para que a situação seja acompanhada ao longo do tempo, os especialistas propuseram que, a cada 15 dias, se calcule um número limite de internamentos. Caso o Governo verifique que, ao fim dessas duas semanas, o número de pacientes internados está a ultrapassar o limite, pode decidir voltar a apertar as restrições.

A lógica é que este indicador funcione quase como um botão de emergência, que seja acionado à primeira vista de perigo.

“Atualmente temos cerca de mil internados e há folga. Porquê? Porque o SNS, com a atual capacidade, aguenta até cerca de 4 mil casos de internamento por covid-19″, disse Luís Mira, presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP).

O presidente da CAP entende que Portugal ganhou margem de manobra nesta primeira vaga do surto e que, aos poucos, pode ir levantando as restrições que contribuíram para o sucesso da sua resposta ao vírus. “Há folga para que sejam tomadas, agora, estas medidas para aliviar o confinamento“, concluiu Luís Mira.

“Peer pressure” do Governo

Embora António Costa já tenha admitido que todas as decisões políticas são tomadas com base nos pareceres dos especialistas de saúde, as fontes ouvidas pelo Observador dão conta que os epidemiologistas podem ter cedido parcialmente às vontades políticas.

“Sentiu-se uma espécie de pressão” social da parte dos epidemiologistas, que “sabem que a saturação dos portugueses também não é para subestimar”, disse uma fonte partidária presente na reunião. Enquanto os especialistas preferem jogar pelo seguro, o Governo quer reabrir a economia – nem que seja aos poucos.

“Esta foi a vez em que os especialistas pareciam mais condicionados no que estavam a dizer, como se estivessem pressionados a defender a reabertura da economia, e tentaram, claramente, dar argumentos para justificar o alívio das medidas”, contou um outro líder partidário.

“Ao contrário do que tinham feito nas outras reuniões, em que deram o ‘R’ como o índice a seguir, desta vez, como o ‘R’ estava pior, curiosamente falaram noutros fatores“, acrescentou.

Atualmente, o ‘R’ ronda os os 0,94 e 1,04, variando de acordo com a região. Ainda esta segunda-feira, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse que o ‘R’ português – número de pessoas que uma pessoa infetada com Covid-19 contagia – ainda não está no valor ideal para o regresso à normalidade.

“A infeção está, aparentemente, controlada, mas o ‘R’ continua a estar em 1, um valor que, não sendo muito elevado, é elevado e vai ter de se ter em consideração quando se iniciar a retoma, porque devia estar perto dos 0,7 ou até menos. Temos de continuar a fazer as medidas restritivas no dia a dia, que servem para proteger as pessoas mais frágeis, como os idosos”, declarou aos jornalistas no Hospital de Santo António, no Porto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Todos amigos, todos juntos, todos sem máscara, todos a gozar com os que usam máscara obrigados por estes que não usam máscara. Mais um dia no escritório.

  2. Se alguém me souber dar o cálculo do R0, agradeço. Depois de várias tentativas ainda não acertei. Também não encontrei a fórmula em parte nenhuma.

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …