Coreia do Norte ameaça lançar ataque nuclear preventivo

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

A Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional, informou a agência central de notícias norte-coreana KCNA.

“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, diz um comunicado da agência estatal norte-coreana.

“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.

Segundo a agência norte-coreana, as forças armadas de Pyongyang, que se encontravam anteriormente preparadas para uma resposta militar, adoptaram agora uma táctica de ataque preventivo “para vencer a histeria militar absurda do inimigo“.

“Todas as unidades operacionais estão totalmente prontas a efectuar um golpe implacável contra o inimigo, caso venha a realizar a mínima provocação”, diz o texto.

Na passada terça-feira, o Comando Estratégico norte-americano anunciou que os Estados Unidos enviaram para região do Pacífico três bombardeiros B-2, capazes de transportar armas nucleares, para participarem em exercícios militares.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça lançar ataques nucleares preventivos “contra os seus inimigos” – EUA, Coreia do Sul e Japão.

No início de março deste ano, a Coreia do Norte ameaçou “lançar ataques nucleares preventivos” contra a parte continental dos EUA e da Coreia do Sul, “se tal for necessário para a segurança do país”.

“Os ataques nucleares preventivos serão levados a cabo indiscriminadamente, em função das indicações do comandante do Exército Popular da Coreia”, anunciou um comunicado do Ministério da Defesa norte-coreano, divulgado pela agência coreana KNCA.

Alguns dias mais tarde, um responsável militar afirmou que a Coreia do Norte poderia lançar um míssil balístico para arrasar Manhattan com uma Bomba H e apagar o distrito nova-iorquino do mapa.

A Rússia interveio na guerra de palavras, avisando a Coreia do Norte, sua tradicional aliada, de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.

No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo do seu triunfante ataque nuclear a Washington.

Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.

Os mísseis balísticos norte-coreanos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10.000 km, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.

Lisboa está para além do alcance dos mísseis norte-coreanos, mas o Porto e o norte de Portugal estão ainda dentro do raio de acção das armas nucleares norte-coreanas.

(dr) RT

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte

Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano.

A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho que este acéfalo ainda não percebeu que, se continua a brincar sujeita-se a levar com um ataque “preventivo” Americano… Imbecil!

  2. Nunca ouviram o ditado “Cão que ladra não morde” ?…. Este tipo de propaganda é só para consumo interno. Como bom ditador que se preze, quer mostrar ao seu povo miserável que tem testículos, e assim consolidar o seu trono… Não liguem, é só para consumo interno….

  3. O Kinzinho ladra muito e morde pouco, para ele torna-se necessário mostrar-se valente perante um povo que é o seu esfomeado e escravizado, de resto ele sabe bem que a meter-se numa aventura dessas seria rapidamente o seu fim e da sua macacada, o que parece mais incrível é como tipos desta espécie conseguem arranjar no exterior armamento e material para o conseguir, isto prova bem a força do negócio das armas e a irresponsabilidade de quem lida com tudo isto.

RESPONDER

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …

FNE defende exames em setembro e cancelamento das provas de aferição

A Federação Nacional de Educação (FNE) defende que as provas de aferição e os exames de 9.º ano devem ser cancelados "e que os exames de 11.º e 12.º anos devem ser adiados para setembro". Esta …