DGS alarga critérios. Testes nos privados vão entrar na contagem nacional

A nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), referente à entrada na fase de mitigação que entra em vigor a partir da meia-noite desta quinta-feira, tem novas indicações para combater a pandemia de Covid-19. 

De acordo com o jornal Público, entre as indicações estão os critérios mais alargados para classificar casos suspeitos, mais diversidade de resposta, centros de saúde podem ser transformados em áreas de atendimento para doentes de Covid-19 e registo de todos os casos suspeitos e dos resultados dos testes no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (Sinave).

“Trata-se da preparação dos sistemas de saúde para a fase de mitigação da pandemia e que produzirá efeitos a partir das 0h do dia 26 de março”, explicou o secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales, na conferência de imprensa.

Portugal registou, esta terça-feira, 33 mortes e 2362 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, mais 302 do que no dia anterior. Das vítimas mortais, 63% tinham uma idade superior a 80 anos. Ao todo, 22 pessoas recuperaram. Das 203 pessoas internadas, 48 estão em unidades de cuidados intensivos.

Pela primeira vez, o relatório da DGS mencionou as cidades com mais casos positivos: Lisboa registava 175, Porto 126, Maia 104 e Vila Nova de Gaia 68.

A evolução da epidemia vai levar a alteração das regras. Na conferência de imprensa, o subdirector-geral da Saúde, Diogo Cruz, disse que a nova norma vai alargar muito o número de testes que vão começar a fazer, uma vez que permite que se façam “ao mínimo sintoma que os doentes apresentem”.

Todas as pessoas que tenham tosse (persistente ou agravamento da tosse habitual), febre (temperatura igual ou acima dos 38ºC) ou dificuldade respiratória passam a ser considerados casos suspeitos, que devem ser submetidos a teste laboratorial.

A norma estabelece prioridades na realização dos testes quando não é possível fazê-los a todos os doentes suspeitos: doentes com critérios de internamento, recém-nascidos e grávidas, doentes com patologias consideradas de risco como asma, diabetes ou insuficiência cardíaca, doentes residentes em lares e unidades de convalescença, doentes com contacto próximo com pessoas com patologias de risco e profissionais de saúde que tenham sintomas.

O secretário de Estado da Saúde admitiu que os profissionais de saúde assintomáticos também possam vir a ser testados.

Além disso, “todos os doentes com suspeita de Covid-19 são registados no Sinave” e que “todos os resultados dos testes laboratoriais” são registados na plataforma informática de cada laboratório e no Sinave.

Por outro lado, apesar de a linha SNS24 continuar a ser a principal porta de entrada no sistema, mas passam também a existir linhas telefónicas para atender estes casos nos centros de saúde e Unidades de Saúde familiares.

Nos cuidados de saúde primários e hospitalares, têm de existir áreas dedicadas à Covid-19, de forma a separar doentes suspeitos e infetados daqueles que não têm a doença.

“Portugal devia estar a fazer mais testes”

A questão do número de testes que têm sido realizados em Portugal é controversa e uma fonte da DGS considera que o discurso político não é um “discurso da verdade”, conforme declarações ao Observador. Esta fonte identificada como alguém “com conhecimento directo da forma como o Governo está a fazer a gestão do surto” salienta que “Portugal tem poucos testes” e que, portanto, tem “necessidade de poupar os kits“.

“O discurso político devia ser: temos poucos testes, não podemos testar toda a gente”, destaca esta fonte.

E Ricardo Mexia, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, destaca ao Observador que muitos casos de infecção podem estar a passar despercebidos por falta de testes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …