Rússia avisa Coreia de que ameaças de ataque nuclear preventivo podem justificar um ataque preventivo

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

A diplomacia russa avisou a Coreia do Norte de que as suas ameaças de realizar um ataque nuclear preventivo podem criar uma base legal para o uso de força militar contra si própria.

“Consideramos absolutamente intolerável que se façam declarações públicas contendo ameaças de ataques nucleares preventivos contra países oponentes”, anunciou esta terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, em comunicado traduzido pela ITAR TASS e citado pela NK News.

Na segunda-feira, os norte-coreanos ameaçaram executar ataques nucleares preventivos contra a parte continental dos EUA e da Coreia do Sul, “se tal for necessário para a segurança do país”.

“Os ataques nucleares preventivos serão levados a cabo indiscriminadamente, em função das indicações do comandante do Exército Popular da Coreia”, anunciou em comunicado o Ministério da Defesa norte-coreano, divulgado pela agência coreana KNCA.

A ameaça da Coreia do Norte surge numa altura em que os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam exercícios militares conjuntos na região.

“Naturalmente, a magnitude dos exercícios militares realizados por países oponentes que designam a Coreia do Norte como alvo colocam sobre esta uma pressão sem precedentes e justificadas preocupações sobre a sua segurança”, refere a nota da diplomacia russsa.

“Ainda assim”, realça o MNE russo, “Pyongyang tem que entender que as suas ameaças de realizar ataques nucleares preventivos a colocam completamente opostas à comunidade internacional”.

“Estas ameaças fornecem bases legais internacionais para o uso de força militar contra a própria Coreia do Norte, à luz do direito de auto-defesa de cada país, consagrado na Carta das Nações Unidas”, avisa o comunicado da diplomacia russa.

Especialistas em geo-política consideram que a nota da Rússia, tradicional aliado da Coreia do Norte, não é um aviso sobre as suas eventuais intenções, mas um alerta acerca do que “outros países podem considerar fazer”.

“A Rússia está em suma a avisar que, com a sua retórica inflamatória, Pyongyang se arrisca a dar aos adversários – nomeadamente Coreia do Sul e Estados Unidos – causa justa para iniciar acções militares contra si própria”, defende um analista citado pela NK News.

AJB, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bem visto e declarado por parte dos russos, pena é que eles próprios nem sempre actuem em conformidade com o que dizem e se são aliados de um regime destes também se poderão considerar responsáveis pela forma com que os coreanos se estão a armar pois sem ajudas externas nunca teriam aqui chegado.

    • E Israel? Como foi? Quem ajudou? Quem forneceu? Será que há bombas ‘boas’, como as Israel, EUA, Arábia Saudita, etc. e bombas ‘más’ como as do Irão, Rússia, etc.? A Rússia é aliada da Coreia do Norte? Não interferir nos assuntos internos de um país, significa ser aliada?

  2. Então os mafiosos dos russos (e chineses) que sempre foram aliados desses loucos da Coreia (e só por culpa desses é que a situação chegou onde chegou!) agora também estão com receio?!
    Pois!…

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …