Coreia do Norte ameaça lançar ataque nuclear preventivo

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

A Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional, informou a agência central de notícias norte-coreana KCNA.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, diz um comunicado da agência estatal norte-coreana.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

Segundo a agência norte-coreana, as forças armadas de Pyongyang, que se encontravam anteriormente preparadas para uma resposta militar, adoptaram agora uma táctica de ataque preventivo “para vencer a histeria militar absurda do inimigo“.

“Todas as unidades operacionais estão totalmente prontas a efectuar um golpe implacável contra o inimigo, caso venha a realizar a mínima provocação”, diz o texto.

Na passada terça-feira, o Comando Estratégico norte-americano anunciou que os Estados Unidos enviaram para região do Pacífico três bombardeiros B-2, capazes de transportar armas nucleares, para participarem em exercícios militares.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça lançar ataques nucleares preventivos “contra os seus inimigos” – EUA, Coreia do Sul e Japão.

No início de março deste ano, a Coreia do Norte ameaçou “lançar ataques nucleares preventivos” contra a parte continental dos EUA e da Coreia do Sul, “se tal for necessário para a segurança do país”.

“Os ataques nucleares preventivos serão levados a cabo indiscriminadamente, em função das indicações do comandante do Exército Popular da Coreia”, anunciou um comunicado do Ministério da Defesa norte-coreano, divulgado pela agência coreana KNCA.

Alguns dias mais tarde, um responsável militar afirmou que a Coreia do Norte poderia lançar um míssil balístico para arrasar Manhattan com uma Bomba H e apagar o distrito nova-iorquino do mapa.

A Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

Os mísseis balísticos norte-coreanos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10.000 km, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

Lisboa está para além do alcance dos mísseis norte-coreanos, mas o Porto e o norte de Portugal estão ainda dentro do raio de acção das armas nucleares norte-coreanas.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.

A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho que este acéfalo ainda não percebeu que, se continua a brincar sujeita-se a levar com um ataque “preventivo” Americano… Imbecil!

  2. Nunca ouviram o ditado “Cão que ladra não morde” ?…. Este tipo de propaganda é só para consumo interno. Como bom ditador que se preze, quer mostrar ao seu povo miserável que tem testículos, e assim consolidar o seu trono… Não liguem, é só para consumo interno….

  3. O Kinzinho ladra muito e morde pouco, para ele torna-se necessário mostrar-se valente perante um povo que é o seu esfomeado e escravizado, de resto ele sabe bem que a meter-se numa aventura dessas seria rapidamente o seu fim e da sua macacada, o que parece mais incrível é como tipos desta espécie conseguem arranjar no exterior armamento e material para o conseguir, isto prova bem a força do negócio das armas e a irresponsabilidade de quem lida com tudo isto.

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …