Coreia do Norte ameaça lançar ataque nuclear preventivo

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

A Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional, informou a agência central de notícias norte-coreana KCNA.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, diz um comunicado da agência estatal norte-coreana.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

Segundo a agência norte-coreana, as forças armadas de Pyongyang, que se encontravam anteriormente preparadas para uma resposta militar, adoptaram agora uma táctica de ataque preventivo “para vencer a histeria militar absurda do inimigo“.

“Todas as unidades operacionais estão totalmente prontas a efectuar um golpe implacável contra o inimigo, caso venha a realizar a mínima provocação”, diz o texto.

Na passada terça-feira, o Comando Estratégico norte-americano anunciou que os Estados Unidos enviaram para região do Pacífico três bombardeiros B-2, capazes de transportar armas nucleares, para participarem em exercícios militares.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça lançar ataques nucleares preventivos “contra os seus inimigos” – EUA, Coreia do Sul e Japão.

No início de março deste ano, a Coreia do Norte ameaçou “lançar ataques nucleares preventivos” contra a parte continental dos EUA e da Coreia do Sul, “se tal for necessário para a segurança do país”.

“Os ataques nucleares preventivos serão levados a cabo indiscriminadamente, em função das indicações do comandante do Exército Popular da Coreia”, anunciou um comunicado do Ministério da Defesa norte-coreano, divulgado pela agência coreana KNCA.

Alguns dias mais tarde, um responsável militar afirmou que a Coreia do Norte poderia lançar um míssil balístico para arrasar Manhattan com uma Bomba H e apagar o distrito nova-iorquino do mapa.

A Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

Os mísseis balísticos norte-coreanos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10.000 km, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

Lisboa está para além do alcance dos mísseis norte-coreanos, mas o Porto e o norte de Portugal estão ainda dentro do raio de acção das armas nucleares norte-coreanas.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.

A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho que este acéfalo ainda não percebeu que, se continua a brincar sujeita-se a levar com um ataque “preventivo” Americano… Imbecil!

  2. Nunca ouviram o ditado “Cão que ladra não morde” ?…. Este tipo de propaganda é só para consumo interno. Como bom ditador que se preze, quer mostrar ao seu povo miserável que tem testículos, e assim consolidar o seu trono… Não liguem, é só para consumo interno….

  3. O Kinzinho ladra muito e morde pouco, para ele torna-se necessário mostrar-se valente perante um povo que é o seu esfomeado e escravizado, de resto ele sabe bem que a meter-se numa aventura dessas seria rapidamente o seu fim e da sua macacada, o que parece mais incrível é como tipos desta espécie conseguem arranjar no exterior armamento e material para o conseguir, isto prova bem a força do negócio das armas e a irresponsabilidade de quem lida com tudo isto.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …