Já houve 16 detenções. Homem recusou-se a fechar bar na Amadora

Estela Silva / EPA

As forças de segurança já prenderam 16 pessoas por desobediência no âmbito do Estado de Emergência, que dura até às 23h59 de 2 de abril. 

De acordo com o semanário Expresso, houve, até agora, 16 pessoas detidas por terem desrespeitado as regras do Estado de Emergência decretado pelo Governo.

Um dos últimos casos foi um homem, na Amadora, que se recusou a fechar um bar. De acordo com as regras em vigor, os bares são um dos estabelecimentos que têm mesmo de se manter encerrados durante estes 15 dias.

Entre as detenções, conta o jornal, há ainda o caso de dois homens, de 21 anos, em Lagoa, no Algarve, que desobedeceram às ordens da GNR para regressarem a casa. Eram cinco da manhã e, segundo uma fonte oficial, “ainda começaram a gozar e depois tentaram agredir os guardas”.

Destaque também para uma mulher, de 53 anos, que furou o cordão sanitário, em Ovar, e para um homem, de 44 anos, que se recusou a abandonar o santuário do Sameiro, em Braga.

De acordo com o Observador, o proprietário de um restaurante em Fiães, em Santa Maria da Feira, também foi detido pela GNR, esta segunda-feira, por estar a servir refeições à mesa, depois de, no dia anterior, ter sido advertido.

No âmbito das medidas do Estado de Emergência, os restaurantes só podem funcionar para entregas ao domicílio ou take away.

Mas, segundo o semanário, o caso considerado “mais grave” pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi o de uma mulher, de 40 anos, em Vila Nova de Gaia, por “violação do dever de confinamento”.

A detida tinha estado em contacto com uma pessoa infetada e, por isso, estava obrigada a ficar em casa, o que não veio a acontecer.

O crime de desobediência pode ser punido com pena até aos dois anos de prisão.

O país encontra-se em Estado de Emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …