Coreia do Norte ameaça lançar ataque nuclear preventivo

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

A Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional, informou a agência central de notícias norte-coreana KCNA.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, diz um comunicado da agência estatal norte-coreana.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

Segundo a agência norte-coreana, as forças armadas de Pyongyang, que se encontravam anteriormente preparadas para uma resposta militar, adoptaram agora uma táctica de ataque preventivo “para vencer a histeria militar absurda do inimigo“.

“Todas as unidades operacionais estão totalmente prontas a efectuar um golpe implacável contra o inimigo, caso venha a realizar a mínima provocação”, diz o texto.

Na passada terça-feira, o Comando Estratégico norte-americano anunciou que os Estados Unidos enviaram para região do Pacífico três bombardeiros B-2, capazes de transportar armas nucleares, para participarem em exercícios militares.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça lançar ataques nucleares preventivos “contra os seus inimigos” – EUA, Coreia do Sul e Japão.

No início de março deste ano, a Coreia do Norte ameaçou “lançar ataques nucleares preventivos” contra a parte continental dos EUA e da Coreia do Sul, “se tal for necessário para a segurança do país”.

“Os ataques nucleares preventivos serão levados a cabo indiscriminadamente, em função das indicações do comandante do Exército Popular da Coreia”, anunciou um comunicado do Ministério da Defesa norte-coreano, divulgado pela agência coreana KNCA.

Alguns dias mais tarde, um responsável militar afirmou que a Coreia do Norte poderia lançar um míssil balístico para arrasar Manhattan com uma Bomba H e apagar o distrito nova-iorquino do mapa.

A Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

Os mísseis balísticos norte-coreanos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10.000 km, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

Lisboa está para além do alcance dos mísseis norte-coreanos, mas o Porto e o norte de Portugal estão ainda dentro do raio de acção das armas nucleares norte-coreanas.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.

A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho que este acéfalo ainda não percebeu que, se continua a brincar sujeita-se a levar com um ataque “preventivo” Americano… Imbecil!

  2. Nunca ouviram o ditado “Cão que ladra não morde” ?…. Este tipo de propaganda é só para consumo interno. Como bom ditador que se preze, quer mostrar ao seu povo miserável que tem testículos, e assim consolidar o seu trono… Não liguem, é só para consumo interno….

  3. O Kinzinho ladra muito e morde pouco, para ele torna-se necessário mostrar-se valente perante um povo que é o seu esfomeado e escravizado, de resto ele sabe bem que a meter-se numa aventura dessas seria rapidamente o seu fim e da sua macacada, o que parece mais incrível é como tipos desta espécie conseguem arranjar no exterior armamento e material para o conseguir, isto prova bem a força do negócio das armas e a irresponsabilidade de quem lida com tudo isto.

RESPONDER

Pode já ser demasiado tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, está a ficar amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o Governo: "ou restauram ou demolem". Há um ditado que diz que o …

Se precisa de um emprego, faça uma tatuagem

Se está à procura de emprego, não coloque de lado a hipótese de fazer uma tatuagem. Um surpreendente estudo demonstrou que as tatuagens podem dar aos candidatos uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. De certeza …

Cientistas descobrem por que o "cheiro da chuva" é tão agradável

Não é só o alívio, após um longo período de seca, que faz com que o "cheiro da chuva" seja tão agradável. Segundo os cientistas há uma série de fatores envolvidos - que incluem a …

39 mortos confirmados em Génova. "Foi erro humano"

O Governo italiano declarou o "estado de emergência" por 12 meses em Génova, onde esta terça-feira a queda de um viaduto matou pelo menos 39 pessoas, e vai prestar um primeiro apoio de cinco milhões …

Michael Schumacher vai ser levado em breve para Maiorca

O alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, vai ser levado para a ilha de Maiorca, em Espanha, onde passará a viver com a família, segundo revela a edição desta quarta-feira da revista suíça …

Marcha imparável de mortíferas viúvas-negras está a apoderar-se do Canadá

O habitat das criaturas potencialmente letais de oito patas estendeu-se em mais de 48 quilómetros nos últimos 12 anos, e aparentemente nada pode ser feito para as conter. Segundo um estudo publicado a semana passada na …

Marca espanhola cria sapato feito de lixo retirado dos oceanos

O lixo nos oceanos é um problema de longa data e aumenta de forma proporcional ao nosso consumo. A prática tem causado danos em inúmeras espécies marinhas,  como tartarugas e baleias. Para ajudar a combater estes …

Está explicado por que os índios têm cabelo comprido

Quando pensámos em índios, figuramos rapidamente uma pessoa de pele morena, com a cara pintada e, quase inevitavelmente, cabelo comprido. Ao que parece, o cabelo comprido não representa apenas uma questão meramente estética - pode …

Os próximos 4 anos vão ser "anormalmente quentes"

O período de tempo até 2022 poderá registar temperaturas ainda mais elevadas do que o esperado, com anos "anormalmente quentes", segundo um estudo baseado num novo método de previsão, divulgado nesta terça-feira. O trabalho realizado por …

2,3 milhões de venezuelanos abandonam o país por falta de alimentos e medicamentos

A falta de alimentos e de medicamentos forçou 2,3 milhões de venezuelanos a abandonarem o país, segundo a ONU, que alertou hoje para a situação de risco de dezenas de milhares de cidadãos da Venezuela. "As …