Temido admite “tropeções” na vacinação, mas “não podemos perder de vista a meta”

António Pedro Santos / Lusa

Esta quinta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que existem “tropeções” no processo de vacinação, mas avisou que é importante não se perder de vista “a meta”.

Esta manhã, numa visita ao Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora, a ministra da Saúde disse que o processo de vacinação contra a covid-19 “às vezes tem tropeções” que o Governo gostaria de evitar.

Ainda assim, avisou, “não podemos perder de vista aquilo que é a meta a que devemos chegar: no final do verão, ter 70% da nossa população vacinada“.

Segundo a TSF, Marta Temido garantiu empenho na nova fase de vacinação dos profissionais dos serviços essenciais, aqueles que estão “envolvidos no socorro através das corporações de bombeiros”, e da população com mais de 80 anos ou que tem entre 50 e 79 anos e comorbilidades.

A governante alertou ainda que, apesar da vacina, as restantes medidas de proteção contra o vírus “não podem ser descuradas“.

“É importante que as pessoas tenham presente que não podem deixar de cumprir o distanciamento físico, o arejamento de espaços, a colocação da máscara e a higienização das mãos. A vacina ajuda à proteção, mas não é um escudo completo”, reforçou, insistindo que temos de continuar a ter cuidado, até porque “há novas variantes em circulação”.

“A vacina ajuda a proteção, mas não é um escudo completo”, sublinhou a ministra.

A governante esteve, esta manhã, juntamente com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a assistir ao início do programa de vacinação dos bombeiros, no centro de saúde da Damaia.

Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam a ser vacinados esta quinta-feira, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.

O Ministério da Administração Interna sustenta que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham “uma função essencial do Estado e por isso vão ser vacinados ao longo das próximas duas semanas”. A ordem de vacinação foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita indica que os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15.000 bombeiros.

Lisboa e Porto são os distritos com mais bombeiros que vão ser vacinados contra a covid-19, 2.181 e 1.916 respetivamente, seguido de Viseu (1.025), Aveiro (958), Coimbra (945), Leiria (945), Braga (910), Santarém (842), Setúbal (829) e Vila Real (687).

No distrito da Guarda vão ser vacinados 644 bombeiros, em Faro 617, em Castelo Branco 500, em Bragança 477, em Portalegre 388, em Viana do Castelo 347, em Beja 358 e em Évora 326.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Toda a gente sabe que anda aldrabice no ar. Quais 70% de vacinados?! É muito menos do que isso, e ela já está a compôr o barco.

RESPONDER

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …