/

Televisão da Coreia do Norte transmite ataque nuclear simulado aos EUA

4

A Coreia do Norte projetou, no domingo, a recriação de um ataque com mísseis a uma cidade dos Estados Unidos, durante uma cerimónia em Pyongyang, anunciou esta quarta-feira a televisão estatal norte-coreana.

Em plena escalada de tensão na península coreana, as imagens foram exibidas num auditório da capital, no âmbito das comemorações do 105.º aniversário do fundador do país, Kim Il-sung, disse a KCTV.

A montagem mostra um míssil balístico disparado pela Coreia do Norte que alegadamente cruza o Oceano Pacífico e atinge uma cidade não identificada nos Estados Unidos. Após a explosão, surge uma bandeira norte-americana em chamas com uma imagem do que se entende ser um cemitério.

A projeção acompanhou a atuação de um coro, no domingo, durante uma cerimónia dos 105 anos do nascimento de Kim Il-sung, que oficialmente se assinala a 15 de abril.

O coro entoou uma canção recém-composta em honra das unidades de artilharia Hwasong, responsáveis pelos vários lançamentos de mísseis de curto e médio alcance norte-coreanos.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte divulga um vídeo com uma simulação de um ataque nuclear aos Estados Unidos.

O ano passado, o site de propaganda norte coreano DPRK Today divulgou o vídeo de um  triunfante ataque nuclear a Washington. Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo de 4 minutos mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

O final do filme mostra um míssil, que surge das nuvens, a regressar à Terra, caindo em frente ao Lincoln Memorial, monumento em honra do 16º presidente dos Estados Unidos, na capital norte-americana.

O Capitólio, sede do Congresso norte-americano, explode então, e uma mensagem aparece no ecrã, em coreano, segundo a qual “se os imperialistas norte-americanos mexerem um dedo na nossa direcção, nós atacaremos com a nossa força nuclear”.

Tensão na Península

A tensão na península coreana aumentou nas últimas semanas após alusões de Donald Trum a um ataque preventivo contra Pyongyang, em resposta aos testes nucleares – e à ameaça norte-coreana de lançar ela própria um ataque nuclear preventivo contra os EUA.

O último teste nuclear norte-coreano decorreu no passado domingo, durante as celebrações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do atual líder norte-coreano e fundador da nação. O teste resultou no entanto na explosão do suposto míssil de médio alcance norte-coreano.

No dia anterior, durante um desfile militar em Pyongyang, o regime exibiu o que identificou como novos mísseis intercontinentais, que segundo alguns analistas poderão ser falsos.

  // Lusa

4 Comments

  1. É discutível se o ataque simulado aos EUA é baseado num míssil balístico com ogiva nuclear. O que é completamente disparatado é considerarem que o último lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte (que explodiu poucos segundos depois) tenha sido uma experiência nuclear! As experiências nucleares … reais, normalmente são subterrâneas. A explosão foi só a nível do combustível ou ocorreu mesmo explosão nuclear? Se sim, então desgraçados dos que estavam na zona. Deve ter havido uma mortandade! Os ventos radioactivos vão espalhar-se pelos países vizinhos e daqui a alguns meses os bebés vão nascer com duas cabeças. Mas quem é que vai lançar um míssil com ogiva nuclear para explodir algures no mar do Japão? Nem mesmo o ET que governa a Coreia do Norte!

  2. Caro António Gonçalves. Concordo consigo em tudo certo, só que “Quem semeia ventos colhe tempestades” certo.

    Só mais uma nota, não chame ET ao Kim, pois estes ETs são de certeza mais inteligentes certo.

  3. Chamar Tampa a um homem que sabe mais ele a domir do-que alguns que aqui comentar pode-se dizer que e algo comico!porque?porque quando algo acontece onde todos voces podem ser prejudiced os ou ameacados,dizem logo onde estao os Americanos?e triste houvir falar dessa maneira,mas Deus deitou-vos ao mundo alguem tem de vos aturar.Porque e que voces nao falam do vosso governo e endireitem o que esta mal,o que nao e pouco,e lembrem-se de uma coisa os AMERICANOS ja vos Mataram a fome muitas vezes,por isso reconhecam a pia onde comem e digam abencoado dia em que TRUMP ganhou as eleicoes God Bless him

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.