Já houve 16 detenções. Homem recusou-se a fechar bar na Amadora

Estela Silva / EPA

As forças de segurança já prenderam 16 pessoas por desobediência no âmbito do Estado de Emergência, que dura até às 23h59 de 2 de abril. 

De acordo com o semanário Expresso, houve, até agora, 16 pessoas detidas por terem desrespeitado as regras do Estado de Emergência decretado pelo Governo.

Um dos últimos casos foi um homem, na Amadora, que se recusou a fechar um bar. De acordo com as regras em vigor, os bares são um dos estabelecimentos que têm mesmo de se manter encerrados durante estes 15 dias.

Entre as detenções, conta o jornal, há ainda o caso de dois homens, de 21 anos, em Lagoa, no Algarve, que desobedeceram às ordens da GNR para regressarem a casa. Eram cinco da manhã e, segundo uma fonte oficial, “ainda começaram a gozar e depois tentaram agredir os guardas”.

Destaque também para uma mulher, de 53 anos, que furou o cordão sanitário, em Ovar, e para um homem, de 44 anos, que se recusou a abandonar o santuário do Sameiro, em Braga.

De acordo com o Observador, o proprietário de um restaurante em Fiães, em Santa Maria da Feira, também foi detido pela GNR, esta segunda-feira, por estar a servir refeições à mesa, depois de, no dia anterior, ter sido advertido.

No âmbito das medidas do Estado de Emergência, os restaurantes só podem funcionar para entregas ao domicílio ou take away.

Mas, segundo o semanário, o caso considerado “mais grave” pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi o de uma mulher, de 40 anos, em Vila Nova de Gaia, por “violação do dever de confinamento”.

A detida tinha estado em contacto com uma pessoa infetada e, por isso, estava obrigada a ficar em casa, o que não veio a acontecer.

O crime de desobediência pode ser punido com pena até aos dois anos de prisão.

O país encontra-se em Estado de Emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …