Testemunha pode comprometer Sócrates – mas só fala se não for presa

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O empresário Hélder Bataglia pode tornar-se numa testemunha-chave na acusação do Ministério Público contra José Sócrates, mas o presidente da Escom só está disposto a colaborar se não for detido.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso, que salienta que a defesa do empresário radicado em Angola “exige imunidade para vir a Lisboa depor”.

Segundo o jornal, o procurador Rosário Teixeira já “garantiu liberdade” a Hélder Bataglia, mas frisa que a “palavra do magistrado é insuficiente para a defesa” do presidente da Escom.

Hélder Bataglia tem um mandado de captura internacional no âmbito da Operação Marquês.

O empresário estará envolvido em transferências bancárias da ordem dos 12 milhões de euros, feitas entre 2008 e 2009, de contas suas na Suíça para contas do patrão do Grupo Lena, Joaquim Barroca Rodrigues.

Estas verbas terão sido depois transferidas para o empresário Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é considerado o seu “testa-de-ferro”.

Hélder Bataglia é um dos sócios do Empreendimento do Vale do Lobo e os tais 12 milhões terão sido contrapartidas oferecidas a Sócrates por este ter criado excepções à medida para aquele projecto, no âmbito do Plano de Ordenamento do Território para o Algarve (PROTAL) de 2007.

O Ministério Público está a tentar obter a colaboração do empresário, esperando que ele se apresente voluntariamente no  DCIAP para ser constituído arguido e interrogado.

Em contrapartida, Rosário Teixeira promete-lhe que não ficará em prisão preventiva, salienta o Expresso, e terá apresentado à defesa de Bataglia a data de 18 de Janeiro para a realização do interrogatório.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nesta notícia dá-se quase como certo que Sócrates cometeu mesmo determinado crime. Insinua-se quase também que a testemunha pode comprometer Socrates mas que quer imunidade. Parece que a objectividade dos jornais é muito semelhante à do MP ou de certos justiceiros da magistratura.

  2. O Bataglia deve obter a imunidade. Se não lha dão ele não vem e a justice não ganha nada com isso. Ele tem a faca e o queijo na mão e não há volta a dar-lhe, penso eu de que…!!!

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …