Há 2.362 casos de Covid-19 em Portugal. É o aumento diário mais baixo até agora

José Sena Goulão / Lusa

Há 302 novos casos de Covid-19 em Portugal, elevando o total de casos para 2.362. Há 33 mortos e 22 recuperados.

Em Portugal, há 2.369 infetados, um aumento de 14,7% relativamente ao valor divulgado na segunda-feira e o aumento diário mais baixo até agora. Na segunda-feira, por exemplo, o aumento tinha sido de cerca de 29%.

O Norte continua a ser o mais infetado com 1.130 casos, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (852), Centro (293), Algarve (46), Açores (12), Madeira (11) e  Alentejo (6).

Pela primeira vez, o boletim da DGS inclui uma distribuição geográfica do número de casos confirmados por concelho. Neste momento, existem casos confirmados em 66 municípios portugueses. O concelho mais afetado é o de Lisboa, com 175 casos, seguido do Porto, com 126, e da Maia, com 104.

No total, há 33 mortos, mais sete do que na segunda-feira, e 22 recuperados, mais oito do que ontem – um aumento de 57%.

No Norte, há nove mortos; no Centro 11, na região de Lisboa e Vale do Tejo, oito. Nos Açores, foi registada a primeira morte. Apenas a Madeira e o Alentejo não registam óbitos até agora.

As autoridades de saúde têm sob vigilância 11.842 pessoas e 1.783 continuam a aguardar resultado dos testes.

António Lacerda Sales anunciou que Portugal vai entrar em fase de mitigação a partir de quinta-feira. Isto significa que o país deixou de ser capaz de conter a propagação do vírus. O novo coronavírus está instalado na comunidade e a espalhar-se. O sistema de saúde vai preparar-se para dar resposta à pior fase da pandemia.

“Esta nova abordagem implicará a criação de pelo menos uma área dedicada à Covid-19 em cada agrupamento dos centros de saúde”, destacou António Lacerda Sales, esclarecendo que “apesar disso, as pessoas com sintomas devem fazer um contacto prévio com a Linha SNS24”.

“Nós não estamos a poupar em testes”

Em relação ao stock de 30 mil testes referidos por António Costa na segunda-feira, António Lacerda Sales confirmou a sua existência. Porém, garantiu que o país tem de ter critérios de “racionalização” para decidir quem deve fazer os testes.

“Quando dizemos que temos uma capacidade diária de quatro mil testes e estamos a fazer dois mil por dia, temos uma capacidade de testagem superior ao valor que estamos efetivamente a testar por dia”.

“Temos 180 mil testes encomendados, dos quais 80 mil chegarão ao final desta semana”, acrescentou. “Tem de haver um racional para se testar. Não podemos fazer um rastreio populacional de dez milhões de habitantes. Tem de haver critério.”

Nós não estamos a poupar em testes. Não estamos a poupar em nada. Estamos é a fazê-lo de uma forma séria, responsável e racional. Queremos continuar a fazê-lo e tem de ser feito de uma forma adaptável. Se os casos começarem a aumentar, temos de avançar para testagem com maior número e de acordo com a estratificação de grupos de risco”, disse o secretário de Estado, em resposta aos jornalistas.

Doentes em lares prioritários para testagem

Questionado sobre se não deverá haver testes aos doentes instalados em lar de idosos, o secretário de Estado disse estar a acompanhar a situação.

“Estamos a adaptar-nos a esta evolução e por isso mesmo a norma que vai produzir efeitos a partir do dia 26 vai ter como um dos critérios de prioridade ‘doentes em lares e unidades de convalescença’”, avançou. “Porque sentimos que esta população mais vulnerável tem de ser defendida, bem como os funcionários que trabalham com esta população”.

Quanto a equipamentos de proteção individual, Sales assegurou que está a ser feito “um reforço no mercado”. “Estamos a trabalhar com as recomendações da própria CDC”, disse, referindo-se ao Centro de Controlo das Doenças norte-americano.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. A nível mundial, o último balanço aponta para 341 mil infetados, quase 15 mil mortos e perto de 100 mil recuperados. Cerca de 20% da população mundial está em isolamento.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

      • Fores ver as noticias pelo mundo fora e deixa de passar o tempo na esplanada do café com os teus amigos. Tens estes casos acontecer por o mundo inteiro. Abre os olhos até os americanos estão todos atrapalhados. A China mobilizou o país todo para resolver já a América do norte deixou Nova York a sua sorte. Mandaram 400 ventiladores e eles precisam de 30 mil.

      • “Nunca se fizeram tão poucos testes à Covid-19 em Portugal. “Os números sugerem que estamos a chegar ao limite dos testes disponíveis, e, portanto, a racioná-los”, conclui o matemático Jorge Buescu, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo por base o Relatório da Situação apresentado diariamente.” Agora percebes do porque de estarem a baixar os casos positivos?

  1. Em valor absoluto não foi, obviamente, o aumento diário mais baixo. Em termos percentuais, o aumento mais baixo foi de 9 para 10 de Março (5,13%).

    • Caro Gabriel,
      Obrigado pelo reparo.
      Ao frasear o título da forma como o fizemos, tivemos na realidade em atenção o aumento de 9 para 10 de março, onde apenas foram registados 2 casos.
      Considerámos que esse aumento foi uma anomalia. O aumento, nos dias antes e depois de 9 e 10, foram de 30 para 39 ((30%), 39 para 41 (5%), e 41 para 59 (44%), ou seja, há claramente um desvio nos 41 (que deviam ser 49), prontamente corrigido no dia seguinte com um aumento percentual também acima do normal.
      Se ignorarmos este artefacto, a evolução deveria ter sido de 30%, 26%, 20% — não de 30%, 5%, 44%.
      Este tipo de artefactos acontece normalmente quando se muda a hora a que se faz a contagem ou qualquer enviesamento semelhante, e devem ser retirados das análises.
      Ora, do atrás exposto, poderíamos então também considerar que um qualquer artefacto provocou um aumento acima do normal de dia 23 para 24 (29%), que os 15% de hoje são uma correcção, e que os dois valores deveriam ser na realidade de 24% e 19% — ainda assim, “o aumento diário mais baixo até agora”.

  2. Calma, muita calma e nada de histerias.
    A frieza de alguns números para reflectirmos:
    – À data de hoje (24 de Março) no mundo há 407,405 pessoas que estão/estiveram infectados com COVID-19, das quais morreram 18,227 e 104,234 recuperaram;
    – Segundo a OMS, a gripe sazonal afecta no mundo, em cada ano, cerca de mil milhões de pessoas das quais morrem cerca de 650.000 de complicações associadas;
    – Desde 1 de Janeiro já morreram na Terra um total 13,5 milhões de pessoas;
    – Desde o início do ano morreram em todo o mundo cerca de 2 milhões de pessoas de fome e complicações associadas a subnutrição;
    – Em cada ano são realizados no mundo cerca de 40 milhões de abortos;

    • Só asneiras!…
      407 pessoas?! Ou 407 mil pessoas?
      Morreram 18 ou 18 mil?
      Só em Espanha, ontem morreram mais de 500 pessoas devido ao Covid!…
      Tens a certeza que sabes sequer escrever os números?
      Aconselho-te completar o Ensino Básico!…
      Como sabes quantos abortos são “realizados” no mundo?
      Estatísticas de Facebook?
      A ignorância também mata milhões!…

      • O que escrevi era destinado a todos os leitores do ZAP, excepto a ti, pois já esperava que não entendesses. Nem vou perder o meu precioso tempo as explicar-te como se pode ler 407,405.
        Só mesmo uma pessoa(?) única como tu para, quando se fala de 18,227 mortes, estares apenas a discutir a necessidade da virgula.
        A estupidez também mata milhões!…

        • Conclusão: nem sequer sabes escrever os números mas tens o número de abortos no mundo – que, como e óbvio, nada tem a ver com o caso!!
          Não foi só a vírgula; o teu comentario é todo um disparate!!
          Mas passa-me um cheque de 10.000€ que eu pago-te com um de 10,000€ e vais ver se não aprendes logo a diferença!…

        • Matou 18 pessoas e já levou quase um quarto de outra. Este vírus é mesmo mau.
          E quanto ao cheque do Eu! até pode ser um bom negócio. Passe-lhe um careca e fique com o dele de 10 euros. Sempre fica a ganhar e o palerma do Eu! percebe logo que foi pato.

  3. Perdes-te nas irregularidades de sintaxe, irrelevantes.
    Mas percebeste ao menos o conteúdo e onde eu queria chegar? Não me parece … Ramos.

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …